sábado, 30 de julho de 2011

Mural de Pérolas

Então. Meus caranguejinhos venho contar-lhes uma estória:


Uma pessoa veio assistir um espetáculo teatral em solo nacional em um evento gratuito nesse último final de semana. Acontece que essa pessoa chegou cerca de 24 minutos atrasada..



Então, a produção bem apessoada do espetáculo não permitiu a entrada dessa..
Alegou-se à pessoa atrasa que depois do horário não era mais possível a entrada de alguém para o espetáculo.
Eis que a pessoa começa a gritar, entre outras coisas:



"Isso aqui não é EUROPA. As coisas não acontecem no horário"

(Hum.. como diria uma Grande PESSOA que conheço: Não sei o que fazer com essa informação.)



Após isso, essa pessoa começou a praguejar e a ofender mais algumas pessoas de sempre fino trato da produção.

Então é isso. A mensagem da postagem é:

"Meu bem. Ponha um pouco mais de europa no seu coraçãozinho quente. "



Sejam Felizes
Bruno F.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Semana espetacular...

Então meu povo. Final da semana passada com várias coisas rolando e a gente sem muito tempo pra postar aqui.
Teve o último final de semana da temporada de 2011 do espetáculo PRIMEIRO AMOR no Teatro Bruno Kiefer.



Teve o TEATRO DE PRESENTE.rolando no Teatro Tulio Piva. Shakespeare Despedaçado, e O Rinoceronte lotando o teatro. 



Mas o fato triste foi a morte da nossa querida Amy Winehouse.
Nossas homenagens a ela..

ops..desculpa
iii errei novamente..
que feiooo..

Amy meu bem... te adoramos!!

Beijos meus queridos

Bruno F.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz dia do Amigo!

Então. Hoje é dia do Amigo. Acho tão lindo essas datinhas. Preciso dizer que em momentos difíceis é com a alegria contagiante dos nossos amigos que conseguimos nos recompor e continuar seguindo em frente.

Eu quero hoje deixar então um beijão mais que doce pros meus amigos e amores: Desirée Pessoa, Suelen Gotardo, Thiago Oliveira, Simone Bianchini, Adriano Roman, Barbara Amaral, Joice Rossato, Juliana Charão, Aline Freitas e Jéssica Barbosa. Esses estão dividindo comigo uma linda e quente (às vezes até fria) temporada no Teatro Bruno Kiefer.

Claro, também quero deixar um beijo pra todos os outros amigos do Neelic que vem me acompanhando nesses 04 anos de grupo..




Em homenagem a Suelen Gotardo.. os gatinhos..

Beijos e Sejam Felizes

Bruno F.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Muito Teatro com Entrada Franca para Você!

Teatro de Presente, programação gratuita do Neelic em comemoração a seus oito anos


    Teatro de Presente é o evento anual que comemora o aniversário do grupo Neelic – Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica, o qual em 2011 completa oito anos. A mostra reunirá espetáculos, oficinas, exposição fotográfica e sarau no Teatro de Câmara Túlio Piva, entre 22 e 24 de julho, com entrada franca e distribuição de senhas uma hora antes de cada atividade.


      A programação, que tem o apoio da CAC – Coordenação de Artes Cênicas, da SMC – Secretaria Municipal da Cultura, e da campanha Ponha Mais Teatro no seu Cardápio, tem a ênfase, neste ano, no caráter formativo em teatro. Iniciando com uma oficina ministrada às noites pelas integrantes do grupo Juliana Wolkmer e Fabiana Montin, segue às tardes com dois espetáculos de conclusão: respectivamente, Shakespeare Despedaçado, do curso Um Estudo Sobre Shakespeare, e O Rinoceronte, do Núcleo de Pesquisa Continuada em Artes Cênicas do Neelic. A mostra encerra com Sarau de Expressão Artística na noite de domingo, onde estudantes e pesquisadores do Neelic irão participar com trabalhos individuais e coletivos. A exposição fotográfica de Kiran Federico León sobre o trabalho do grupo e da Escola de Teatro do Neelic terá início na sexta-feira (22.07), e ficará aberta durante todas as atividades. 



    A comemoração do aniversário do Neelic com a proposta de que “quem ganha o presente é o público”, acontece na cidade de Porto Alegre desde 2008. Da primeira edição até agora, dezenas de atividades ja foram oferecidas ao público, e milhares de espectadores puderam ser contemplados.

     Desde sua fundação, o Neelic busca transformar o tempo e o espaço em que vive e atua, através de sua obra. A realidade do grupo é hoje estruturada em três grandes linhas de trabalho: Atuação, composta por processos de criação, produção e apresentação de espetáculos; Ensino, cuja prática são cursos e oficinas de formação de atores; e Pesquisa, âmbito para o qual são encaminhados estudantes que concluíram seus cursos na escola de atores do Neelic e desejam continuar vinculados ao trabalho do grupo.

    A Escola de Teatro do Neelic é hoje uma das mais fortes da cidade, tendo realizado ao longo dos anos dezenas de cursos e espetáculos. Daí a ênfase no caráter formativo de Teatro de Presente neste ano: o desejo de compartilhar com o público o sucesso da Escola. Confira a programação completa abaixo. Todas as atividades ocorrem no Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575). 


Para mais informações, os contatos do Neelic são: (51) 9274.9933; (51) 8484.2803; teatro@neelic.com.br; teatrodoneelic@gmail.com e www.neelic.com.br.





EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – registros do fotógrafo Kiran Federico León dos espetáculos do grupo Neelic e da Escola de Teatro do Grupo Neelic – abertura dia 22/07 (sexta-feira), às 18h.


OFICINA - Exercícios para o trabalho de Ator: experimentando com o grupo Neelic irá proporcionar ao público alguns exercícios e experimentos realizados pelo grupo durante os processos de montagem de seus espetáculos – dias 22/07 e 23/07 (sexta-feira e sábado), às 19h. Retirada de senhas somente no dia 22/07 às 18h, no local.


SHAKESPEARE DESPEDAÇADO - Espetáculo teatral da Escola de Teatro do Grupo Neelic – dia 23/07 (sábado), às 16h. Retirada se senhas somente no dia 23/07, às 15h, no local.

SINOPSE - O espetáculo é conclusão do curso Um Estudo Sobre Shakespeare, da Escola de Teatro do Grupo Neelic. A peça foi elaborada a partir de cenas extraídas das quatro grandes tragédias do dramaturgo tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente do mundo: Otelo, Macbeth, Hamlet e Romeu e Julieta. A concepção é elaborada no estilo contemporâneo, mesclando elementos atuais com um resgate de formas corporais e um trabalho textual que remete ao estilo sugerido pelo dramaturgo clássico em uma de suas obras principais, Hamlet. Um dos destaques do espetáculo é a trilha sonora, executada ao vivo pelos próprios atores-estudantes. Algumas, inclusive, foram criadas por Christiano Buys e Helimara Medeiros, ambos músicos profissionais.


FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO: Desirée Pessoa
ELENCO: Christiano Buys, Suelen Gotardo, Helimara Medeiros, Carlos Araújo, Adriano Roman e Thaize Ribeiro
FOTOGRAFIA: Kiran Federico León.

FIGURINOS: Thaize Ribeiro

CRIAÇÃO DE VÍDEO: Suelen Gotardo

TRILHA AO VIVO: Christiano Buys, Suelen Gotardo, Helimara Medeiros, Carlos Araújo, Adriano Roman e Thaize Ribeiro

CONCEPÇÃO DE LUZ: Juliana Charão

OPERAÇÃO DE LUZ: Simone Bianchini



O RINOCERONTE - Espetáculo teatral da Pesquisa do Neelic – dia 24/07 (domingo), às 16h. Retirada se senhas somente no dia 24/07, às 15h, no local.

SINOPSE - O espetáculo O Rinoceronte é uma comédia, livre adaptação do Núcleo de  Pesquisa em Atuação do Neelic  sobre a obra homônima de Eugène Ionesco. O autor romeno ficou conhecido, juntamente com Samuel Beckett, como um dos pais do Teatro do Absurdo – ou Anti-Teatro. A encenação da Pesquisa do Neelic inicia com uma pacata cena de rua parisiense  que se transforma após a passagem de um rinoceronte. Com pequenos episódios o espetáculo vai descortinando um painel de tipos sociais: a dona-de-casa, o merceeiro, o chefe, entre outros. Nas entrelinhas, fica claro que o animal vem simbolizando o conformismo no qual a sociedade está mergulhada, através de um processo contínuo de mediocrização.

FICHA TÉCNICA


DIREÇÃO: Desirée Pessoa

ELENCO: Adriano Valduga, Andiara Moraes, Barbara Amaral, Bruno Fernandes, Carlos Araújo, Cecília Suñe, Clau Fertsch, Thiago Oliveira.

CRIAÇÃO E OPERAÇÃO DA TRILHA AO VIVO: Simone Bianchini

OPERAÇÃO DA TRILHA ELETRÔNICA: Juliana Charão

CRIAÇÃO DE VÍDEOS: Suelen Gotardo

MÁSCARAS: Carlos de los Santos

ILUMINAÇÃO: Adriano Roman

FOTOGRAFIA: Kiran Federico León

PRODUÇÃO: Adriano Roman e Núcleo de Pesquisa do Neelic



SARAU DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA - Apresentações dos estudantes e artistas do Neelic – dia 24/07 (domingo), às 19h. Entre as atrações, cenas, poesias, stand-up comedy e canções. Retirada de senhas somente dia 24/07, às 18h, no local.




SAIBA MAIS SOBRE O NEELIC 

O Neelic é um grupo de teatro fundado em dois mil e três, cuja proposta ideológica surge de uma experiência com oficinas para a comunidade, e se concretiza pela possibilidade de ocupação do espaço público então ocioso em que o grupo desenvolve ainda hoje parte de suas atividades, no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Desde sua fundação, trabalha com criação de espetáculos, ensino e pesquisa em artes cênicas. O Núcleo atua em diferentes esferas da sociedade, através de ocupação de espaços públicos outrora ociosos, como é o caso dos projetos Usina das Artes e Condomínio Cênico. O primeiro ocorre no prédio da Usina do Gasômetro desde 2005. O segundo ocorre em dois dos pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), desde o ano dois mil. O grupo Neelic tem hoje em seu currículo diversos espetáculos profissionais, cursos, oficinas e palestras oferecidas à população. O espetáculo mais recente do grupo é Primeiro Amor, com direção de Desirée Pessoa, e criação em processo colaborativo da encenadora com os atores, a partir da estética de Samuel Beckett.







   

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Crítica sobre o espetéculo Primeiro Amor

Olá people!

Estamos muito chisques, com crítica do Hohlfeldt na semana passada, e agora do Pretto nessa semana.

Felizes com os resultados positivos, dividimos as belas palavras de Luis Carlos Pretto aqui com vocês.

Abraços apertados!


"Primeiro Amor - Grupo Neelic

Não há como não se apaixonar á primeira vista por esse espetáculo do NEELIC Grupo de Teatro. NEELIC significa - Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica e isso se vê na prática, em cada segundo do espetáculo, cada movimento, cada situação, enfim, em cada detalhe, em cada pedacinho que somado forma esse belo espetáculo, técnico e como não poderia fugir ao nome, terno.
Quando chego em um teatro e vejo a opção pela "Caixa Branca", mesmo quando não é o objetivo do Diretor eu enxergo LIMPEZA, BELEZA e foi tudo isso que eu vi em cena: Limpeza nas marcações, na entonação, na voz dos atores: Palavras com dicção deliciosa sem perder a força e a intenção, nas interpretações. Beleza nos movimentos, no visual, nos figurinos, nos adereços cênicos, na luz, na trilha, nas atuações do elenco. (Juntar Zoé e Rô também é covardia! kkkk).
Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica e Beckett na veia mesmo!!! (Com pitadinhas de Joseph Cambell).
De todos os colegas tecnicamente de qualidade que vi desfilar no palco, não tem como não sair impressionado com a atuação de Simone Bianchini, cuja personagem é a que mais sofre a ação "Do meio" e suas reações a eles (Sem perder nunca o que a motiva, seu foco) é absolutamente técnico, emocional, limpo e belo (Já escrevi essas palavras hoje em algum lugar?).
Já falei algumas vezes no meu blog que sou meio bicho do mato, acho que me expresso melhor com minha arte e nesses meios de hoje em dia da era da informática, do que pessoalmente.
A era da internet me aproximou de Desirée Pessoa (Diretora) e do Grupo Neelic , que eu já admirava pela gentileza de seus componentes e namorava a sua arte por intermédio do blog e site.
O namoro virtual com o trabalho deles, materializou-se pessoalmente na última sexta-feira de frio e chuva no Teatro Bruno Kiefer.
Parabéns a todos!
Nunca deixando de esquecer de parabenizar também os apoiadores e prestigiá-los!

Ah! Parabéns a CCMQ por ter ocupado a Bruno Kiefer com Primeiro Amor, proporcionando aos artistas executarem seu trabalho e continuarem pesquisando e aprimorando a sua arte. Oportunizando assim o público de ter contato com a proposta de fazer teatro do Grupo Neelic.
Alunos de Teatro, Colegas, público em geral...Teatro de Qualidade, eis aqui!

Contatos Grupo Neelic - www.neelic.com.br/www.gruponeelic.blogspot.com
e-mail: teatro@neelic.com.br/teatrodoneelic@gmail.com
F: 55 (51) 33915931/92749933

PS (Um)
Ao contrário da SMC que prefere deixar um teatro vazio - Sala Álvaro Moreira, de 12 a 28 de Agosto (Minha 2ª opção no Edital), ou para não cometer essa heresia, vai ceder para uma Cia Teatral de Amigos que nem precisou se matar para fazer edital e defender seu projeto.
Bom, independente de quem for e como for, ainda oro e prefiro que essas datas sejam ocupadas e bem aproveitadas pelos sempre heróicos e desincentivados atores de Porto Alegre.

PS (Dois)
O Último desabafo, desse Diretor que teve o trabalho preterido para o "NADA" com seu espetáculo chamado "SEM OCUPAÇÃO". Uma coisa é ter seu trabalho julgado e não apreciado, outra coisa é preferir deixar um teatro sem ocupação do que te oportunizar trabalho em uma temporada cujo o nome era de ACESSO."


Luis Carlos Pretto é ator, dramaturgo e diretor teatral.


Primeiro Amor - Fotografia de Kiran Federico León

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Crítica de Antonio Hohlfeldt e Estreia do Primeiro Amor HOJE!!! Muitas emoções!!!

Gentem,

o dia hoje começou intenso, já!

Com crítica excelente sobre o trabalho do Neelic no Jornal do Comércio e estreia do espetáculo Primeiro Amor à noite! São muitas emoções para um grupo de pessoas sensíveis e de coração aberto para o mundo, hehehe.

Bem, assim, abaixo está a crítica.
Sobre o Primeiro Amor, já sabes: hoje, 20h, no Teatro Bruno Kiefer (Casa de Cultura). Até dia 24 de julho.

Te esperamos.




Notícia da edição impressa de 01/07/2011

"Ionesco revisitado


A massificação não é um tema novo para o teatro. Mas provavelmente o dramaturgo romeno de expressão francesa, Eugène Ionesco, tenha sido dos primeiros a se dar conta do fenômeno e expressá-lo em uma de suas peças. Casualmente, uma daquelas mais populares, embora em Porto Alegre tenham se passado muitos anos sem que ela fosse encenada. Refiro-me a O rinoceronte, que o grupo Neelic estreou no final do ano passado e reapresentou, recentemente, na sala 504 da Usina do Gasômetro. Pela importância do texto, fui conhecer o espetáculo, indiferentemente do fato de se tratar de uma montagem “estudantil”, porque incluindo uma turma de jovens alunos do grupo. Foi a direção de Desirée Pessoa que me interessou. Essa diretora vem explorando, com bastante criatividade, sobretudo porque circunscrita a alguns poucos elementos cênicos, a dramaturgia chamada “do absurdo”, composta por textos de Beckett e Ionesco, dentro outros e, de outro lado, a dramaturgia b rasileira, com textos de Nelson Rodrigues, como a nova estreia do grupo.

Em O rinoceronte, um grupo ainda jovem de atores - composto por Adriano Valduga, Adriana Moraes, Barbara Amaral, Bruno Fernandes (que faz o principal personagem, Berenger, nome reiterado pelo dramaturgo em várias de suas peças, como uma espécie de representante do próprio dramaturgo e, por consequência, da humanidade consciente), Carlos Araújo, Cecília Suñé, Clau Fertsch, Thiago Oliveira) - vive os moradores de uma pequena cidade interiorana da França, quando, numa manhã de domingo, são surpreendidos pelo aparecimento de um e, logo depois, de um bando de rinocerontes. Logo, descobrirão que os próprios moradores transformam-se nos pesados e aterradores paquidermes, com o que se encerra a obra.

A diretora Desirée Pessoa optou por uma simbiose entre uma montagem essencialmente apoiada no ator e alguns poucos elementos técnicos para a cena. Assim, o uso das projeções de imagens, selecionadas e trabalhadas por Suelen Gotardo, é uma boa iniciativa, sobretudo a primeira, quando da aparição do rinoceronte, quando a imagem é distorcida. Também a trilha sonora, trabalhada ao vivo por Simone Bianchini, é outro bom achado, porque acentua o ritmo da encenação. O elenco deve ser pensado enquanto conjunto, e os elementos cênicos, com destaque para as máscaras dos animais, de Carlos de Los Santos, dinamizam o trabalho, ajudando a ultrapassar as ainda evidentes carências do elenco, com raras exceções, já que o grupo melhora sobretudo quando deixa de gritar e passa a falar com naturalidade.

A opção da direção de Desirée Pessoa enfatiza o non sense do diálogo de Ionesco. Assim, a simplicidade e a linearidade do trabalho fortificam o texto, levando-o ao absurdo de sua sinalização. Ao mesmo tempo, Desirée Pessoa fez uma boa simbiose entre uma encenação realista com outra farsesca, justamente de modo a sublinhar esta perspectiva do texto de 1958 de Ionesco, o que alcança com bons resultados. A iluminação de Adriano Ramon é adequada, funciona a contento e complementa com eficiência a projeção de imagens, apresentando os diferentes climas da encenação.

Sem ser um grande espetáculo, o trabalho tem a vantagem de atualizar a uma plateia jovem, que lotou absolutamente as dependências da sala 504, o que é mérito do grupo, num momento em que o teatro local anda meio às moscas. A continuidade do Neelic, aliás, bem como o cadastramento dos visitantes, espetáculo após espetáculo, tem trazido este resultado positivo para o grupo.

Assim, por todos estes motivos, enquanto boa parte dos grupos locais e nacionais mais se preocupa com espetáculos leves e de puro divertimento, o grupo Neelic, sem abrir mão da alegria e da risada, propõe algumas reflexões ainda oportunas e candentes."

Mural das pérolas

"Eu nem te odeio. Olha como eu te amo, ó."
 (Piada interna entre Adriano Roman, Simone Bianchini e Desirée Pessoa.)

"Eu não vou te dar esse gostinho."
(Idem anterior)

"Pra ti eu empresto a minha caneta."
(Idem)


Ficou curioso? Ahá, então "Vem pro Neelic, vem, vem..." (Tá essa aqui já já todos vão saber do que se trata. As anteriores, precisará conhecer as pessoas donas da piada interna antes, hehehehe...)
Bom dia pessoalll!!!!!!!