sábado, 31 de março de 2012

Dica da Semana: Além do Apartheid

Gente,

Nossa dica da semana é uma exposição que tá rolando lá no Gas, sobre a África contemporânea!

Abaixo tem todas as informações e datas/horários da programação.

Abraços!


ALÉM DO APARTHEID

NA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA

Essencialmente sincrética e miscigenada, a África do Sul destaca-se do “continente esquecido” como uma sociedade emergente em termos culturais, políticos e econômicos. À fusão racial promovida pelo colonialismo holandês e britânico entre os séculos XVII e XIX e os terríveis anos do Apartheid, somou-se a atual imigração originada em nações vizinhas, como o Zimbabue, fazendo do país um tabuleiro cultural cuja intrincada trama promoveu a assunção de uma cena artística contemporânea extremamente consistente e criativa. Para dar visibilidade a este movimento, a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre inaugura no próximo dia 27 de março, às 19h, uma nova programação em dois espaços na Usina do Gasômetro, Além do Apartheid – Raça, Sexo e Política na África Contemporânea, que inclui uma exposição na Galeria Lunara (5º andar) e uma mostra de 11 filmes na Sala P. F. Gastal (3º andar).


Foto de David Goldblatt


A EXPOSIÇÃO

A exposição coletiva que ocupa a Galeria Lunara traz pela primeira vez a Porto Alegre uma pequena mas significativa mostra da arte produzida na África do Sul, seja por sul-africanos ou mesmo por imigrantes vizinhos lá residentes ou tornados conhecidos por galerias daquele país. A mostra inclui nomes consagrados como William Kentridge (já conhecido dos porto-alegrenses por sua participação na Bienal do Mercosul) e David Goldblatt, a jovens expoentes como Dan Halter, Jodi Bieber e Kudzanai Chiurai, passando por Nontsikelelo Veleko, Athi-Patra Ruga e Cameron Platter.
Segundo o Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC, Bernardo José de Souza, “a produção artística da África do Sul cresce em qualidade e visibilidade, ao lado de nações igualmente emergentes como a brasileira, a chinesa, a muçulmana, a hindu e a russa, mas diferentemente da nossa produção, porém, a deles possui caráter eminentemente político, não no sentido aviltante da arte política, e sim no de uma arte cujos frutos estão embebidos em política, justamente por se originarem no altruísmo e não no refresco da alienação”.
    


MOSTRA DE FILMES

Entre os dias 27 de março e 8 de abril, a Sala P. F. Gastal recebe uma mostra reunindo 11 títulos, entre trabalhos ficcionais e documentários, incluindo obras assinadas por diretores africanos e títulos que abordam o tema do Apartheid na África do Sul e as relações das nações colonialistas européias com o continente africano. A mostra tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França do Rio de Janeiro e da MPLC.


Programação:


Pessoas Classificadas (Classified People), de Yolande Zauberman (França, 1987, 60 minutos). Filmado clandestinamente na África do Sul, este filme denuncia as fendas sociais e afetivas causadas pelo Apartheid. Em 1948, a vida de Robert, que acreditava ser branco, balança. Ele é classificado como mestiço, e sua mulher e seus filhos, que "continuam brancos", o renegam. Ele refaz sua vida com Doris, que é negra, e juntos eles nos contam, com humor e cumplicidade, sua história trágica. Exibição em DVD.

A Comissão da Verdade (La Commission de la Vérité), de André Van In (França, 1999, 138 minutos). Chegar a uma sociedade realmente democrática; eis a tarefa da "Comissão para a Verdade e a Reconciliação", instituída na África do Sul por Nelson Mandela. Composta por 17 membros sob a conduta de Monseigneur Desmond Tutu, esta comissão será retransmitida em todos o país pelos grupos ditos "Khulumani" ("Libere a voz"). Ela vai reunir, durante um pouco mais de um ano, vítimas, perseguidores e testemunhas do Apartheid para trazer a verdade sobre o passado. O diretor recebeu autorização de acompanhar, durante toda a sua duração, este inacreditável processo que ajudou a reformular a nação. Exibição em DVD.

A Última Sepultura em Dimbaza (Dernière Tombe à Dimbaza, de Nana Mahamo) (França/África do Sul, 1972, 55 minutos). Filmado clandestinamente na África do Sul em 1972, este documentário desvenda a política do Apartheid. Ele descreve as condições de vida inumanas dos negros no país, onde falar sobre o Apartheid já levaria à prisão. Dimbaza era um destes guetos de confinamento com seu cemitério de crianças mortas por desnutrição. Em muitas das imagens da época, Nana Mahamo reconstitui as diferentes etapas da colonização européia na África do Sul. Exibição em DVD.

Bal Poussière, de Henri Duparc (França, 1988, 91 minutos). Semi-Deus, rico fazendeiro de uma cidade da Costa do Marfim, possui cinco mulheres. Ele decide se casar com uma sexta. Dessa forma, ele terá uma mulher para cada dia da semana, e no domingo ele descansará e recompensará aquela que se comportar melhor. Mas com Binta, a nova esposa, moça moderna e esclarecida, os conflitos não tardam a acontecer. Exibição em DVD.

Kodou, de Ababacar Makharam (França/Senegal, 1971, 89 minutos). Uma garota, Kodou, se submete a uma prática antiga de tatuagem ao redor da boca particularmente dolorosa. Ela se enfurece no meio da cerimônia, ofendendo assim gravemente as tradições seculares da vila. Desde então, a garota confinada por quarentena vai enlouquecer. Desamparada, sua família se deixa convencer de levá-la para um hospital psiquiátrico dirigido por um médico europeu, o que não surte efeito. Seus pais decidem então submeter Kodou a uma prática de exorcismo tradicional. Exibição em DVD.

Rostos de Mulheres (Visages de Femmes), de Désiré Ecaré (França, 1984, 105 minutos).No interior da Costa do Marfim, Nguessan, casada com um homem que ela não ama, se encanta com o irmão mais novo de seu marido que vem da capital. Uma outra camponesa, Fanta, também é apaixonada pelo rapaz e para se defender de seu marido ciumento ela aprende karatê. Em Abidjan, Bernadette, uma mulher inteligente, dirige um estabelecimento de poções, mas ela se dá conta de que sua vizinhança aproveita muito pouco dos benefícios que ela faz. Três retratos que mostram a luta cotidiana de mulheres africanas para obter um lugar justo dentro da sociedade. Exibição em DVD.

Eu e Meu Branco (Moi et Mon Blanc), de Pierre Yameogo (França/Burkina Faso/Suécia, 2003, 90 minutos). Mamadi, estudante de Burkina Faso, e Frank, jovem francês, trabalham como vigias noturnos num estacionamento. Através das telas do equipamento de segurança acompanham as idas e vindas, a prostituição e o tráfico de drogas que acontece entre o movimento dos automóveis. Uma noite, Mamadi descobre um embrulho abandonado, com drogas e dinheiro, e decidem ficar com ele. Nessa aventura, cada um deles vai descobrir o mundo do outro. Exibição em DVD.

Abouna, de Mahamat Saleh Haroun (França/Chade, 2002, 81 minutos). Tahir, de 15 anos, e Amine, de 8, descobrem ao acordar que seu pai foi embora misteriosamente. A frustração é maior, porque naquele dia, ele devia ser árbitro do jogo de futebol entre os garotos do bairro. Decidem portanto sair à sua busca pela cidade, em todos os lugares em que ele costumava ir. Cansados, acabam se refugiando em salas de cinema, onde um dia acreditam reconhecer seu pai na tela. Exibição em DVD.

O Preço do Perdão (Le Prix du Pardon), de Mansour Sora Wade (França/Senegal, 2001, 90 minutos). Um espesso nevoeiro cobre há vários dias uma aldeia da costa sul do Senegal, e impede as pirogas de entrar no mar. O velho religioso da aldeia está moribundo e não pode executar os ritos. Seu filho de 20 anos, Mbanik, ganha a confiança da população e cativa a jovem Maxoye. Mas seu sucesso desperta a inveja de Yatma, seu amigo de infância. Exibição em DVD.

Assassinato Sob Custódia (A Dry White Season), de Euzhan Palcy (EUA, 1989, 97 minutos). Ben du Toit (Donald Sutherland) é um professor na segregacionista África do Sul dos anos 1970. Consciente da realidade do seu país, na qual os negros são assassinados sem o menor motivo e os assassinos são protegidos pelo regime dominante, ele resolve enfrentar o sistema. Exibição em DVD.

Um Grito de Liberdade (Cry Freedom), de Richard Attenborough (Inglaterra, 1987, 157 minutos). A tensão e o terror presentes na África do Sul do Apartheid são vivamente retratados nesta arrebatadora história dirigida por Richard Attenborough sobre o ativista negro Stephen Biko (Denzel Washington) e um editor jornalístico branco liberal que arrisca a própria vida para levar a mensagem de Biko ao mundo. Depois de travar contato com os verdadeiros horrores do Apartheid através dos olhos de Biko, o editor Donald Woods (Kevin Kline) descobre que o amigo foi silenciado pela polícia. Determinado a não deixar que a mensagem de Biko seja abafada, Woods empreende uma perigosa fuga da África do Sul para tentar levar a incrível história de coragem de Biko para o mundo. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS

Primeira Semana

27 de março (terça-feira)
17:00 – Assassinato Sob Custódia

28 de março (quarta-feira)
19:00 – A Comissão da Verdade

29 de março (quinta-feira)
17:00 – A Última Sepultura em Dimbaza
19:00 – Um Grito de Liberdade

30 de março (sexta-feira)
15:00 – O Preço do Perdão
17:00 – Abouna
19:00 – Eu e Meu Branco

31 de março (sábado)
17:00 – Bal Poussiére
19:00 – Kodou

1º de abril (domingo)
15:00 – Rostos de Mulheres 
17:00 – Eu e Meu Branco
19:00 – Pessoas Classificadas


Segunda Semana

3 de abril (terça-feira)
15:00 – O Preço do Perdão
17:00 – Abouna

4 de abril (quarta-feira)
15:00 – Eu e Meu Branco
17:00 – Kodou

5 de abril (quinta-feira)
15:00 – Bal Poussiére
17:00 – A Última Sepultura em Dimbaza

6 de abril (sexta-feira)
15:00 – Abouna
17:00 – Pessoas Classificadas

7 de abril (sábado)
15:00 – Assassinato Sob Custódia
17:00 – Kodou

8 de abril (domingo)
15:00 – Abouna
17:00 – Eu e Meu Branco 



terça-feira, 27 de março de 2012

Dia Internacional do Teatro - Dicas de Workshops para Atores

Hoje é o Dia Internacional do Teatro. Em comemoração, deixamos aqui uma dica de três workshops para atores, divulgados no blog MAIS TEATRO:

As inscrições para os três workshops que serão oferecidos pela 4ª edição do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre estão abertas até o dia 30 de março e podem ser realizadas na Coordenação de Artes Cênicas (Av. Erico Verissimo, 307), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Para este ano, os cursos tem como temática a “formação”, valorizando a diversidade cultural do país como uma realidade. Estão previstas na programação os workshops “Construção Cênica e Atuação em Espaços Urbanos”, que será ministrado por Chico Pelúcio, um dos fundadores do Grupo Galpão; “A Cinética do Invisível”, com Matteo Bonfitto, ator, diretor e pesquisador teatral e “A Investigação sobre a Dramaturgia da Dança dos Orixás”, direcionado a atores e bailarinos, ministrado por Augusto Omolú, do Odin Teatret da Dinamarca. Além dos três cursos, acontecerá a palestra “Cultura popular: a provocação de novos olhares na dramaturgia de rua”, com um dos maiores expoentes da dramaturgia brasileira na atualidade Luiz Alberto de Abreu.

INSCRIÇÕES
até 30 de março
mediante a Entrega de Currículo e Carta de Intenção
Coordenação de Artes Cênicas
(Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307 – Cep: 90160-181

O 4º Festival de Teatro de Rua acontece de 8 a 17 de abril. Confira a programação completa aqui.

WORKSHOPS

“Construção cênica e atuação em espaços urbanos”
Com Chico Pelucio, ator, diretor, gestor cultural e um dos fundadores do Grupo Galpão.
De 09 a 12 de abril, das 18h às 22h. 30 vagas

O Workshop prevê uma participação de artistas locais, para realizar um cortejo dentro do 4° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre. O trabalho é realizado a partir da observação da energia, da velocidade, da intensidade, do ritmo cotidianos da rua. É elaborado com os atores, intervenções que possam alterar esse estado natural chamando a atenção do transeunte pela quebra do esperado. Experimentar possibilidades de intervenção urbana, da performance à composições coreografadas e coletivas, do silêncio à coros de vozes poéticas e urbanas. Do chão às possibilidades da verticalização que a cidade pode oferecer. Os participantes junto a Chico Pelúcio conduzirão o cortejo de abertura do festival pelas ruas de Porto Alegre no dia 13 de abril as 19h20, na Rua da Praia/Esquina Democrática e Largo Glênio Perez.


Chico Pelúcio é ator, diretor e gestor cultural. Integrante do Grupo Galpão desde 1984 destaca-se como ator no espetáculo Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, 1990, e na direção da montagem de Um Trem Chamado Desejo, 2000. Sua trajetória é marcada pela atuação como gestor cultural, principalmente à frente do Galpão Cine Horto e na presidência da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). O encontro com o Galpão configura-se como um marco em sua carreira. A partir daí, participa de diversas montagens, em que o grupo desenvolve pesquisas de linguagem que passam pelo teatro de rua, pela commedia dell'arte e por textos de Nelson Rodrigues, William Shakespeare e Molière.

“A Cinética do Invisível”
Com Matteo Bonfitto, ator, diretor e pesquisador teatral.
De 08 a 09 de abril, das 10h às 16h. 30 vagas

O workshop “A cinética do invisível', ministrado por Matteo Bonfitto segue pela trilha aberta por Peter Brook e seus atores, em que o teatro se propõe a envolver o espectador em estados e espaços cênicos, nos quais os territórios das sensações e relações humanas do cotidiano se confundem com os espaços das vivências dramáticas como performação expressiva e representativa. Nessa caminhada, ao mesmo tempo exploratória e incorporadora, a arte teatral trabalha a cada espetáculo, as forças orgânicas à existência corporal, mental e espiritual do homem, remontando inclusive, às da ancestralidade no plano dos psiquismos e das projeções místicas, para chegar pela abdução estética ao que chama de cinética do invisível.


Matteo Bonfitto é ator, diretor, e pesquisador teatral. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Fez a graduação no DAMS - Departamento de Arte, Música e Espetáculo - da Università degli Studi di Bologna - Itália. É Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP, e Ph.D. pela Royal Holloway University of London - Inglaterra. Permaneceu de 2002 a 2006 na Europa com uma bolsa da Capes desenvolvendo uma pesquisa teórico-prática sobre o trabalho do ator no teatro de Peter Brook.

“A Investigação sobre a dramaturgia da dança dos orixás”
Para atores e bailarinos com Augusto Omolú – Odin Teatret (Dinamarca)
De 14 a 17 de abril, das 9h às 13h. 40 vagas


Augusto Omolu, um dos professores da ISTA (International School of Theatre Anthropology) e ator do Odin Teatret desde 2002, propõe um Workshop de investigação sobre a dramaturgia da dança dos Orixás (Candomblé brasileiro), com base nos princípios da antropologia teatral. O trabalho será focado na exploração das diferentes energias e no movimento que caracteriza o espírito de cada Orixá. Através de uma conexão mente-corpo, o workshop trabalha com a energia de resistência, a lógica interna do movimento, a coordenação de ritmo e precisão, a intensidade da unificação da imaginação com a dinâmica do corpo. O trabalho do ator é transformar a dança em teatro, sublinhando a diferença entre um corpo que se move e um corpo que é capaz de comunicar uma história. Como pode um mecânico movimento técnico ser transformado em um movimento orgânico? Qual é a diferença entre forma e / formação? Como podemos entrar na zona / extra ordinária, onde o invisível se torna visível, através do corpo humano?

Augusto Omolu nasceu em Salvador, Bahia e cresceu dentro do mundo religioso do candomblé, onde ele é Ogan (assistente de cerimonial). Começou a dançar em 1976 com o grupo Viva Bahia, dirigido por Emília Biancardi, e juntou-se a Castro Alves Ballet em 1981, onde participou de todas as produções da companhia e, muitas vezes como dançarino solo. Desde 1982 tem sido responsável por um curso de técnica Afro-Brasileira no Teatro Castro Alves. De 1983 a 1985 criou e dirigiu a Companhia Chama, trabalhando tanto como bailarino e coreógrafo. Augusto Omolu vem colaborando com a ISTA (International School of Theatre Anthropology) desde 1994 e desde 2002 ele vem trabalhando como ator na Odin Teatret, em espetáculos como: Andersens Dream, Great Cities under the Moon, Ur Hamlet, Ode to Progress. A sua performance solo, Oro de Otelo, vem acompanhado de percussão afro-brasileira e gravações de ópera, e é o resultado do encontro entre as raízes do Candomblé e técnica Odin Teatret.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Sábado e domingo agitados!

Oi, gente!

Neste sábado teremos a estreia de mais uma das peças da Escola de Teatro do Grupo Neelic: "A Alma Boa". As informações completas podem ser vistas na página do Grupo Neelic no Face: http://www.facebook.com/neelicgrupodeteatro.

Também estão disponíveis no blog da Escola:
http://escolateatroneelic.blogspot.com.br/

E, no domingo à tarde, teremos Usina Polifônica, mais uma vez.

Então, não há motivos para tédio: programa completo pra ninguém ficar em casa sozinho, reclamando da vida! Evoé! 





sexta-feira, 16 de março de 2012

E hoje... ARTE EM REDE

É hoje, pessoal, daqui a pouco!

Experiências entre Konic Thtr e GP Poéticas Tecnológicas

Com o objetivo de promover a reflexão sobre o uso das redes avançadas e da tecnologia para a produção de artes, especialmente criação de artes performativas, será lançado pela Comunidade MAPA D2, no dia 16 de março de 2012, as 13h (horário Brasília), o projeto Ação Reflexiva com a Videoconferência 'ARTE EM REDE: experiências entre Konic Thtr (Barcelona) e Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (Salvador)', na sala 106 do  CPD - UFBA.
Esta é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas da Universidade Federal da Bahia em parceria com o Konic Thtr e suporte do i2Cat (Espanha), RNP (Brasil) e RedClara. O encontro pretende compartilhar a experiência dos dois coletivos artísticos no desenvolvimento de performances em dança telemática, bem como promover um espaço reflexivo sobre o desafio da criação artística na Internet.
A videoconferência será transmitida de Barcelona - Espanha, e contará com salas em países como Portugal, México, Argentina, Chile, Colômbia e Bolívia. No Brasil participarão pesquisadores, artistas e profissionais das cidades de Salvador, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília.
O projeto Ação Reflexiva realizará uma série de videoconferências para promover um diálogo sobre as linguagens artísticas e a cultura digital, bem como fomentar o intercâmbio de experiências no campo das artes mediadas pelas tecnologias.
A videoconferência será transmitida pelo site www.mapad2.ufba.br
SERVIÇO

O que: Videoconferência ARTE EM REDE: experiências entre Konic Thtr e GP Poéticas Tecnológicas
Quando: 16 de março de 2012, às 13h (horário de Brasília)
Onde: Sala 106 do  CPD - UFBA e transmissão online no site www.mapad2.ufba.br
Promoção: Mapa e Programa de Arte em Dança (e Performance) Digital - MAPA D2
Realização: GP Poéticas Tecnológicas (UFBA) e Konic Thtr (Espanha)
Informações: mapad 2.coordenacao@gmail.com
Visite o site: www.mapad2.ufba.br

MAPA E PROGRAMA DE ARTES EM DANÇA (e PERFORMANCE) DIGITAL
Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas
Profa. Ivani Santana - Direção
JK SANTOS - Coordenação
Thayna Lima - Gestão Cultural
www.mapad2.ufba.br/site
www.poeticatecnologica.ufba.br

Eventos culturais interessantes ainda em março

Olá!

Hoje trazemos dois eventos interessantes que ocorrerão ainda em março. Um deles é o espetáculo Altruístas, e o segundo, são cursos para atores com Daniel Alberti, que serão ministrados no espaço do Grupo Neelic.
Uma atração especial dos cursos é que a primeira aula é gratuita!

Aqui no blog do Grupo Neelic sempre tem dicas de programações e informações úteis sobre cultura e arte. Você já foi ao teatro este mês?

Abraços,

 


Os cursos para atores da Escola de Teatro do Grupo Neelic neste ano de 2012 serão ministrados por Daniel Alberti. Fique atento!

Núcleo de investigação de voz para o ator

O objetivo dessa oficina é trabalhar a palavra. Investigando os recursos vocais por meio de improvisos vocais e exercícios específicos, estimula-se a descoberta de potenciais criativos da voz e da palavra, levando o aluno a desenvolver um processo autônomo de construção e utilização da palavra cênica.
Trabalhar a pontuação, a criação de imagens com as palavras, a ação vocal, as ênfases, as atmosferas do texto, o ritmo, o registro sistematizado de partitura são algumas das matérias abordadas aqui.
O curso ocorrerá aos sábados, às 13h30min. Haverá um módulo especial no curso com a professora Isabel Setti, da Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo (USP).
O valor das mensalidades é de R$ 260,00. Estudantes da Escola de Teatro do Grupo Neelic e do DAD - UFRGS têm 50% de desconto. 


Núcleo de investigação de Dança-Teatro: 
Módulo 1 – Viewpoints, Movimento Imagem e Ideokinesis

Neste curso propõe-se vivenciar a técnica de improvisação trabalhada por Anne Bogard que possibilita um vocabulário para pensar e agir sobre movimentos, gestos e deslocamentos. Por meio da relação entre tempo e espaço, esta técnica treina performers/atores, potencializa a capacidade de improvisação corpóreo/vocal, cria material cênico para teatro e dança e amplia a consciência do interprete em cena.
O curso ocorrerá às quintas-feiras, 18h30min.
O valor das mensalidades é de R$ 260,00. Estudantes da Escola de Teatro do Grupo Neelic e do DAD - UFRGS têm 50% de desconto.











quarta-feira, 14 de março de 2012

ODIN TEATRET EM PORTO ALEGRE

Olá!

A dica de hoje é uma ótima novidade: o Odin Teatret estará em POA, e haverá na ocasião um espaço para troca de experiências. Veja abaixo:


Residência Artística com o grupo de antropologia teatral ODIN TEATRET tem como foco a dramaturgia do ator e diretor. Julia Varley e Iben Nagel Rasmussen farão demonstração de trabalho, assim como Augusto Omolú demonstrará o trabalho prático. Serão selecionados sete diretores acompanhados de até três atores cada. É obrigatório que cada coletivo tenha uma cena de 3 minutos, já preparada, que será apresentada no início da Residência Artística. “Busca-se profissionais com capacidade para compartilhar as informações recebidas com outros coletivos, as demonstrações são sobre o processo do Odin Teatret, mas a Residência sobre a dramaturgia do ator e diretor, podendo ser utilizadas outras estéticas diferentes”.

Os interessados devem enviar currículo resumido do grupo/ cia, currículo resumido do diretor, currículo resumido dos atores, carta de intenção, descrição da cena a ser apresentada (havendo link de gravação da cena, enviar o endereço). O material deve ser enviado, até o dia 31 de março, para o e-mail jschoninger@sesc-rs.com.br. Até o dia 10 de abril o Sesc divulgará os selecionados.

Andersen’s Dream - Espetáculo do Odin Teatret


segunda-feira, 12 de março de 2012

Dicas culturais interessantes

Olá!

Esta semana escolhemos divulgar duas dicas culturais bem interessantes: uma de cinema, outra de dança. Aproveitem!

O Cinema de QUENTIN TARANTINO


O cineasta Quentin Tarantino é uma das figuras mais celebradas e cultuadas da atualidade, seja no espaço do cinema, seja no mundo das celebridades do universo pop. O curso “O Cinema de QUENTIN TARANTINO”, ministrado por Mauro Baptista Vedia, vai analisar a carreira e a obra de um dos maiores nomes da arte cinematográfica contemporânea. Com uma carreira iniciada em 1992, Tarantino construiu uma filmografia de sete filmes, todos eles aclamados pela crítica e pelo público: Cães de Aluguel; Pulp Fiction; Jackie Brown; Kill Bill – Volume 1; Kill Bill – Volume 2; À Prova de Morte e Bastardos Inglórios.
Eclético conhecedor da história do cinema e seus gêneros, Quentin Tarantino é inspirado pelas mais diversificadas fontes: o cinema clássico americano dos anos 40 e 50; a Nouvelle Vague, particularmente Jean-Luc Godard; o western italiano de Sérgio Leone; os filmes de black exploitation dos anos 70 e os filmes de artes marciais do cinema asiático.

Ministrante

Mauro Baptista Vedia
Doutor em Cinema pela USP, cineasta e diretor de teatro. Autor de vários artigos e capítulos de livros sobre Cinema e Televisão. Organizou, com Fernando Mascarello, o livro “Cinema Mundial Contemporâneo”. É professor de “Direção” na especialização em Cinema da Unisinos e na especialização em “Argumento e Roteiro” da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É autor do livro “O Cinema de Quentin Tarantino”, indicado ao Prêmio Jabuti em 2011, na categoria Artes.
Realizou o documentário “Ariel” e o longa-metragem de ficção “Jardim Europa” (ainda inédito). Escreveu e dirigiu, com Luis Dantas, o telefilme “A Performance” (52 min.), selecionado em janeiro de 2012 para a Competição Oficial do FIPA - Festival Internacional de Programas Audiovisuais, um dos festivais de televisão mais importantes do mundo que acontece em Biarritz. Dirigiu várias peças de teatro: “A Festa de Abigaiu”; “Extase”; “Os Penetras”, de Mike Leigh, e “Ligações Perigosas”, de Christopher Hampton.

Curso "O Cinema de Quentin Tarantino"

10 vagas gratuitas para bancários sindicalizados - Inscrições pelo telefone: (51) 34331204 / 05

Datas: 17 e 18 de março (sábado e domingo)
Horário: 9h30 às 12h30
Local: CineBancários (Rua General Câmara, 424 – P. Alegre)
Investimento: R$ 80,00 (valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições)
Formas de pagamento: Depósito bancário / boleto / cartão de crédito
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9101-9377      
Inscrições: www.cinemacenaum.blogspot.com
Realização: Cena UM Produtora Cultural
APOIO: CineBancários



DANÇA PARA ATORES
Com Diego Mac

A dança é um importante instrumento para o trabalho do ator. Pensando nisso, nasceu o curso “Dança para atores”, idealizado e ministrado pelo coreógrafo Diego Mac. “O objetivo do curso é complementar a formação do ator, qualificando-o com técnicas de dança que possibilitam maior domínio do corpo e dos movimentos na atuação cênica”, explica Mac. A oficina acontece de 19 de março a 30 de junho, no Buteco de Dança (Rua Pedro Ivo, 179 – Porto Alegre). Os encontros serão nas segundas e quartas, das 12h15 às 13h30. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3372-7114, até 15 de março.

Mestre em Poéticas Visuais e diretor do Grupo Gaia – Dança Contemporânea, Mac cada vez mais se aproxima do trabalho com atores. Ele é o coreógrafo do premiado “Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá”, do Teatro Sarcáustico, e é diretor da performance “Geocoreografia: cidade não vista”, em parceria com o Teatro Geográfico. A performance conta com a participação de 30 atores de diversos grupos portoalegrenses.

Na oficina, Diego Mac planeja explorar os fundamentos da dança, dinâmicas do movimento e organização corporal. “Muitas vezes atores se deparam com trabalhos em que precisam de domínio técnico do corpo e dos movimentos: temas que a dança aborda com excelência. Com práticas de dança acumuladas em seus corpos, os atores afinam a consciência corporal, as dinâmicas do movimento, a organização do corpo em formas limpas e precisas, o ritmo e a espacialidade”, esclarece o coreógrafo.

Os inscritos terão a oportunidade de exercitar os procedimentos que Diego Mac utiliza na criação de sua própria obra coreográfica. “Será por meio dos métodos utilizados nas criações dos meus trabalhos coreográficos que os conteúdos do curso serão desenvolvidos. Trabalharemos o reprocessamento de pop dances, a codificação de signos linguísticos no corpo e a prática de colecionar movimentos – procedimentos adotados em obras  como: Abobrinhas Recheadas, Cinderela Fashion Week e O Colecionador de Movimentos”.

Diego Mac iniciou sua atuação profissional em 1997. Como bailarino, diretor e coreógrafo atuou em diversos espetáculos, como: “Das Tripas Sentimento”; “Deixe-me ver sua Alma”; “Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo”; “O Buraco de Alice”; “Alice [adulto]”; “Mulheres Fortes em Corpos Frágeis”; “Abobrinhas Recheadas”; “Cinderela Fashion Week”. Como resultado de seu trabalho, Diego Mac conquistou vários prêmios no decorrer desses 15 anos, como Artista Revelação – Prêmio Açorianos (1998); Prêmio Brasil Em Cena/FUNARTE (2002); Melhor Trilha Sonora – Prêmio Açorianos (2004); Prêmio Mostra Virtual Catálogo 2ptos (2006); Prêmio Klaus Vianna (2007 e 2009); Melhor Bailarino - Prêmio Açorianos (2007); Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística (2009); Prêmio RBS Cultura de Melhor Espetáculo por “Abobrinhas Recheadas” (2009); Prêmio RBS Cultura de Melhor Espetáculo por “Cinderela Fashion Week” (2011).

Dança para Atores
Quando: De 19 de março a 30 de junho | Segundas e quartas, das 12h15 às 13h30
Onde: Buteco de Dança (Rua Pedro Ivo, 179 – Porto Alegre).
Inscrições e informações: (51) 3372-7114, até 15 de março.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Outra novidade bacana do Grupo Neelic

A Revista Cena, do Pós Graduação de Artes Cênicas da UFRGS, foi lançada com uma foto do nosso espetáculo Primeiro Amor na capa. 

A Revista é semestral e traz artigos que enriquecem o debate das temáticas pertinentes às linhas de pesquisa do PPGAC;

Um de seus principais objetivos é fortalecer a investigação das Artes Cênicas no Brasil através de espaço qualificado de publicação;




Link da Revista: http://seer.ufrgs.br/cena

Mais informações:

Parabéns para todos nós!

terça-feira, 6 de março de 2012

Temos uma super novidade para dividir com vocês!


Nossa diretora, Desirée Pessoa, vai receber o Diploma ‘Mulheres de Destaque 2012”, oferecido pela Academia de Letras e Artes de Porto Alegre.



A entrega da homenagem será realizada às 19:30h do dia 09 de março de 2011, sexta-feira, no Plenário Ana Terra (na Câmara dos Vereadores), em Porto Alegre.


O Diploma integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher.



Contamos com a presença de todos os alunos da Escola de Teatro mantida pelo Grupo Neelic, dos amigos e conhecidos!



Abraços apertados:
Suelen Gotardo
Grupo Neelic





sábado, 3 de março de 2012

O IEACen e a Diretoria de Cidadania da SEDAC convidam:

O IEACen e a Diretoria de Cidadania da SEDAC convidam a comunidade das Artes Cênicas para reunião sobre o edital dos Pontos de Cultura, a ser lançado no Estado.

Dia 05 de março de 2012 (segunda-feira) às 14 horas, na sala Hermes Mancilha da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre/RS.
Reunião sobre o edital dos Pontos de Cultura que será lançado em breve.
Serão explicados a forma de atuação dos Pontos e a formulação do edital, com João Ponte.

Maiores informações 32 21 22 53 no IEACen 

quinta-feira, 1 de março de 2012

García Lorca: Um poeta escrevendo teatro

Mais uma dica para o fim de semana:

Se a frase “mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver” soa familiar ao leitor, provavelmente a obra de Federico García Lorca não é desconhecida. O autor é um dos mais representativos poetas espanhóis das três primeiras décadas do século XX, com expressiva repercussão até os dias atuais. Inegavelmente foi aquele que conseguiu com excelência unir dois estilos artísticos: a poesia e a dramaturgia.

Para conhecer melhor Lorca, chega a Porto Alegre o monólogo Federico García Lorca - pequeno poema infinito. Apesar da paixão do diretor Antonio Gilberto e do ator José Mauro Brant pela obra dramática e poética do autor de Bodas de sangue, eles decidiram propor ao público algo novo. Por isso, trouxeram à tona textos mais pessoais: cartas, entrevistas, conferências, memórias de infância e fragmentos esparsos nos quais o autor revela um pouco de sua visão íntima do mundo. 

Saiba mais no site: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=87575


Federico García Lorca - pequeno poema infinito
Em cartaz:
Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
No Teatro Sesc Centro (Alberto Bins, 664).
R$ 10,00