sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dica do Pós em Artes Cênicas UFRGS


           O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas convida para a aula-demostração De onde viemos para onde estamos indo: os viewpoints como procedimentos de criação e jogo, com o Prof. Narciso Telles, da Universidade Federal de Uberlândia.

Data e horário: dia 29 de maio, terça-feira, às 9h30
Local: Sala Alziro Azevedo do Departamento de Arte Dramática

Ator, pesquisador, doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), Narciso Telles atualmente é professor do Curso de Teatro (licenciatura e bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, de que é o atual coordenador. Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação e Pedagogia do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro de rua, improvisação, atuação e ensino do teatro. Membro do Coletivo Teatro da Margem/Uberlândia-MG. De onde viemos para onde estamos indo compartilhará alguns dos resultados parciais do Projeto de Pesquisa Aprender a aprender: os viewpoints como procedimentos de atuação e jogo.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Dica de Café Filosófico: Verdade e Mito!


Pessoal, 

Fica a dica do Café Filosófico do IPA, deste mês.

Abraços!


Café Filosófico

Tema: A verdade do Mito e o mito da Verdade: dúvidas sobre Mito e Verdade

Convidado: Prof. Doutor Norberto da Cunha Garin  ( Rede Metodista do Sul)

Quando: Sábado, 26/05/2012, das 15h às 17 h

Onde: Livraria Nova Roma - Rua Gen. Câmara 394 (É a Rua da Ladeira, ali no centro!)

Apresentação do Tema:

"A sociedade contemporânea tem se reportado ao mito como sendo uma 'mentira', mas ele está tão presente em nosso cotidiano como na Grécia do século VI a.C. e dependemos dele para sobreviver; por outro lado, enaltecemos o mito do cientificismo como 'verdade' absoluta enquanto as constatações científicas são relativizadas a todo o momento. Onde está a verdade? Onde está o mito? Existe relação entre ambos?"

Entrada Franca!


segunda-feira, 21 de maio de 2012

terça-feira, 15 de maio de 2012

Fim da temporada e peça com entrada franca em POA!

Pessoas amigas que nos acompanham!

É com muita satisfação e leveza no coração que compartilhamos com vocês o fim da mais bem-sucedida temporada de apresentações de um espetáculo do Grupo Neelic: Portas do Invisível. 

Tamanho sucesso é sintoma para nós de que o trabalho está crescendo forte e saudável, como deve ser.

Deixamos abaixo então uma última foto, de despedida provisória.



Agora, para tudo ficar mais feliz, trouxemos uma dica cultural: O FEIO, com apresentações gratuitas todas as quartas de maio.

Tá tudo aí embaixo, podem conferir.

Abraços sempre fortes,



Fica em cartaz todas as quartas de maio o espetáculo ''O Feio'' na Sala Alziro Azevedo. Comédia sobre a obsessão com a beleza escrita pelo dramaturgo alemão Marius Von Mayenburg, "O Feio" discute a questão da identidade em um mundo marcado pela fragmentação e pela mercantilização de tudo.

A peça narra a história de Lette, um criativo engenheiro de sistemas elétricos que pensava que era “normal”, mas no dia em que a empresa onde trabalha o proíbe de participar da promoção de sua mais recente invenção industrial, a tomada de alta tensão 2CK, ele descobre que é “feio”. Convencido – inclusive por sua mulher – da sua catastrófica feiúra, Lette acaba se dirigindo a um cirurgião plástico que lhe cria o rosto ideal, tornando-o irresistível à sua mulher, a uma série de admiradoras no circuito de palestras e até mesmo à chefe de uma grande empresa e ao seu filho gay.

Dirigido por Mirah Laline, "O Feio é trabalho originado na disciplina Atelier de criação e composição cênica I do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS.



A temporada de ''O Feio'' é atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS, mostra de teatro universitário aberta ao público promovida pelo Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes e que tem como objetivo questionar temas, metodologias, processos e resultados de investigações. As apresentações acontecem nas quartas de maio em duas sessões, ás 12h30 e às 19h30, sempre com entrada franca.

Ficha técnica
Autor: Marius Von Mayenburg 
Tradução: Klinger Carvalho e Mirah Laline 
Direção: Mirah Laline 
Atores: Danuta Zaghetto, Marcelo Mertins, Paulo Roberto Farias e Rossendo Rodrigues. 
Orientação de direção: Patrícia Fagundes 
Orientação de atores: Luciane Olendzki 
Fotos: Filipe Rossato

 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Programação quente!


Gente, abaixo seguem duas programações muito quentes!

Fiquem ligados, que o teatro em Porto Alegre tá ficando uma belezura!


Portas do Invisível


Espetáculo teatral maravilhosamente recomendado pela crítica especializada! 


Tá duvidando? Confere lá!


Deixa de ser lock e vem abrir tuas portas! (Pra ser lock de outro jeito, hahaha...)

Até 13 de maio (sexta a domingo), às 20h, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana.

Link no youtube:



A outra programação quente é um seminário que a UFRGS tá organizando, bem bacaninha. Então, ficaadica!!!


Seminário Cena Contemporânea e Universidade - Conexões


Como a universidade dialoga com o complexo e multidimensional panorama da cena contemporânea? Além do diálogo, em que medida a universidade compõe a própria cena brasileira? O seminário pretende discutir aspectos dessa rede de relações, reunindo artistas-investigadores e docentes do DAD - UFRGS e de outras universidades do Brasil em dois encontros temáticos. Cada encontro terá a duração de 3 horas, incluindo debate com público. Além dos encontros, o evento promoverá a realização de três workshops com professores convidados. O projeto é uma realização do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e do Serviço Social do Comércio (SESC/RS), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Integra a programação do 7º Festival Palco Giratório SESC.

16/05– 15 as 18h – Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340)
Criação em arte: pedagogias profanas
Mesa redonda com os professores: Tania Alice (Unirio), Carlos Mödinger (UERGS), Vera Bertoni e Suzy Weber (UFRGS)
Mediação: Mirna Spritzer (UFRGS)


18/05– 15 as 18h – Sala Alziro Azevedo
O espaço da encenação: direções possíveis
Mesa redonda com os professores Fernando Villar (Universidade de Brasília – UnB), Beth Lopes (Universidade de São Paulo – USP), Patrícia Fagundes (UFRGS) e Inês Marocco (UFRGS)
Mediação: Marta Issacsson (UFRGS)


WORKSHOPS:

Inscrições, gratuitas, até o dia 7/05. Os interessados devem enviar email para festival@sesc-rs.com.br com breve currículo ou carta de intenção. Aguardar retorno de confirmação, por email.

Experiências performáticas, com Beth Lopes.
Dia 17/05, das 14 as 17h.
A ideia é proporcionar um espaço de experiências com o corpo que sejam únicas para cada performer seguir, mais tarde, as suas próprias investigações.
Beth Lopes é professora da USP e atua na Interpretação Teatral. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), Mestrado (1992) e Doutorado (2001) em Artes Cênicas pela USP, Pós-doc no programa de Linguística da UFSM sobre a Memória do Ator (2006) e um segundo Pós-doc sobre performance na Tisch School of the Arts, na New York University (2009-2010). Como encenadora desenvolve a prática da sua pesquisa artística com a Companhia de Teatro em Quadrinhos. Sua produção artística, pedagógica e teórica está direcionada para os seguintes temas: bufão, ator-performer, treinamento, Viewpoints, Suzuki, dramaturgia do performer e da memória, performance, re-enactmente, análise do discurso, teatro-dança, teatro antropológico e contemporâneo.


A meditação como possibilidade criativa para o ator/performer, com Tania Alice.
Dia 17, das 9 as 12h.
O workshop oferece uma breve introdução as técnicas da meditação tibetana e uma reflexão teórico-prática sobre como estas técnicas podem potencializar a criação do ator/performer
Tania Alice é professora adjunta da UNIRIO, onde atua como artista-pesquisadora na Graduação e na Pós-Graduação. Investiga de forma cênico-performática questões como a circulação dos afetos na arte contemporânea ou temas como pobreza, heroísmo e sacrifício na sociedade atual. Possui Graduação em Letras e Artes pela Université de Strasbourg III (1998), Mestrado de criação contemporânea (2000) e Doutorado em Letras e Artes (Performance) pela Université de Provence Aix-Marseille (2003). Pós-Doutorado pela UFRJ (criação teatral e performática contemporânea). Publicou "Performance.ensaio- (des)montando os clássicos" (FAPERJ/CNPq). E diretora e artística e performer, junto com Gilson Motta, do Coletivo de Performance "Heróis do Cotidiano", que realiza micro-utopias no espaço urbano.


Teatro Performance, com Fernando Villar.
Dia 18, das 9:30 as 12:30.
Oficina de criação e composição cênica.
Fernando Villar é autor, encenador, diretor e professor. Graduação em Licenciatura Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (1983), pós-graduação em Direção no Drama Studio London (1991) e Ph.D em Teatro no Queen Mary College da University of London (2000). Professor do Departamento de Artes Cênicas da UnB desde outubro de 1991 e do Mestrado em Arte Contemporânea do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UnB de 2002 a 2010. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística (LIIAA) e os Grupos CHIA, LIIAA!! e Chia Lia Jr. Trabalha e pesquisa interpretação e encenação, William Shakespeare, teatro performance, poéticas contemporâneas, teatro brasiliense e hibridismos artísticos.


Nos vemos por lá! Valeu!


terça-feira, 1 de maio de 2012

News de Portas do Invisível - Matéria na TVE!!!


Bom dia, gentem!!!

Mais uma notícia fresquinha sobre "Portas do Invisível", o espetáculo mais maravilhoso de todos os tempos da história do teatro (pelo menos na nossa opinião, hehehehe...): nossa diretora, Desirée Pessoa, esteve na TVE dando entrevista sobre a peça.






A gente achou que seria bacana dividir com todo mundo, e aqui está!

Ele está publicado lá no canal do Grupo Neelic no Youtube. Ainda não conhece? O link é http://www.youtube.com/user/neelic8. Dá uma olhada lá, que a gente fez ele pra ti.

Ah, e não esquece: Portas do Invisível - sextas, sábados e domingos somente até 13 de maio, às 20h, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana.

Um beijão e te esperamos lá na peça!