sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sarau neste sábado!

Gente!
Neste findi tem sarau!!! Se liguem aí, que vai estar ótimo: terá prévia do pessoal que vai estrear "A Cidade do Herói" agora em julho, da nossa Escola de Teatro (http://escolateatroneelic.blogspot.com.br/)!!! Vamos lá, todo mundo: vai ter desfile de personagens, tudo no melhor estilo "di grátis"! Não tem desculpa, hein?





sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dica de aula aberta: Preconceitos sobre o Corpo


Dica de aula aberta muito bacana, people!!!



Prezados,

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas convida para a aula Preconceitos sobre o Corpo , com o professor Charles Feitosa.

Dia: 25 de junho, segunda-feira
Horário: 10h
Local: Sala 8 do DAD - Gen. Vitorino, 255.


Foto Silvia Constanti

Charles Feitosa obteve graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Filosofia na Albert-Ludwigs Universität Freiburg / Alemanha (1995) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Potsdam-Alemanha (2007). Atualmente é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, memória, finitude, corpo, imagem, cultura brasileira e cultura pop. Autor do livro Explicando a Filosofia com Arte. EDIOURO, 2004. Integra o GT Territórios e Fronteiras, da ABRACE. 
--------------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(51) 3308.4379
www.ppgac.ufrgs.br

terça-feira, 19 de junho de 2012

Programação quente no centenário do Nelson!


Gente,

Pra quem curte o trabalho de Nelson Rodrigues, segue uma ótima programação em São Paulo.

Abração!!!


Itaú Cultural convida

Ocupação Nelson Rodrigues

O maior dramaturgo brasileiro e um dos grandes cronistas do país. Libertário ou reacionário? Gênio ou tarado?Contraditório, polêmico, contundente, Nelson Rodrigues é o homenageado da vez do Ocupação.

Neste ano em que se celebra o centenário do nascimento de Nelson Rodrigues, o programa explora a sua obra e a sua vida com exposição, espetáculos e ciclo de debates.

Entrada franca em todas as atividades
Data: de 20 de junho a 29 de julho (abre para o público a partir do dia 21/06, quinta)
Local: Itaú Cultural | Av. Paulista, 149 | São Paulo-SP |

Veja abaixo a programação resumida. Mais informações com sinopses das peças e temas dos debates no site www.itaucultural.org.br 


Nelson revolucionou o teatro brasileiro. Entre outros destaques, sua peça Vestido de Noiva, montada pelos Comediantes em 1943, no Rio de Janeiro, é considerada um marco — o momento em que o modernismo, que havia atingido literatura, música e artes plásticas desde 1922, chega às artes cênicas nacionais. Além da obra como dramaturgo, Nelson escreveu crônicas esportivas, romances de folhetim (como Asfalto Selvagem – Engraçadinha, seus amores e seus pecados) e contos (A Vida Como Ela É...). Sua obra foi adaptada para cinema e televisão. Falou sobre artes, política e sobre sua própria vida, com senso do épico, fluência narrativa e uma habilidade de criar frases e personagens memoráveis.

Programação

EXPOSIÇÃO - Ocupação Nelson Rodrigues
de 20 de junho a 29 de julho (abre para o público dia 21/06, quinta) 
horário de visitações da mostra: de segunda a sexta 9h às 20h / sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Classificação Indicativa: livre
Curadoria: Maria Lucia Rodrigues (filha de Nelson Rodrigues) e cocuradoria de Sonia Muller (neta de Nelson Rodrigues)
Cenografia: Valdy Lopes Jn

ESPETÁCULOS 

17X Nelson
- peça inspirada em várias obras rodrigueanas:  onze atores circulam através de cinquenta personagens pelas dezessete peças do autor, lançando-se em uma aventura rodrigueana que tem como foco a família, seus confortos e neuroses. Diretor Nelson Baskerville

30 de junho, sábado e 1º de julho, domingo
20h
Sala Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 [próximo à estação do ao metrô brigadeiro]
Entrada franca
247 lugares / ingressos distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo
classificação indicativa: 16 anos

Os Sete Gatinhos
- A família Noronha parece ser tão normal quanto qualquer outra. No entanto, se esconde sob as aparências. Quatro das cinco filhas da família se prostituem para garantir a castidade e a boa educação da mais nova, Silene. Só que Silene não é a virgem que todos pensam ser, e nem seus pais estão livres de terríveis perversões.
Texto de Nelson / diretor Nelson Baskerville

21 de julho sábado e 22 de julho, domingo
20h
Sala Itaú Cultural - Av. Paulista, 149
Entrada franca
247 lugares / ingressos distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo
classificação indicativa: 16 anos

SEMINÁRIO
dias 21/07, sábado e 22//07 domingo
Ciclo de debates "Com Nelson ao pé da cena", com os diretores Ana Kfouri, Antonio Edson Cadengue, Cibele Forjaz, Paulo de Moraes, Eid Ribeiro e Newton Moreno. São tres mesas de debates com pares de diretores que rememoram seus percursos criativos diante de uma peça comum de Nelson Rodrigues.

O encontro reunirá diretores que fizeram peças de Nelson, aproximando concepções distintas do autor. Propõem um exercício de escuta e de memória acerca das montagens "Senhora dos Afogados"; "Toda Nudez será castigada" e "Álbum de Família" e pontuam as últimas duas décadas da produção brasileira com montagens significativas da obra do homeageado e por meio delas, tangenciar o homem e sua obra teatral.

mesa 1 - Senhora dos Afogados (1947)
21/07, sábado | horário: das 14h às 16h, intervalo e das 17h às 19h
por
Ana Kfouri - diretora teatral, atriz, roteirista. Faz parte da Companhia Teatral do Movimento (CTM) e do Grupo Alice 118. Coordena o Centro de Estudo Artístico Experimental. É especialista em arte e filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio e mestre em Teatro pela Unirio. Ela constrói espetáculos em que combina ação e coreografia gestual, com textos compostos de fragmentos unidos pela temática.

Antonio Edson Dadengue - diretor e teórico do teatro. Desde os 1970, destaca-se por se opor, criativamente, à expectativa de um teatro nordestino ligado ao mundo rural e às tradições da cultura popular. A partir de 1990, à frente da Companhia Teatro de Seraphim, outra marca de seu trabalho ganha relevo: a atenção a grupos minoritários, sobretudo os discriminados por questão de raça, religião, doença mental e orientação sexual.


mesa 2 - Toda nudez será castigada (1965)
21/07, sábado | horário: das 17 às 19h
por
Cibele Forjaz - diretora e iluminadora. Encenadora paulista integrada às mais inquietas correntes de pesquisa cênica a partir das décadas de 1980 e 1990, com passagens pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), de Antunes Filho; pelo Grupo Oficina Uzyna Uzona, de José Celso Martinez Corrêa, e pelo curso de direção teatral da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é professora hoje.

Paulo de Moraes - diretor, autor e cenógrafo. Cofundador da Armazém Companhia de Teatro em Londrina, em 1987, e radicada no Rio desde 1998. Ele busca um teatro mais próximo do jogo, pensado em grande medida com base na relação do ator com o espaço cênico. Costuma escrever em parceria com Maurício Arruda de Mendonça, inspirando-se livremente na literatura e dramaturgia clássicas para apresentar as reflexões do grupo.


mesa 3 - Álbum de Família (1946)
22/07, domingo | horário: das 17h às 19h
por
Eid Ribeiro - diretor, autor, roteirista e ator. Destacado como um dos mais inventivos criadores mineiros, ele está em atividade desde a década de 1960, tendo influenciado muitas gerações e integrado alguns núcleos artísticos. Encenou dois espetáculos do Grupo Galpão, na virada dos anos 1980 para 1990. Foi curador e diretor de programação do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua em Belo Horizonte.

Newton Moreno - autor, diretor e ator. Desponta em São Paulo a partir do ano 2000, com a cofundação do Grupo Os Fofos Encenam. Sua dramaturgia manifesta influências da cultura popular, herança da origem nordestina, e compreende temas de impacto em torno do homoerotismo, tônica atemporal que transita entre o campo e a cidade. Durante a formação de ator na Unicamp, foi dirigido, entre outros, por João das Neves, Maria Thaís e Marcio Aurelio.

Local do seminário: Itaú Cultural -  Av. Paulista, 149, sala vermelha | 60 lugares
entrada franca - ingressos distribuídos 30 minutos antes do início da atividade
Curador do Seminário: Valmir Santos

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Acontecendo em Porto Alegre...

Gente,

Abaixo duas programações bem bacanas que acontecerão em POA nos próximos dias, fiquem ligados!

Concerto Jovens Solistas

Pra quem gosta de música clássica e gente jovem e competente, fica a dica do Concerto Jovens Solistas, um evento do IPDAE que ocorrerá no dia 16 de junho, sábado, às 17hrs na Capela Senhor dos Passos, na Santa Casa de Porto Alegre.

O IPDAE (Instituto Popular de Arte-Educação) é uma instituição que propõe o acesso à leitura, à música, à arte e à cultura como instrumentos mediadores na formação do indivíduo. É uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, apartidária, fundada em Abril de 1998, localizada na Cidade de Porto Alegre, no Bairro Lomba do Pinheiro.

Abaixo, foto dos estudantes aprendendo violoncelo.




Gestão em Cena


A outra dica é um evento oferecido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, com o apoio do Programa Iberescena de Cooperação Iberoamericana: o Seminário Internacional de Gestão Criativa em Artes Cênicas - GESTÃO EM CENA, que acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de julho, no Teatro Renascença, com entrada franca. 

As inscrições para os workshops e palestras do seminário estarão abertas de 11 a 27 de junho, através de formulário eletrônico. Maiores informações no blog: maisteatro.blogspot.com

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Inscrições abertas para o curso "Práticas de Teatro: A Descoberta do Teatro Grego"! Atenção: vagas limitadas!

Este curso é voltado para iniciantes e pessoas com pouca experiência.

PÚBLICO-ALVO:
Pessoas a partir de 16 (dezesseis) anos que tenham interesse em fazer teatro para conhecer e explorar o universo das artes cênicas por motivos profissionais – relacionados ao desejo de atuar profissionalmente em algum dos âmbitos desta área ou aprofundar a prática a partir do estudo do teatro grego; ou pessoais – desejo de desinibição, socialização, vivências coletivas, etc.

METODOLOGIA:
O curso é composto de 08 (oito) meses de aulas práticas, seminários teóricos, e uma Mostra Teatral aberta a público (CERTIFICADO DE CONCLUSÃO), e a participação nos Saraus de Livre Expressão Artística do Neelic. A ênfase do curso, nos aspectos prático e teórico, será na evidência do teatro grego como berço do desenvolvimento do teatro ocidental.


Foto do espetáculo Clitemnestra, do Grupo Neelic, inspirado no mito grego Electra.
Fotógrafo: Claudio Etges.

CONTEÚDOS:

Noções básicas de teatro, como expressão corporal e vocal; improvisação; jogos dramáticos e teatrais; atuação cênica e desenvolvimento de personagens. O teatro na Grécia Clássica: como surge; seu desenvolvimento; as Grandes Dionisíacas; aprofundamento em Ésquilo.

EXCLUSIVIDADES DO CURSO:
Material didático impresso e virtual gratuito;
Certificado de conclusão gratuito.


Foto do espetáculo Clitemnestra, do Grupo Neelic, inspirado no mito grego Electra.
Fotógrafo: Claudio Etges.


PROFESSORA:
Anelise Vargas  (Atriz do Grupo Neelic e Oficineira de Teatro, Graduanda em Teatro pela UFRGS).

COORDENAÇÃO:
Desirée Pessoa (Atriz, Diretora e Pesquisadora Teatral, Mestranda em Artes Cênicas da UFRGS, Professora de Teatro Licenciada UFRGS, Diretora do Neelic);
Fabiana Montin (Atriz e Oficineira de Teatro do Neelic, Bacharel e Licenciada em Filosofia PUCRS).

TURMAS DISPONÍVEIS:
Neste ano de 2012, há vagas para uma turma, cujo horário de aulas será:
Sábados, das 10h às 13h.


Foto do espetáculo Clitemnestra, do Grupo Neelic, inspirado no mito grego Electra.
Fotógrafo: Claudio Etges.


LOCAL DAS AULAS:
As aulas deste curso ocorrerão no HPSP. As entrevistas seletivas e inscrições ocorrem na Usina do Gasômetro, e devem ser agendadas antecipadamente.

COMO SE INSCREVER:
Por e-mail ou telefone, através dos contatos da Escola de Teatro do Grupo Neelic, disponíveis no link Contato.


Foto do espetáculo Clitemnestra, do Grupo Neelic, inspirado no mito grego Electra.
Fotógrafo: Claudio Etges.