quarta-feira, 24 de outubro de 2012

"Hallucinando" na praia! (Estreia em novembro!!!)

Oi, pessoal!

Nosso ensaio de ontem foi definitivamente atípico. 
Para vivenciar um momento de infância inspirado na história de vida de Virginia Woolf, fomos à praia. 
Sim, estamos falando da criação da nossa nova peça, Hallucination. E sim, ensaiar uma peça de teatro pode ser ainda mais bacana do que o bacana que por si só é criar uma obra de arte.

Vanda Bress. Foto de Kiran León.

As atrizes, Vanda Bress e Anelise Vargas, estavam soltinhas, risonhas, brincalhonas, a despeito do vento fortíssimo que as confrontava. Mas teatro é assim mesmo: é encontro, é confronto, é superar limites e expectativas, pessoais e coletivas.
Com a criação de Hallucination estamos nos superando como grupo. Está sendo um processo belíssimo.

Anelise Vargas. Foto de Kiran León.

Nós, integrantes do Grupo estamos todos muito felizes e honrados da força de atuação que Vanda e Ane estão desenvolvendo, e que contagiará a todos os espectadores durante a temporada, cuja estreia será dia 13 de novembro!
A parceria com Guilherme Sanches, que fará a trilha sonora ao vivo, é fundamental! Será um belíssimo encontro do teatro com a música, temos certeza.
A entrega das atrizes a cada nova proposta, improvisação e refinamento de cena, comove a diretora Desirée Pessoa, que neste momento está contando os dias para a estreia.
Estamos muito, muito felizes. E temos certeza que tu também ficarás, ao assistir.

Vanda Bress (esq) e Anelise Vargas (dir). Foto de Kiran León.


As imagens desta postagem, todas, são de Kiran León, que há anos acompanha nosso trabalho e que também se supera a cada vez.
Nosso muito obrigado a todos os que embarcaram conosco neste sonho que é fazer teatro, neste permitir-se sair um pouquinho da realidade que é Hallucination!
Seguimos ansiosos na expectativa da estreia.
Evoé, Baco! 


terça-feira, 16 de outubro de 2012

O mergulho está fundo no reino da alucinação

Caros amigos, colegas, leitores,

Temos a honra de comunicar que o processo de pesquisa e montagem do espetáculo Hallucination, do qual já falamos no post anterior (inspirado na vida e obra de Virginia Woolf), está acontecendo de forma muito envolvente e profunda para nós.


Virginia Woolf





Fazemos descobertas e temos variadas emoções a cada ensaio, e poder compartilhar com vocês o ponto ao qual chegaremos é um momento que aguardamos ansiosamente.






Virginia Woolf

Envolvidos em marcações de cena, improvisações, elaborações, aprofundamentos, refinamentos, vamos ao mesmo tempo definindo figurinos, cenário, elementos cênicos, sons. 

Por falar em sons, notícia maravilhosa: Guilherme Sanches já se faz presente nos ensaios, e a trilha vai ficar um arraso! É sempre muito bom poder trabalhar com pessoas qualificadas.


Vanda Bress, atriz de Hallucination (Foto: Luciane Pires)
É o caso também de Marcia Donadel, que auxilia na preparação corporal e vocal das atrizes Vanda Bress e Anelise Vargas, e de Isabel Sommer, artista visual convidada pela diretora Desirée Pessoa para fazer o cenário. 







Virginia Woolf





Isabel assina o âmbito visual do espetáculo juntamente com Vera Junqueira, e as duas estiveram no nosso espaço de trabalho ontem, e já nos contagiaram com sua alegria e excelente qualidade de trabalho.
Anelise Vargas, atriz de Hallucination (Foto: Luciane Pires)
No mais, vamos andando. Aliás, vamos andando, criando, suando, pensando, sentindo, construindo, desconstruindo, revisando, refinando, percebendo, duvidando, decidindo, mesclando, mexendo...




Um viva à Virginia Woolf, cuja obra nos inspirou para a criação desta peça. Um viva para mulheres como ela, como a Pina, como Abramovic, que também nos inspiram durante o processo... 








A Trilogia Sensível é uma homenagem às mulheres contemporâneas. Hallucination, segunda parte da Trilogia, está chegando com tudo, e vai sem dúvida, transformar a quem partilhar dessa experiência conosco!


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vem por aí: Hallucination!

Oi, gente!

Estamos neste momento nos preparando para estrear a nova peça do nosso Grupo: "Hallucination".

Criada a partir da vida e obra de Virginia Woolf, "Hallucination" será a segunda parte da Trilogia Sensível. "O Homem no Corredor" será então a terceira parte, com estreia prevista para o ano que vem.




A inspiração na biografia da escritora britânica é uma homenagem a esta artista, na medida em que nossa Trilogia Sensível trata de questões da mulher contemporânea. 

O problema da opressão da mulher foi uma constante na obra da autora, que abordou com raro talento a psicologia feminina. Juntamente com os demais membros do Grupo de Bloomsbury, Virginia foi pioneira no movimento de renovação da cultura e das artes inglesas.

A abordagem da Trilogia Sensível à questão da mulher contemporânea não é linear, portanto, não se aflija se você não pôde assistir à primeira peça, "Portas do Invisível". Cada uma das três tem vida independente da outra. A composição da obra se dá na imaginação do espectador, que é livre para juntar as peças do quebra-cabeças e dispô-las como bem quiser. 

"Hallucination" é um espetáculo executado por Vanda Bress e Anelise Vargas, atrizes que fazem as funções, em cena, de Virginia e de sua irmã, Vanessa. A peça enfatiza a relação conturbada de ambas, que foi marca tão forte na vida da autora.



Nesta semana começamos uma série de postagens sobre "Hallucination" no Facebook do Grupo Neelic, então, se você usa esta ferramenta, poderá também acompanhar notícias da peça pela nossa página: http://www.facebook.com/neelicgrupodeteatro?ref=hl

P.S.: Especialmente neste processo de criação, é um privilégio muito grande podermos ensaiar nas instalações abandonadas do Hospital Psiquiátrico São Pedro, local onde o Grupo Neelic vem desenvolvendo sua obra nos últimos nove anos. 

Então, segue uma foto das meninas, que, com a direção de Desirée Pessoa, se divertem enquanto trabalham. A foto foi tirada por Luciane Pires.

À esq., Anelise Vargas, à dir., Vanda Bress. Foto de Luciane Pires.

Compõem a equipe da peça os integrantes do Grupo Neelic (Desirée Pessoa, Fabiana Montin, Vanda Bress, Anelise Vargas e Pablo Corroche), nossos parceiros oficiais, Eduardo Cardoso e Guilherme Dal Castel e nossa artista convidada, Marcia Donadel. O cenário é de Isabel Sommer e Vera Junqueira, o figurino é de Rô Cortinhas, e a trilha, de Guilherme Sanches (Fejão).  

Acompanhem, e venham prestigiar. Já, já estreia!

Abraços e bom findi!