domingo, 29 de junho de 2014

Brinde da vitória e frio na barriga!!!

Toda a preparação que estamos fazendo neste momento é para a estreia do espetáculo As Alegres Latinas de POA, contemplado pelo edital FAC das Artes. Portanto, muito trabalho já encaramos e muito ainda temos pela frente.
Agora, veio o momento do friozinho na barriga: estreia próxima e sabemos a responsabilidade que é divertir e estimular nosso querido público.
Estamos felizes, muuuuito felizes com a nossa conquista, possível pelo encontro com nossa mega produtora cultural Inês Hübner, e pela parceria com os queridíssimos Luiz André da Silva (diretor musical), Marcia Donadel (assistente de direção e preparadora vocal), Silvia Canarim (orientadora das coreografias de flamenco), Luciana Hoppe (preparadora corporal), Luciane Pires Ferreira (fotógrafa), Carol Zimmer (iluminadora), Amanda Neves (fotógrafa), Paula Basei (designer gráfico), Samuel Oliveira e Rodrigo Strassburger (registros virtuais e standing), Rafaela Silva e Carlos de los Santos (cenógrafos) e Rô Cortinhas (figurinista). Sem eles, o trabalho da diretora Desirée Pessoa e dos atores Vanda Bress, Pablo Corroche, Adriano Roman e Gabriela Chaves certamente não seria o mesmo!
Então, brindemos ao sucesso que está por vir! 

Da esq. para a dir., em pé: Carlos de los Santos, Rodrigo Strassburger, Luiz André da Silva, Desirée Pessoa, Adriano Roman, Pablo Corroche, Vanda Bress. Abaixo: Samuel Oliveira, Gabriela Chaves, Silvia Canarim.


Da esq. para a dir.: Marcos Ibias, Adriano Roman, Guilherme Paniz, Anelise Ribeiro, Pablo Corroche, Rodrigo Strassburger, Vanda Bress, Barbara Amaral, Samuel Oliveira. Abaixo: Gabriela Chaves, Inês Hübner, Silvia Canarim.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Operação Verão!!!


Pra quem ainda acha que a vida de ator é fácil, já pode ir mudando de opinião. Um dos inúmeros aspectos que estamos constantemente buscando desenvolver é o nosso trabalho corporal. E o ritmo é frenético! Mas uma das partes boas disso é que a gente pode economizar o dinheiro da academia no final do mês...

Com o auxílio da bailarina e coreógrafa Luciana Hoppe, temos exercitado bastante nossos corpitchos. São exercícios detalhados de força, alongamento, precisão e suavidade. Muitas vezes somos levados à exaustão a fim de percebermos novas possibilidades de ação. Tudo isso com o intuito de obtermos uma maior consciência corporal e de adquirir a energia que a nossa futura (agora nem tão futura assim) e linda peça merece.

O público que nos aguarde, pois depois de tanto trabalho e comprometimento queremos transformar toda essa energia e esse suor em um grande espetáculo!

E o verão que nos aguarde também, pois todo esse esforço físico também tem que ter uma recompensa extra, não é?!

Abaixo vocês podem conferir um pouco dos nossos ensaios com a querida Lu Hoppe:


Lu Hoppe (costas) analisando a coreografia do grupo
Da esq. p/ dir.: Vanda, Gabi, Adriano e um pouco do Pablo


 Todo mundo atento
Da esq. p/ dir.: Lu, Pablo, Gabi, Adriano e Vanda
                                               

Um bate-papo muito bacana entre Samuel e Lu


Pessoal trabalhando também no texto com a devida proteção
Da esq. p/ dir.: Rodrigo, Santa, Samuel, Requeijão e Vanda



sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cada vez mais latinos!

São muitas as influências presentes no nosso trabalho que pesquisa, cada vez mais, a latinidade que vive em nós brasileiros. E quem pensa em latinidade certamente pensa em flamenco! 

A dança flamenca, surgida da cultura cigana e mourisca, hoje é um dos símbolos da cultura espanhola. 
Mas quem sabe mais sobre isso é a professora Silvia Canarim: bailarina, coreógrafa e professora de dança flamenca, que ministra aulas regulares na escola Naira Nawroski Centro de Artes Integradas de Porto Alegre

Por isso, a professora Silvia está nos ajudando na montagem das coreografias para a nossa nova peça, além de trabalhar conosco os detalhes da dança flamenca que fogem dos simples estereótipos dessa cultura tão rica. 

Com as aulas, estamos cada vez mais próximos de encontrar maneiras sensíveis de explorar a latinidade que efervesce em nossos corpos e certamente transbordará para além do palco nos dias de espetáculo.

E para adicionar um tempero final na curiosidade, aí vão algumas fotos do nosso processo de aprendizado:

Professora Silvia demarcando o ritmo da coreografia

Ensaio da dança "fúnebre"
Da esq p/ dir: Vanda, Gabi, Sivia, Adriano e Pablo

Silvia ajudando Pablo e Vanda com a postura do flamenco

Ensaio - dança dos namorados
Frente: Vanda e Silvia; Fundo: Pablo

Pablo e Vanda repassando a coreografia
Fundo: Adriano, Gabi, Márcia, Inês, Silvia e Rodrigo


Algumas de nossas inspirações:












domingo, 8 de junho de 2014

Música, maestro!

“Quem canta seus males espanta”, diz o ditado ambíguo, e a gente concorda (com as duas interpretações)!

Trabalhar com música não é fácil, mas nós, atrevidos que somos, decidimos investir bastante na trilha sonora da peça que está surgindo. Inspirados em canções que literalmente espantam os males de qualquer um, começamos nosso trabalho de criação de letras. E já que temos a intenção de espantar os nossos males (e não de cantar nossos males e espantar todo mundo por aí), nada melhor do que contar com a ajuda de um maestro!

Luiz André da Silva, maestro fundador e diretor da Earte (http://earte-rs.com.br/), juntou-se ao Grupo Neelic nesse novo projeto para que, juntos, possamos criar uma trilha que represente o nosso espetáculo.  Além de criar os arranjos musicais e auxiliar no trabalho vocal, Luiz André está nos ajudando a enquadrar as letras que criamos nas melodias que melhor representam a atmosfera da peça.

E o resultado?

Males devidamente sendo espantados por uma trilha que tem tudo para arrancar muuuitas gargalhadas! Com direito a um refrão chiclete, é claro, que vai ajudar a deixar nossa peça inesquecível!


Seguem algumas fotos do nosso processo criativo:



Reunião com Luiz André
Da esq p/ dir: Adriano, Vanda, Pablo, Gabi, Samuel e Luiz André.


Rodrigo e Adriano dando like pras novas músicas


O vozeirão do grupo!
Da esq p/ dir: um violão, um saxofone, outro violão e Gabi.


Grupo experimentando o refrão chiclete
No piano: Luiz André



terça-feira, 3 de junho de 2014

ALÔÔÔÔÔÔ!!!

Muita gente pensa que corpo e voz são duas áreas distintas com pouca conexão entre ambas. Entretanto, é sabido entre atores com alguma experiência que corpo e voz trabalham em conjunto. O corpo funciona como uma potente caixa de ressonância amplificadora dos sons emitidos por nossas pregas vocais. Qualquer movimento ou ponto de tensão na coluna, nos ombros, no pescoço ou no rosto será de alguma forma transmitido para a voz do ator. E como é de conhecimento de todos, a voz do ator é um elemento importantíssimo para a construção de personagem e para sua expressão artística.

Com a ajuda da professora Márcia Donadel, nosso grupo tem trabalhado duro para adquirir maior consciência e técnica vocal. Atenção especial na respiração, na postura e na articulação das palavras com o objetivo de aprimorar a projeção e a qualidade da voz sem machucar e danificar nosso corpo/aparelho fonador. Exercícios que envolvem muito aquecimento, repetições de longos "ALÔÔÔÔÔÔÔÔs!" e até venda de maçãs, laranjas e mangas (!) que no fim nos permitem aperfeiçoar o nosso trabalho. E ainda de quebra a Márcia tem nos ajudado com boas ideias para melhorarmos nossas cenas e construção de personagem. Uma querida e competente profissional!

Abaixo seguem algumas fotos dos nossos ensaios com a Márcia:


 Márcia mostrando como podemos melhorar nossa voz
 Da esq. para dir.: Pablo, Vanda, Gabi, Adriano e Márcia


Todo mundo atento
Ao fundo: Adriano e Vanda.  Na frente: Samuel e Márcia


Rodrigo compenetrado


Vanda e Adriano mostrando uma cena para a Márcia