sexta-feira, 11 de julho de 2014

Cantando, dançando, atuando!

Quem está acompanhando o nosso processo criativo para a composição d'As Alegres Latinas de Porto Alegre já percebeu que a música é parte fundamental do nosso espetáculo. A música, envolta no clima da latinidade brasileira, é elemento constitutivo dessa nossa obra que, através da trilha de Luiz André Silva, faz rir, cantar e, é claro, dançar. E a dança é embalada pelas coreografias flamencas da Silvia Canarim, que nos aproxima cada vez mais dessa cultura tão nossa.
E aí que para a música poder encontrar a dança no palco, Luiz e Silvia precisam, antes disso, encontrarem-se entre si e com atores e direção. E desse encontro de mundos próximos que mistura compassos com passos, contagem de músico com contagem de dançarina, chamamé com chacarera, surge um produto final com a cara da nossa peça, que junta elementos e influências diversas que nos constituem enquanto sujeitos, sujeitos brasileiros, sujeitos brasileiros porto-alegrenses.
Esses encontros todos com profissionais tão dedicados é o que garante que o encontro, aquele com o público, seja lindo, intenso e enriquecedor. E esse encontro vai acontecer logo logo, hein!


Ensaio das músicas e coreografias
Da esq p/ dir: Luiz, Gabi, Adriano, Vanda, Pablo, Silvia e Desirée.

Encontro entre diretora, coreógrafa e músico
Da esq p/ dir: Desirée Pessoa, Silvia Canarim, Luiz André Silva

Elenco atento às instruções (pobres unhas!)
Da esq p/ dir: Pablo, Gabi, Adriano e Vanda
Adriano divando
(e fingindo não saber que estava sendo fotografado)

Cantores do The Voice Brasil grupo gravando a trilha em estúdio
Cantando: Gabi
Sorrindo pra selfie: Adriano e Rodrigo


As alegres latinas estão te esperando!






terça-feira, 1 de julho de 2014

Ciclos do trabalho: retorno às origens... Evoé, Baco!

Estamos nos preparativos finais da estreia de As Alegres Latinas de POA, e muito animados com a proximidade.
O momento é de refinamento de detalhes e trabalho em conjunto com os vários artistas parceiros do projeto. 
Porém, também é o momento de retornar às origens do trabalho: voltar à mesa de leitura, agora já com os personagens definidos, para um exercício de exatidão de pequenas pausas, intenções, enfim, aquele acabamento final que toda obra deve ter (pelo menos assim acreditamos).
Trabalhamos num domingo chuvoso, 29.06.2014, com muito carinho e energias boas e frenéticas, pra deixar nosso espetáculo cada vez melhor, pra te receber quando a estreia chegar. E as fotos deste dia, da Lu Pires Ferreira, como sempre, ficaram belíssimas. Todo o nosso agradecimento a esta pessoa linda que, de tempos em tempos, nos cede seu olhar. Valeu, Lu!!!
Então, segue acompanhando, que daqui a pouquíssimo invadiremos a cidade!
P.S.: ao fim da postagem, colocamos uma fotito do HPSP, local muito querido para nós, no qual desenvolvemos nosso trabalho nos últimos 10 anos (agora em 2014 completaremos 11), e que permanece em ruínas. Pra quem não sabe, fizemos todas as adaptações necessárias pra trabalhar com arte lá dentro, revitalizamos conforme o possível, mas, por se tratar de patrimônio histórico tombado, não podemos fazer mais do que o básico. Assim, seguimos ano após ano, guerreiramente, esperando que a restauração que deve ser feita pelas entidades competentes ainda se cumpra. Enquanto isso, vamos criando, ensaiando, produzindo, pesquisando, aprendendo e ensinando sempre com toda a dedicação e alegria que, quem nos conhece sabe, temos com este lugar tão especial para nós. E pra falar a verdade, é incrível ir atravessando aquele enorme terreno, ir chegando perto de um lugar que por fora está quase assustador, e, ao atravessar a porta, ver paredes coloridas, um cheirinho de café, rostos com enormes sorrisos, polifonia de vozes e amor, muito amor pelo que se faz. Evoé, Baco! 


Adriano Roman (ator)

Rodrigo Strassburger (standing)

Samuel Oliveira (standing)

Desirée Pessoa (diretora) e Pablo Corroche (ator)

Da esq. para a dir.: a cabeça da Gabriela Chaves (atriz), Adriano Roman (ator), Vanda Bress (atriz), Desirée Pessoa (diretora), Pablo Corroche (ator).

Samuel Oliveira (standing), à esq. e Rodrigo Strassburger (standing) à dir.

Desirée Pessoa (diretora) e Pablo Corroche (ator)

Da esq. para a dir.: Gabriela Chaves (atriz), Adriano Roman (ator), Vanda Bress (atriz)

Da esq. para a dir.: Adriano Roman (ator), Vanda Bress (atriz), Desirée Pessoa (diretora), Pablo Corroche (ator)
  
Lu Hoppe (preparadora corporal)

Gabriela Chaves (atriz). Ao fundo, os standings Rodrigo Strassburger (esq.) e Samuel Oliveira (dir.)

Elenco completo

Vanda Bress (atriz)

Fachada do HPSP