quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O coelho

"(...) quando de repente um Coelho Branco de olhos cor-de-rosa passou correndo perto dela.
Não havia nada de muito extraordinário nisso. Nem Alice achou assim tão estranho escutar o Coelho dizer para si mesmo: 'Oh, meu Deus! Oh, meu Deus! Vou chegar tarde!"
(Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll)

A obra de Carroll, que imortalizou a figura do Coelho Branco correndo com seu relógio de bolso, é apenas uma das inúmeras referências ao animal encontradas em obras ficcionais. É o Coelho Branco que mostra a Alice o caminho que a faz entrar no País das Maravilhas, é ele quem dá início à atmosfera misteriosa da obra de Carroll, já que é a primeira figura mágica que aparece para Alice no momento em que ela começa a ficar sonolenta.

Capítulo I - Descendo pela toca do Coelho

Não é à toa, portanto, a relação entre a figura do coelho branco e os mistérios do tempo. O coelho, figura que representa sorte e fertilidade para muitas culturas, em geral aparece em livros e filmes como um personagem nebuloso, muitas vezes relacionado ao destino, aos caminhos inevitáveis que os personagens terão de percorrer até o desfecho de suas histórias.

Tal referência aparece em famosas obras de ficção científica que abordam o tema da viagem no tempo e da existência de mundos paralelos, como o seriado Lost e os filmes Matrix e Donnie Darko. Neste último, o coelho não só é citado, mas é também um dos personagens mais intrigantes da história, amigo imaginário de Donnie que profetiza as tragédias que irão acontecer em breve. A figura fantasiada de coelho acompanha Donnie e é confortante e assustadora ao mesmo tempo. É, por vezes, a única companhia do personagem em um longa-metragem famoso pela afirmação de que toda criatura viva da Terra morre sozinha

Frank - Donnie Darko
Por esses motivos, a presença da figura do coelho tornou-se inevitável no espetáculo "No Fim do Dia", com estreia marcada para 6 de novembro. É como se o coelho sempre estivesse por ali, permeando a transação entre Dealer e Cliente, representando o inevitável desfecho da história, a passagem do tempo e o desejo dos personagens tão cheios de solidão. É ele a corporização do perigo iminente, a figura nebulosa e intrigante que observa o destino dos dois.

Abaixo, registros da diretora Desirée Pessoa da gravação de projeções a serem utilizadas no espetáculo. Tanto a gravação dos vídeos quanto a confecção da cabeça de coelho são de Carlos de los Santos, parceiro do grupo.








"Por que você usa essa fantasia idiota de coelho?
Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem?"


(Donnie Darko - direção de Richard Kelly)


segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Gravação de vídeos - Espetáculo "No Fim do Dia"

Depois de um domingo de trabalho proveitoso, os atores do espetáculo "No Fim do Dia", a estrear no dia 6 de novembro na cobertura de um apartamento em Porto Alegre, reuniram-se mais uma vez com a diretora Desirée Pessoa e o artista Carlos de los Santos, responsável pelos vídeos a serem projetados durante o espetáculo.

Carlos de los Santos é parceiro do Grupo Neelic, tendo trabalhado em outras produções da companhia, como no espetáculo Primeiro Amor, que teve reestreia em junho desse ano e também contou com projeções durante o espetáculo. O encontro do vídeo com o teatro marca o trabalho do Grupo Neelic, e dessa vez os vídeos farão parte do espetáculo de uma maneira diferente: não apenas sendo projetados na parede, mas também constituindo o cenário da peça, aparecendo em televisores posicionados no apartamento.

Nesse dia, as gravações foram feitas no Jardim Botânico. 
Abaixo, registros da diretora Desirée Pessoa do processo.










sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O cenário

O espetáculo No Fim do Dia, de direção de Desirée Pessoa, terá a parceria de três artistas de Porto Alegre para a criação do cenário: Giana Rocha, Livia Koeche e Ana Girardello. Como o espetáculo será apresentado na cobertura de um apartamento, o trabalho de preparação do local para a encenação é desafiador, visto que a ideia é criar um cenário que potencialize a experiência a ser vivenciada por atores e espectadores dentro do apartamento. 

Depois de conversa com a diretora e com os atores, as artistas responsáveis pelo cenário assistiram a ensaios e visitaram o apartamento, a fim de criar e ajustar suas ideias no espaço. 

As fotos abaixo, de Luciane Pires Ferreira, mostram um pouco do espaço e do processo de criação do cenário.














"Eu ia desta janela iluminada, atrás de mim, a esta outra janela iluminada, lá em frente, seguindo uma linha bem reta que passa através de vocês, porque você está aí deliberadamente posicionado." (Na Solidão dos Campos de Algodão)

terça-feira, 6 de outubro de 2015

No Fim do Dia

"Talvez eu seja puta. Mas se eu sou, meu bordel não é deste mundo. Ele se expõe, o meu, à luz legal, e fecha suas portas à noite. Timbrado pela lei e iluminado pela luz elétrica, pois mesmo a luz do sol não é confiável e tem complacências." (Na Solidão dos Campos de Algodão)

O espetáculo No Fim do Dia, livremente inspirado em "Na Solidão dos Campos de Algodão" de Bernard-Marie Koltés, tem estreia marcada para novembro. A estrutura é simples: um Dealer e um Cliente. Mas a transação, que ocorre justamente ao crepúsculo, é permeada por desejo, medo, violência e incerteza.

A encenação explora a noção de jogo, criando um espetáculo dinâmico e imprevisível, e o elemento do duplo é parte constitutiva da atmosfera perigosa criada pelos personagens.

As fotos abaixo são de Luciane Pires Ferreira, e foram realizadas no espaço em que o espetáculo será apresentado: na cobertura de um apartamento.






sábado, 3 de outubro de 2015

Domingo de trabalho

E os trabalhos continuam para a estreia de novembro!

O laboratório de pesquisa criado para a tese da nossa diretora, Desirée Pessoa, se encaminha para um mês de ensaios dobrados e encontros extras referentes à produção e à divulgação do espetáculo.

A foto abaixo é de domingo passado, dos atores com Carlos de Los Santos, responsável pelos vídeos do processo de laboratório e de outros que poderão compor projeções a serem utilizadas durante o espetáculo.