terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ensaio aberto "Os Gringos"

Pessoal,

Neste sábado, 07.12, às 14h, faremos um ensaio aberto de "Os Gringos à beira de um ataque de nervos", espetáculo que vamos estrear logo, logo, em 2014, com ENTRADA FRANCA. 
Será na sala 400 da Usina, a sala do grupo Teatrofídico. Vem!!! 
Os Gringos à Beira de um Ataque de Nervos é uma divertida comédia criada pelo Grupo Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica). A peça foi elaborada a partir do mote da herança cultural latina que temos na miscigenação da qual fomos originados, nós, gaúchos. 
Com direção de Desirée Pessoa, a peça tem no elenco Vanda Bress, Carol Oliveira, Pablo Corroche e Adriano Roman. 
Na foto abaixo, de Luciane Pires, os atores Vanda Bress e Pablo Corroche.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

É hoje! Estreia da peça Olhar de Frente!

Gente, chegou o grande dia! Estamos na correria, e muito felizes com o resultado. Então, para tudo e vem nos ver!
Abaixo, o link do blog do Roger Lerina, onde saiu a notícia, os dados sobre a peça e uma foto, da Luciane Pires, pra deixar o gostinho de água na boca!




Grupo Neelic apresenta “Olhar de Frente”: 
terceiro espetáculo da Trilogia Sensível

Última parte da Trilogia Sensível (Portas do Invisível e Hallucination já encenadas) – elaborada em comemoração aos dez anos de atuação do Grupo Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica) -, a peça teatral “Olhar de Frente”, despertará muitas emoções no público nos dias 22, 23 e 24 de novembro, e 1º de dezembro, na Usina do Gasômetro (sala 400), nas sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h.
      No espetáculo, o sentido da vida é enfatizado a partir da presença constante da morte. Assim, são tratados temas como as muitas mortes que enfrentamos ao longo de uma vida, a valorização do sentido de presença e os aspectos de fragilidade, sensibilidade e força que contraditoriamente permeiam nossa existência. “Vamos do palco rumo ao encontro do espectador, como uma fonte d’água que brota entre as pedras. As fronteiras entre os sentidos, a colisão de sensações na relação ator-espectador aqui são fundamentais”, declara a diretora e atriz de “Olhar de Frente”, Desirée Pessoa.
     Conforme enfatiza a diretora do espetáculo, “Olhar de Frente” é uma rede de ações criadas a partir de disparos percebidos na ação da personagem Lady Macbeth, mas sem o tratamento ficcional da obra. O texto de Shakespeare é fonte de criação e não o fim, ressalta Desirée. “Não há dramaturgia, e sim acontecimentos escalonados na relação entre o corpo da atriz e o olhar do espectador. A relação do efêmero e do invisível que se estabelece entre aquela que faz (atriz) e aqueles que olham (espectadores) é a essência da peça.” 
     Apesar de “Olhar de Frente” ser a terceira parte da Trilogia Sensível, o espetáculo é independente das duas primeiras encenações, não interferindo em nada se o espectador não assistiu aos outros dois títulos. 


Ficha técnica:

Direção: Desirée Pessoa
Direção Musical: Luiz André da Silva
Orientação Coreográfica: Luciana Hoppe
Atuação: Desirée Pessoa
Participação especial: Vanda Bress
Iluminação: Carol Zimmer
Figurino: Rô Cortinhas
Cenário: Rafaela Silva
Produção: Carol Oliveira
Realização: Grupo Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica)

Informações Completas:

Espetáculo: “Olhar de Frente”
Local: Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551, Centro, Porto Alegre/RS), sala 400 
Datas: 22, 23 e 24/11, e 1º/12
Horários: Sextas e sábados, 21h, e domingos 20h
Valor: R$ 30,00, com 50% de desconto para estudantes, artistas e pessoas a partir de 60 anos

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Quanto tempo!

Pessoal,

Estes últimos meses passaram voando. Trabalhamos tanto, criamos tanto, que nem percebemos que ficamos um tempão sem aparecer por aqui. 
Aos leitores assíduos, lamentamos muitíssimo. Como o tempo é nos dado por um reloginho que não tem como dar corda pra trás (e as pesquisas científicas que contestam ainda não se popularizaram em forma de relógio ao contrário), o que podemos fazer agora é tentar postar aqui todas as novidades que foram acontecendo nos últimos meses, e divulgar os eventos que vêm por aí.
Siiiim, porque novembro e dezembro serão meses cheios de coisas boas: espetáculos e ensaios abertos do nosso grupo, exercícios cênicos da escola que a gente mantém (a Escola de Teatro do Grupo Neelic), enfim, muitas atividades e emoções no coração.
Então, vamos que vamos, que o ano tá chegando no fim, mas ainda dá tempo de viver muita coisa boa!!!
 
Abaixo, duas lindas fotos de ensaio do espetáculo Olhar de Frente, que está com estreia agendada para novembro. A peça tem direção e atuação de Desirée Pessoa. As fotos são da Luciane Pires Ferreira!



sábado, 27 de abril de 2013

Primeiro ensaio fotográfico deste ano

Bom dia, pessoal!

Tivemos já o nosso primeiro ensaio fotográfico deste ano, e resolvemos postar algumas das fotos aqui.

O trabalho que foi fotografado é sobre uma pesquisa com aspectos da latinidade e seu potencial cênico, que estamos começando, aos pouquinhos, modestamente, a desenvolver.

Nela, são colaboradores como atores: Fabiana Montin, Pablo Corroche, Vanda Bress e Renata Stein. Na direção, Desirée Pessoa. Colaboração com a expressão corporal: Luciana Hoppe e Viviane Gawazee. Colaboração na produção: Inês Hübner. E se unirá a nós, no decorrer desta caminhada, Márcia Donadel, trazendo colaboração na expressão vocal.

As fotos, lindas, são da Luciane Pires Ferreira, também nossa colaboradora, e amiga. 

Acompanhem, pessoal, que muitos frutos virão desta árvore!

Da esq. para a dir.: Vanda Bress, Pablo Corroche e Renata Stein.

Fabiana Montin

Da esq. para a dir.: Pablo Corroche, Fabiana Montin e Desirée Pessoa.

Da esq. para a dir.: Renata Stein e Fabiana Montin.

Da esq. para a dir.: Pablo Corroche, Renata Stein e Vanda Bress.

Da esq. para a dir.: Fabiana Montin, Pablo Corroche e Desirée Pessoa.

sábado, 13 de abril de 2013

Começando a mil, agora foi!!!

Queridos leitores,

Este ano, em que nosso grupo completa 10 anos de existência e resistência, será marcado por três atividades principais, que compartilhamos desde já com vocês. 

A primeira, vem sendo elaborada desde meados do ano passado. Trata-se de um espetáculo que aborda a questão da SAUDADE, e que reúne, em sua poética, questões investigadas pela diretora e atriz Desirée Pessoa, e pela atriz convidada do Grupo Neelic, Márcia Donadel. Juntas, e com a colaboração de Christiano Buys, músico e ator, como convidado deste projeto, as artistas se propõem à testagem, na elaboração de um espetáculo, de técnicas experimentadas no campo prático e estudadas teoricamente, durante o curso de Mestrado no PPGAC - IA - UFRGS, onde foram colegas. Cada ensaio é uma descoberta fascinante. Estamos em pleno desenvolvimento, e ainda antes do fim deste ano você poderá compartilhar conosco da lindeza que (já temos certeza pela beleza dos ensaios) ficará nosso espetáculo lírico-dramático-pós-dramático-performático-musical, hehehe.
Aqui, uma fotinho para nos inspirar!


A segunda, é uma proposta de pesquisa sobre os aspectos da cultura latina que podem influenciar e interferir na elaboração da cena. Neste projeto estão engajados os atores do Grupo Neelic, PabloCorroche, Fabiana Montin e Vanda Bress, que, juntamente com a convidada Renata Stein, sob direção de Desirée Pessoa, se dedicam bravamente a encontros para estudos iniciais sobre o tema, que incluem também as parceiras convidadas Luciana Hoppe e Viviane Gawazee, e o trabalho de projeto com Inês Hübner.


Por fim, Desirée Pessoa se confronta uma vez mais como atriz em um espetáculo solo, que será a continuação e evolução de Portas do Invisível, criado em 2012. Em busca do avanço de sua pesquisa de trabalho autoral, o encontro com a bailarina Luciana Hoppe foi e está sendo fundamental. Conceber, dirigir e atuar em Olhar de Frente (nome do novo espetáculo) será um processo de grande entrega por parte da atriz e diretora, que certamente gerará um ambiente de intimidade muito profunda com o espectador. Falar em ritual, neste caso, não é exagero. No Portas, algumas questões nos deixaram desejosos de uma maior profundidade. Pensamos inicialmente em criar uma versão revisitada da peça. Porém, ao começar a abrir as questões, percebemos que eram tantas, e tão grandes, que resultariam em um novo espetáculo, inevitavelmente. Medo, nunca tivemos. Temos neste momento o privilégio do encontro com a Lu Hoppe. Então, mãos (e corpo) à obra!