segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Gravação de vídeos - Espetáculo "No Fim do Dia"

Depois de um domingo de trabalho proveitoso, os atores do espetáculo "No Fim do Dia", a estrear no dia 6 de novembro na cobertura de um apartamento em Porto Alegre, reuniram-se mais uma vez com a diretora Desirée Pessoa e o artista Carlos de los Santos, responsável pelos vídeos a serem projetados durante o espetáculo.

Carlos de los Santos é parceiro do Grupo Neelic, tendo trabalhado em outras produções da companhia, como no espetáculo Primeiro Amor, que teve reestreia em junho desse ano e também contou com projeções durante o espetáculo. O encontro do vídeo com o teatro marca o trabalho do Grupo Neelic, e dessa vez os vídeos farão parte do espetáculo de uma maneira diferente: não apenas sendo projetados na parede, mas também constituindo o cenário da peça, aparecendo em televisores posicionados no apartamento.

Nesse dia, as gravações foram feitas no Jardim Botânico. 
Abaixo, registros da diretora Desirée Pessoa do processo.










sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O cenário

O espetáculo No Fim do Dia, de direção de Desirée Pessoa, terá a parceria de três artistas de Porto Alegre para a criação do cenário: Giana Rocha, Livia Koeche e Ana Girardello. Como o espetáculo será apresentado na cobertura de um apartamento, o trabalho de preparação do local para a encenação é desafiador, visto que a ideia é criar um cenário que potencialize a experiência a ser vivenciada por atores e espectadores dentro do apartamento. 

Depois de conversa com a diretora e com os atores, as artistas responsáveis pelo cenário assistiram a ensaios e visitaram o apartamento, a fim de criar e ajustar suas ideias no espaço. 

As fotos abaixo, de Luciane Pires Ferreira, mostram um pouco do espaço e do processo de criação do cenário.














"Eu ia desta janela iluminada, atrás de mim, a esta outra janela iluminada, lá em frente, seguindo uma linha bem reta que passa através de vocês, porque você está aí deliberadamente posicionado." (Na Solidão dos Campos de Algodão)

terça-feira, 6 de outubro de 2015

No Fim do Dia

"Talvez eu seja puta. Mas se eu sou, meu bordel não é deste mundo. Ele se expõe, o meu, à luz legal, e fecha suas portas à noite. Timbrado pela lei e iluminado pela luz elétrica, pois mesmo a luz do sol não é confiável e tem complacências." (Na Solidão dos Campos de Algodão)

O espetáculo No Fim do Dia, livremente inspirado em "Na Solidão dos Campos de Algodão" de Bernard-Marie Koltés, tem estreia marcada para novembro. A estrutura é simples: um Dealer e um Cliente. Mas a transação, que ocorre justamente ao crepúsculo, é permeada por desejo, medo, violência e incerteza.

A encenação explora a noção de jogo, criando um espetáculo dinâmico e imprevisível, e o elemento do duplo é parte constitutiva da atmosfera perigosa criada pelos personagens.

As fotos abaixo são de Luciane Pires Ferreira, e foram realizadas no espaço em que o espetáculo será apresentado: na cobertura de um apartamento.






sábado, 3 de outubro de 2015

Domingo de trabalho

E os trabalhos continuam para a estreia de novembro!

O laboratório de pesquisa criado para a tese da nossa diretora, Desirée Pessoa, se encaminha para um mês de ensaios dobrados e encontros extras referentes à produção e à divulgação do espetáculo.

A foto abaixo é de domingo passado, dos atores com Carlos de Los Santos, responsável pelos vídeos do processo de laboratório e de outros que poderão compor projeções a serem utilizadas durante o espetáculo.



domingo, 23 de agosto de 2015

Tem estreia em novembro... Desejo, Medo, Violência

Está prevista para novembro deste ano a estreia do espetáculo resultante do laboratório de pesquisa criado por nossa diretora, Desirée Pessoa, para sua tese de Doutorado em Artes Cênicas pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).






No laboratório, quatro jovens atores, todos homens, integram este trabalho, que também será uma realização do Grupo Neelic. Matteo Alvez, Leo Peralte, Rodrigo Strassburger e Samuel Oliveira experimentam, desde o início deste ano, diferentes desafios lançados pela diretora que giram em torno dos conceitos de encontro, corpo, rosto e outro. O espetáculo resultante deste processo será livremente inspirado na obra de Bernard-Marie Koltès, Na Solidão dos Campos de Algodão. Nele, a noção de jogo é o que fundamentará a encenação, cujos temas principais são o medo, o desejo e a violência. 
O espectador pode contar, desta forma, com um espetáculo envolvente e dinâmico, onde diferentes energias são elevadas ao grau máximo de sua potência.
As fotos aqui do post são dos atores, no espaço de criação do Grupo Neelic, o Bloco 6 do Hospital Psiquiátrico São Pedro.


Da esquerda para a direita: Samuel Oliveira, Matteo Alvez, Léo Peralte, Rodrigo Strassburger.