Ocupação de Espaços

Desde nossa fundação, participamos de projetos públicos que envolvem o convívio com outros grupos de Porto Alegre, como é o caso da ocupação cênica no HPSP, na qual atuam desde o ano 2000 (contando com nossa chegada ao local no ano 2003) cinco companhias. São elas: Falus & Stercus, Oigalê Cooperativa Teatral, Povo da Rua Teatro de Grupo, Caixa-Preta e Grupo Neelic. A nomenclatura Condomínio Cênico do HPSP se deve à forma como foram consolidados a divisão do espaço e o convívio entre as companhias naquele local ao longo dos vários anos de ocupação: os grupos habitam espaços independentes. Todos os locais estão situados dentro de um mesmo edifício, mas são delimitadas as áreas utilizadas por cada grupo, com separação por portas e paredes. As companhias realizam assembleias através de um de seus representantes no formato de reuniões de condomínio aos moldes de edifícios residenciais. Nas reuniões, as decisões são compartilhadas, assim como as responsabilidades por procedimentos artísticos e políticos coletivos, tais como agendamento de reuniões com os representantes da SEDAC-RS (Secretaria do Estado da Cultura), e do IEACEN (Instituto Estadual de Artes Cênicas), órgãos envolvidos no processo de ocupação, uma vez que o edifício do hospital pertence à Secretaria da Saúde do Estado do RS. Há ainda a figura do síndico, que deverá se responsabilizar pelos aspectos de manutenção do espaço coletivo (retirada de lixo, troca de lâmpadas que porventura queimem, entre outros). A sindicância tem a duração de um mês para cada companhia, e a troca é rotativa.   
Desde agosto de 2007, desenvolvemos nossas atividades também na Usina do Gasômetro, através do projeto Usina das Artes, da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), em que atuam cerca de trinta coletivos de teatro e dança, entre ocupantes oficiais e grupos convidados. O prédio, uma antiga usina elétrica à base de carvão, desativada desde 1974, passou a ser sede do projeto em 2005. Neste local, tivemos a oportunidade de expandir nosso trabalho, aprofundando nosso processo de desenvolvimento artístico, adquirindo mais experiência e fidelizando público. O projeto Usina das Artes ocorre através de uma seleção via edital anual, ou seja, há uma rotatividade de companhias ocupando o espaço da Usina do Gasômetro. De todos os grupos que por lá passaram anualmente (e alguns ainda hoje atuam), citamos: Eduardo Severino Cia. de Dança, Ânima Cia. de Dança, Grupo TATO, Teatrofídico, Depósito de Teatro, Teatro Sarcáustico, Lumbra, Grupo dos Cinco, Cia. A Hora do Anjo, Tradisons, Santa Estação, Grupo Neelic, entre outros. 
Como caminho óbvio de sua escolha por um trabalho de transformação social, atuamos em parceria com outros locais públicos e privados. É o caso do projeto Mais Educação, da Rede Marista de Solidariedade, do Usina da Educação, da Cidade Escola Núcleo Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional, do centro cultural Semear e da escola de música Earte. O principal objetivo das ações de nosso grupo junto às instituições parceiras é proporcionar a disseminação do trabalho artístico-pedagógico consolidado pelos seus profissionais, colaborando com os processos cognitivos e de desenvolvimento cultural de jovens e adultos interessados e de crianças cujas famílias apresentem o desejo de participação. 
Esse trabalho junto aos estudantes que participam dos projetos e suas famílias desenvolve a auto-estima dos participantes, aumenta sua capacidade de cognição e interação social, além de auxiliar em um melhor desempenho de cada um frente às adversidades da vida. Tais elementos são pedagogicamente trabalhados pelos integrantes do grupo com um planejamento anterior que garante o sucesso de cada atividade. As atividades são elaboradas através de ferramentas (jogos e exercícios) provenientes do teatro, dança, circo e música (especialidades dos profissionais da Escola de Teatro do Grupo Neelic).
Um elemento fundamental no conjunto de ações de nosso grupo e que possui caráter formativo é a construção de um caminho que leve ao entendimento da atuação como parte essencial do trabalho em teatro, mas também como uma escolha pelo exercício de cidadania. Duas são as manifestações essenciais desta opção: o fato de estarmos disseminando o teatro em espaços alternativos e a possibilidade aberta de receber no próprio espaço os atuadores recém-formados nos cursos que o grupo oferece, abrindo portas assim, à perspectiva de uma profissão futura. 
O fortalecimento do público que acompanha nosso trabalho pôde ocorrer devido à qualidade de tempo que temos de planejar nossas atividades, à estrutura física existente e à sensibilidade que provocaram na sociedade os projetos Usina das Artes e Ocupação Cênica do HPSP. E aí estamos tratando de outro fator que determina as possibilidades alcançadas: o fato de o trabalho de criação ser desenvolvido de forma continuada.