O grupo

Iniciamos nossa trajetória em 2003. Nossa proposta ideológica surgiu de uma experiência com oficinas para a comunidade, e se concretizou pela possibilidade de ocupação do espaço público então ocioso em que desenvolvemos ainda hoje parte de nossas atividades, no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). Desde nossa origem, trabalhamos com criação de espetáculos, ensino e pesquisa em artes cênicas. Atuamos em diferentes locais de Porto Alegre, fazendo uso de espaços públicos outrora ociosos, como é o caso das salas que utilizamos nos projetos Usina das Artes e Condomínio Cênico do HPSP, em parceria com os governos do Estado do RS e do Município de Porto Alegre, como também com artistas e grupos de teatro e dança. 
A prática artística em um local com condições adversas (atuamos, desde o início da trajetória, em instalações que por longo tempo estiveram abandonadas, no HPSP), tais como falta de um adequado sistema elétrico, piso estragado, azulejos caindo das paredes, goteiras e consequente umidade nas paredes e no chão, trouxe a cada um de nós, integrantes do Grupo Neelic, o senso de comprometimento ético com a utilização daquele espaço público. Entendemos desde cedo como nossa responsabilidade lutar pela transformação do local deteriorado. Refiro-me a uma transformação física, no sentido de concretizar as melhorias possíveis dentro da realidade de um prédio tombado como patrimônio histórico; como também a uma metamorfose social, no sentido de que tal empreitada pretende provocar a desmistificação de um edifício outrora temido pela população, maldito por ser referenciado exclusivamente como a “casa dos loucos”.
Ao longo de nossa história, criamos diversos espetáculos, todos com ênfase de pesquisa na experimentação. Além das peças, promovemos também na cidade de Porto Alegre diversos eventos, como o Sarau de Livre Expressão Artística do Neelic, caracterizado por frequência regular, gratuito e aberto ao público. Há também a mostra de repertório ocorrida por ocasião do aniversário da companhia, denominada Teatro de Presente. Seu marco é a variedade de atividades e a gratuidade de todas. Entre elas estão espetáculos, oficinas, palestras, mostras de exercícios e debates. Além destes, há ainda os eventos promovidos pela Escola de Teatro do Grupo Neelic, mantida desde nossa fundação. Através da Escola, são oferecidos ao público anualmente diversos cursos e oficinas, assim como exercícios cênicos e mostras de trabalho dos estudantes.
Devido ao conjunto de nossas ações, a contar da data de surgimento, desenvolvendo um trabalho de relevância social na cena gaúcha, como já o observou, por exemplo, o crítico teatral Antonio Hohlfeldt, em sua coluna no Jornal do Comércio, veículo de grande circulação na capital gaúcha:

A continuidade do Neelic, aliás, bem como o cadastramento dos visitantes, espetáculo após espetáculo, tem trazido este resultado positivo para o grupo.
Assim, por todos estes motivos, enquanto boa parte dos grupos locais e nacionais mais se preocupa com espetáculos leves e de puro divertimento, o grupo Neelic, sem abrir mão da alegria e da risada, propõe algumas reflexões ainda oportunas e candentes. (JORNAL DO COMÉRCIO, 01.07.2011)


A estrutura de ação do Grupo Neelic está ramificada em três grandes linhas: Encenação, Ensino e Pesquisa. Entre nossos atores há uma formação comum que inclui técnicas de improvisação, atuação, expressão corporal e vocal provenientes de trabalhos de experimentação a partir das linhas da Antropologia Teatral, da Dança-Teatro e de estudos sobre a noção de Performance, assim como de pesquisas teórico-práticas sobre o legado de homens e mulheres como Jerzy Grotowski, Constantin Stanislavski, Vsevlod Meyerhold, Eugenio Barba, Peter Brook, Arianne Mnouchkinne, Tadeusz Kantor, Marina Abramovic e Jacques Lecoq, entre outros. Todavia, existem aspectose vivências variadas na formação de cada um de nós, pois acreditamos que no encontro das diferenças haja um enriquecimento da obra em composição e dos sujeitos envolvidos.