sexta-feira, 25 de março de 2011

Ivaldo em Porto Alegre

Gente,

vale a pena conferir!!!


Coreógrafo Ivaldo Bertazzo apresenta espetáculo e livro de seu projeto Corpo Vivo em Porto Alegre

Depois de temporada de sucesso em São Paulo, espetáculo Corpo Vivo – Carrossel das espécies, dirigido pelo coreógrafo e educador corporal Ivaldo Bertazzo, chega a Porto Alegre: ele está em cartaz no Hotel SESC Campestre, nos dias 27 e 28 de março, em três apresentações com entrada franca. As atividades são complementadas por um workshop com Bertazzo, que acontece no dia 26, a partir das 15h. Após o workshop Bertazzo autografa seu livro Corpo Vivo – Reeducação do movimento, lançado recentemente pelas Edições SESC. Espetáculo e livro fazem parte de um mesmo projeto: a reflexão sobre a preservação e degeneração do corpo.

Com roteiro de Marília de Toledo, Corpo Vivo – Carrossel das espécies pretende representar a evolução da espécie humana, comparando-a com a dos répteis, pássaros, peixes e quadrúpedes, por meio da dança, da música e de textos que percorrerão o teatro-dança. O ator Rubens Caribé dá vida à história de um monge que dedica a existência não apenas à filosofia, mas também a estudos sobre a anatomia de diversas espécies, com o objetivo de encontrar a perfeição. Em cena, são interpretados os encontros desse monge e de outros personagens, como um maestro que dirige um coral de bichos, um professor de organização dos músculos da face com os animais que ele pesquisa, num embate de atração e inveja em relação as suas características.

Capa_Corpo VivoNo livro Corpo Vivo – Reeducação do movimento, Bertazzo lembra que, quando o ser humano abandonou a condição de quadrúpede e se ergueu sobre seus membros inferiores, tornando-se bípede, ganhou uma imagem visualmente mais forte, indispensável para sua sobrevivência, mas que acarretou problemas sérios a uma estrutura óssea que não estava pronta para modificar tão radicalmente seu eixo de sustentação – ele propõe, então, sua metodologia para reverter os problemas que essa nova condição vertical, combinada aos hábitos modernos, promoveu no corpo humano. As séries de atividades, demonstradas com imagens detalhadas, estimulam o organismo e auxiliam o combate a problemas específicos do corpo humano, desde doenças cardíacas e recondicionamento físico até problemas com a apneia noturna e a libido. “Ivaldo ensina a incorporar hábitos curadores a cada instante de sua movimentação”, comenta Maitê Proença, atriz que convive com Ivaldo há muito tempo, e que exprime suas impressões na quarta capa do livro.

Segundo o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, “desde o corpo humano que nada, rasteja e anda, até aquele que procura alçar vôos longínquos, Bertazzo lida com fontes sólidas, teóricas e científicas, portanto tão profundas quanto os desejos que nos lançam ao longe.”

Sobre o diretor/autor – Ivaldo começou a dançar aos 16 anos e teve aulas com Tatiana Leskova, René Gumiel, Ruth Rachou e Klaus Vianna. Viajou para Turquia, Tailândia, Índia, Grécia, Espanha,Vietnã, Etiópia, Bolívia e Peru, entre outros, incorporando as danças étnicas e culturas destes países a seu trabalho como bailarino e coreógrafo.  É o criador do Método Bertazzo, que ele desenvolveu ao longo de 30 anos de estudos e experiências sobre a dança e o corpo. Desde 1976, criou mais de 30 espetáculos de dança em duas vertentes, uma com bailarinos profissionais e aparatos cênicos e uma com “cidadãos dançantes”, muitas vezes oriundos de um trabalho social com a periferia.

Projeto Corpo Vivo - Programação

Workshop Corpo Vivo e sessão de autógrafo
Data: 26/03
Horário: a partir das 15h

Espetáculo Corpo Vivo – Carrossel das espécies
Data: 27 e 28/03
Horário: domingo às 19h e segunda às 15h e 20h.
Local: Hotel SESC Campestre – Ginásio de esportes. Av. Protássio Alvez, 6220.
Informações: (51) 3284-2070
Entrada franca

Corpo Vivo – Carrossel das espécies
Concepção, direção e Coreografias: Ivaldo Bertazzo
Texto e roteiro: Marília de Toledo
Assistência de direção: Suzana Mafra
Cenário e figurino: Luciana Bueno
Confecção de bonecos: Jésus Seda
Direção musical: Ruben Feffer
Iluminação: Wagner Freire
Design de som: André Omote
Elenco: Rubens Caribé, Regina Elena
Mesquita e Companhia de Dança Ivaldo Bertazzo