quarta-feira, 11 de maio de 2011

Adoração segue em cartaz e poesia...

Gente,
Outra dica bacana de teatro para quem quiser curtir a arte é Adoração, em cartaz na Usina. A peça segue até 22 de maio, e as informações estão abaixo.

Depois das informações sobre o Adoração, colocamos uma poesia que foi dita em nosso último Sarau de Livre Expressão Neelic. É do Sérgio, nosso mais novo amigo, que compareceu ao Sarau do Neelic pela primeira vez. Venha você também nos próximos, é sempre uma ótima experiência.


ADORAÇÃO - Dois Textos de Nelson Rodrigues Encenados pela Primeira Vez.

Sábados e domingos até 22 de maio, na Usina do Gasômetro, Sala 505, às 21h.
Com Sandra Alencar; Direção Beto Russo.

Adoração segue em cartaz


Da obra de Nelson Rodrigues, apresentando capítulo inédito do romance ‘CIDADE’.

Para marcar a passagem dos trinta anos de morte de Nelson Rodrigues, o Grupo dos Cinco estreou espetáculo que reúne dois textos pertencentes à primeira fase do autor, época em que ele atuava como repórter, muitas vezes das páginas policiais. ‘A Paixão Religiosa de Maria Amélia’, de 1930, está entre as dezenas de colunas assinadas no jornal Crítica, de propriedade da família Rodrigues. ‘Uma menina foi para o céo..’. ainda não publicado em livro, é capítulo do primeiro romance de Nelson – ‘CIDADE’ - anunciado pelo jornal O Globo em 1935 e que, entretanto, nunca foi localizado na íntegra.

O espetáculo solo com Sandra Alencar e direção de Beto Russo é o desdobramento de pesquisa iniciada pelo Grupo, em 2005, sobre a transposição ao palco da obra literária de Nelson Rodrigues. Através de Caco Coelho, dramaturgista do espetáculo, o grupo teve acesso aos textos agora encenados e que são emblemáticos, pois já antecipam o ambiente, a atmosfera e tantos elementos que iriam caracterizar a vasta obra dramática de N.R.

Afora o valor histórico desses textos e o fato de serem inéditos nos palcos, a escolha foi feita pela temática de contundente crítica de suas histórias segundo as quais, a condição humana é sempre evocada numa perspectiva patética e trágica.

Com Sandra Alencar
Concepção e Direção: Beto Russo / Dramaturgista: Caco Coelho
Preparação Vocal: Ligia Motta / Preparação Corporal: Heloisa Bertoli
Iluminação: Fabrício Simões
Figurino: Margarida Rache/ Cabelos e Maquiagem: Elison Couto
Gravação da Trilha: Leandro Nunes e Lucio Alves
Consultoria em Psicologia: Luciane Engel
Produção: Beto Russo e Sandra Alencar / Realização: Grupo dos Cinco


Foto Claudio Etges




E aqui segue a poesia do Sérgio...



MUITO ALÉM DO SEU TEMPO           

Neste morro de
Bela Vista desta cidade
Na minha mocidade
Recordo das primeiras
Pedras brilhantes como
Diamantes do
Instituto Porto Alegre
Que lembra um
Castelo inglês com
Guardas reais
Filósofos com diversos
Serviços em Gerais
Príncipes e princesas
Espero uniformizado
Ao som do Sino, localizado
No pátio, fico ao ar
Vou para sala
A Estudar
Estou com a nova turma
A filosofar
O sol se esconde
Neste jardim lindo
As luzes das
Lâmpadas mágicas brilham
Iluminando caminhos
Na janela observo
Com o olhar verde das árvores
A chuva do sétimo céu
Está a regar
Gota aparece no vidro
A molhar
Chega na hora
Marca comigo
Naquele instante
Desce pela calha fechada
Do alojamento
Rapidamente
Sem que ninguém os veja escorregar
Desloca
Atravessa o terreno
Em direção ao
Antigo teatro
Pequeno, mas
De grande talento
Encontra-me
Vivo o amor constante
De Romeu e Julieta
Juro amor eterno
Sentimento sincero
Aplausos incessantes
Da garota
Com seu sorriso
Encantador de cada manhã
Americanense
Nesta data calorosa
Mato minha sede no bebedouro
Ao som da vitrola pesada e bela
Toca Elvis e James Brown
Vozes de ouro
Da época
Músicas para todas as idades
Levam-nos a dançar na
Fonte da Saudade
“Onde tenho muita saudade”
Bebo meu refrigerante
Mais adiante
Neste dia quente
Entro na biblioteca da gente
Leio livro, jornal e revista
Fui o reservista
Daquela lista
Na guerra mundial no
Campo de combate nazista
A FEB lutou com bravura
O mundo vivenciou
Perdemos a Copa e o presidente
Getulio Vargas
O país chorou
Ganhamos a Copa
Na Europa
Juscelino governador da nação
Ficamos contentes
 A seleção goleou
Com muita habilidade
No Estádio da Liberdade
Jango cassado pelos generais
Brizola com direito da legalidade
Ditadura militar
Brasil nunca mais!
Diretas já!
Tancredo que voou para além do luar
Cruzados, cruzeiro e real
Tetra campeão mundial
Penta campeão mundial
Obrigado!Que felicidade
Eh!Está ficando tarde
Saio
Descendo os degraus
Pergunto-me
Sonho ou realidade
Vejo meus colegas do
IPA e Americano
Que bom revê-los
Mestres e Mestras nos
Parabenizam
Subo os degraus do
Oscar Machado
Minha formatura
Sonhada
Suada
Beijo a amada
Com os abraços dos meus familiares
E namorada
Que me viu
Chegar e passar
De séries da vida
Neste lugar
Marco meu nome
Emocionado
Nas paredes e portas a enfeite
Eternizado
Volto ao passado
Em direção ao infinito
Nos olhos de quem não me enxergam
Mas me sentem
Como um simples
Vento
Lá estarei
Muito além do seu tempo.

   
Sérgio Assis dos Santos.