sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Espetáculo "Intimidade " volta em cartaz


A Sala 504 da Usina do Gasômetro vai mais uma vez esquentar! A turma do nível intermediário do curso Formação de Atores da Escola do Neelic volta em cartaz com o espetáculo "Intimidade" baseado na belíssima obra Álbum de Família do grande NELSON RODRIGUES (em Caps Lock). O pernambucano traça nesse ousado roteiro uma família normal e feliz (pela ótica rodrigueana) porém a "intimidade" do lar traz um contexto totalmente destorcido e recheado de incesto, perversões e violências. A história é interrompida regularmente pelo Speaker, que mostra ocasiões em diferentes épocas da família, onde são fotografados para o suposto "álbum".  Além disso, a diretora Desirée Pessoa introduz no espetáculo uma forte influência de Bertold Brecht na hora em que os atores praticam quebras de energias e diferentes situações no decorrer da peça. Os quatro atores brincam com a troca de personagens em cena simulando um jogo, o que torna o espetáculo versátil e ousado. "Intimidade" terá uma temporada curta, nos dias 15/16/22 e 23 de outubro sempre ás 18:30 na sala 504 da Usina do Gasômetro. Confira abaixo o vídeo teaser! 
Abraços e até a próxima!

Suelen Gotardo
Grupo Neelic

Oficinas para Atores no Neelic com Daniel Alberti (SP)

Pessoal!!!

Venham ampliar seus conhecimentos e fazer esta oficina com Daniel Alberti, profissional da máxima competência que está chegando agora de SP!

Abaixo seguem as informações completas das duas oficinas que o Daniel vai dar no Neelic. Participem, porque vale muito a pena! 

Apareçam! É só chegar!

Abraços...


Daniel é formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e pela Faculdade de Artes Cênicas, também da USP. Trabalhou como ator em 30 peças e ganhou diversos prémios de melhor ator no Brasil e Exterior. Ministra cursos para atores em muitos Estados e fora do país. Atualmente, é professor da Escola Nacional de Teatro em SP.

O Ator e a Ação Vocal

O objetivo dessa oficina é trabalhar a palavra. Investigando os recursos vocais por meio de improvisos vocais e exercícios específicos, estimula-se a descoberta de potenciais criativos da voz e da palavra, levando o aluno a desenvolver um processo autônomo de construção e utilização da palavra cênica.
Trabalhar a pontuação, a criação de imagens com as palavras, a ação vocal, as ênfases, as atmosferas do texto, o ritmo, o registro sistematizado de partitura são algumas das matérias abordadas aqui.

Viewpoints – O Ator no espaço

Neste curso propõe-se vivenciar a técnica de improvisação trabalhada por Anne Bogard que possibilita um vocabulário para pensar e agir sobre movimentos, gestos e deslocamentos. Por meio da relação entre tempo e espaço, esta técnica treina performers/atores, potencializa a capacidade de improvisação corpóreo/vocal, cria material cênico para teatro e dança e amplia a consciência do interprete em cena. 



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ESPETÁCULO "STRANGENOS" FAZ APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA NO ESPAÇO DO GRUPO NEELIC, NA USINA!


Olá, amigos!

Está vindo a Porto Alegre, após várias apresentações pelo Brasil e exterior, o espetáculo "Strangenos". Ele vai fazer uma apresentação EXCLUSIVA na sala do Neelic, na Usina.

Espero que possam prestigiar, pois vai ser algo bem importante.

É apresentação única, dia 25 de setembro!

O material sobre a peça está abaixo, e as críticas sobre o espetáculo estão no site do Neelic, na página de notícias.
Aguardamos vocês!

Abraços,
--
Grupo Neelic - Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica
(51) 3391.5931
(51) 9274.9933




“STRANGENOS FAZ ESTREIA NO ESPAÇO DO GRUPO NEELIC, NO USINA DAS ARTES"

            Após viajar por todo Brasil, por diversos países e ganhar diversos prêmios, o Teatro Labirinto traz agora a Porto Alegre o espetáculo Strangenos.  A peça, que completou três anos de existência, vem à capital gaúcha a partir de uma iniciativa de seu criador, Daniel Alberti, em parceria com o grupo teatral Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica). O espetáculo fará, em sua estreia, uma única apresentação, no dia 25 de setembro, às 18h, na sala 504 da Usina do Gasômetro.
            A diretora do grupo Neelic, Desirée Pessoa, está muito satisfeita com esta realização e considera da máxima relevância que a cena teatral portoalegrense receba uma encenação que, nas palavras do diretor natural de Asunción, Victor Bogado Ayala, “A nivel internacional Strangenos es uno de los mejores espectáculos que hemos visto hasta el momento”. Ayala faz tal análise a partir do fato que o público participa durante toda a peça, fazendo com que cada apresentação seja diferente da outra. A reação do público é imprevisível, e isso concede à peça uma peculiaridade muito interessante.
            A experiência teatral Strangenos conta a história de migrantes em busca de um sonho. Tentando se encontrar num cotidiano distante de sua terra natal, embarcam numa viagem para dentro de si mesmo num novo cotidiano. Vivem num embate constante com problemas de comunicação, intermináveis interrogatórios, a solidão na velhice e a loucura das grandes cidades. Trás à tona o tema da migração, colocando em evidência os desencontros, preconceitos, discriminações, intolerância, dramas e conflitos. Talvez aí esteja o motivo de o público voltar a assistir e indicar para outras pessoas.
            Partindo de vivências próximas a todos, por meio de fatos, depoimentos e posições diferentes de uma mesma história, a peça busca um dialogo sobre o mundo e sobre si, propondo ao espectador reavaliar seus pontos de vista, em um jogo de identificação e distanciamento, aproximando seu interesse pelo diferente e lançando um olhar crítico sobre o conhecido, levando-o a refletir sobre o lugar que ocupa na sociedade, a forma como estabelece as relações e a importância da diferença e particularidade de cada um no mundo em que vivemos.
            Segundo Rafael Carvalho, jurado do Festival Nacional de Teatro de Congonhas, “É um trabalho de percepção, também improvisação e dinâmica que não podem passar despercebidos, sobretudo, o intérprete sabe que este é um espetáculo de toque na alma.”.
            Maiores informações sobre a apresentação do espetáculo podem ser encontradas em www.gruponeelic.com.br, ou pelos telefones do Neelic: 3391.5931 e 9274.9933. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 20,00 na bilheteria da sala 504 da Usina do Gasômetro (João Goulart,551), com 50% de desconto para artistas, estudantes e idosos.

Serviço
O que: Strangenos (espetáculo de teatro)
Quando: 25 de setembro (domingo), às 18h
Onde: sala 504 da Usina do Gasômetro (João Goulart,551) – 5° andar
Quanto: R$ 20,00 na bilheteria da sala 504 da Usina, com 50% de desconto para artistas, estudantes e idosos. Estacionamento gratuito.
Quem: Teatro Labirinto

Ficha Técnica
Direção: Gina Monge
Atuação: Daniel Alberti
Texto: Gina Monge e Daniel Alberti
Iluminação e Sonoplastia: grupo Teatro Labirinto
Fotografia: Juliana Rodriguez








sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Passeata Fumproarte = Funcultura

Quarta-feira desta semana, fomos às ruas lutar por nossos direitos.

O pessoal do teatro sabe bem como fazer uma movimentação bacana, então a coisa toda foi muito linda.

Saímos da frente da Prefeitura, onde o Sr. Prefeito NÃO nos recebeu, e o político que o representou foi extremamente desrespeitoso com a Rosa Campos Velho, que é uma profissional que merece o nosso MÁXIMO respeito.

Já o nosso Secretario da Cultura nos recebeu com muito respeito. Todavia, encaminhou uma reunião para quinta-feira da semana que vem (dia 22.09), da qual esperemos (mas não sentados) que algo de frutífero ocorra.

Vamos ver galera! Chega de redução de verba na Cultura, chega de sermos tratados como lixo por esta cidade que é NOSSA!!!

Além da Rosa, estavam muitas outras pessoas que também merecem nosso respeito, entre elas o Vinícius Cáurio, o Zé da Terreira, o Camilo de Lélis, o Roberto Oliveira, a Lu Hope, o Marçal Rodrigues, a Desirée Pessoa, o Adriano Roman, o pessoal do grupo Neelic, do Levanta Favela, do Povo da Rua, do DAD e do Petit-Poá. Havia mais profissionais por lá, muitos. Mas não dá pra nominar todo mundo, senão o post fica enorme. Dá uma olhadinha nas fotos abaixo e reconhece as pessoas. (Se não reconhecer, significa que precisas ir mais no teatro, hehehe)


Abaixo algumas das fotos do Kiran. Abraços e seguimos!!!






















quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Grupo Neelic apresentou performance "na ponta da língua"



Na última terça-feira, dia 13/09, o Grupo Neelic apresentou uma performance nada convencional.
As atrizes Suelen Gotardo (Grupo Neelic) e Juliana Charão (atriz convidada) ofereceram ao público habitué de bares noturnos, a oportunidade de apreciarem in loco, uma performance de alguns contos da literatura erótica. 
Os textos foram extraídos dos contos Incendeia, Paixão Febril e L'ambigüité da autora Marinez Pereira(www.olhobservando.com) .
A performance foi realizada no Espaço Cultural 512 (joão alfredo, 512).
Abaixo algumas fotos que registraram o sucesso do evento.






Fotos: Kiran
Som e captação de vídeo: Equipe do Grupo Neelic