Tema : O teatro como dispositivo para o desenvolvimento ético
Convidado: Desirée Pessoa (Diretora e atriz de teatro; Mestranda em Direção Cênica UFRGS; Diretora do grupo Neelic)
Quando? Sábado, 29/10/2011
Que horas? 15:00 às 17:00 horas
Onde? Livraria Nova Roma rua Gen. Câmara 394 , Rua da ladeira centro de Porto Alegre
Finalidade do Café Filosófico:
Com periodicidade mensal (todo último sábado de cada mês - exceto no período de férias) esta atividade do curso de Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Metodista do IPA que visa o diálogo com a cidade sobre os mais variados assuntos, à partir de uma perspectiva filosófica.
Entrada Franca!
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
A Escola de Teatro do Grupo Neelic oferece curso gratuito para formação de atores!
Será oferecida em Porto Alegre a primeira turma gratuita de formação de atrizes e atores resultante de uma parceria entre a Escola de Teatro do Grupo Neelic e o CEP Rua. A proposta das entidades parceiras é promover a integração social e oferecer uma oportunidade de iniciação profissional a jovens e adolescentes em situação de risco social, que tenham interesse por artes cênicas.
O curso oferecido, denominado “No Caminho da Liberdade”, terá a duração de seis meses, e a inscrição, as aulas e material teórico distribuído serão totalmente gratuitos. A seleção dos inscritos ocorrerá de 03 a 12 de novembro de 2011, através de entrevistas agendadas pelos contatos do Grupo Neelic. O desenvolvimento das aulas se dará no sentido da montagem de um espetáculo de conclusão, a partir do texto “Liberdade, Liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. A peça estreou no Brasil em 1965, e constitui-se de um marco da história do teatro brasileiro, por ter sido o texto de maior sucesso do chamado teatro de protesto, conjunto de peças, na maior parte, musicais, que criticavam a repressão imposta pelo golpe militar de 1964.
Sobre o Neelic:
O Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica) é um grupo teatral fundado em 2003, na cidade de Porto Alegre, que desenvolve suas atividades de forma continuada. Sua atuação ocorre no âmbito da prática e da teoria. Sempre atento às questões éticas e sociais, o Núcleo desenvolve seu trabalho em espaços públicos outrora ociosos, como o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a Usina do Gasômetro, através do projeto Usina das Artes. Desta forma, o grupo pode, enquanto aprofunda seu processo de desenvolvimento de linguagem, colaborar com a transformação de camadas sociais do contexto em que está inserido, através da promoção de diversos eventos culturais como cursos, espetáculos, saraus, leituras dramáticas, entre outros. O grupo Neelic, além da atuação profissional que vem desenvolvendo com espetáculos e pesquisas teatrais na capital gaúcha, mantém hoje uma das mais fortes escolas de teatro de Porto Alegre, composta por um quadro de professores com excelência em seu trabalho e um variado portifólio de cursos de teatro para todas as idades e níveis de aprendizagem.
Sobre o Cep - Rua:
O Cep-Rua (Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua) é um coletivo que reúne psicólogos, estudantes de graduação, mestrado e doutorado em Psicologia e profissionais de áreas afins interessados em estudos sobre crianças, famílias e adolescentes em situação de risco social, com ênfase na promoção de saúde, resiliência e avaliação de redes de apoio social e afetivo. O Cep-Rua é composto de 88 profissionais que trabalham dentro do prédio do Instituto de Psicologia da UFRGS, no entanto, a maior parte do trabalho executado ocorre fora dos muros da universidade, em contato direto com a comunidade. A base teórica consiste na Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano. O Cep-Rua foi criado em 1994, em resposta à inquietação de um grupo de professores, psicólogos e estudantes de graduação que identificaram a necessidade urgente de integrar os conhecimentos da Psicologia com a realidade de populações em situação de risco social. Desde então, o coletivo vem desenvolvendo, além do preparo técnico, teórico ou metodológico, novas alternativas para lidar com estas situações, novas aprendizagens e a promoção da qualidade de vida de crianças, adolescentes e famílias. As atividades do Cep-Rua visam a integrar a pesquisa e o ensino acadêmico com a prática comunitária, e como membro do Children´s Rights University Network, defender os Direitos das Crianças, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas (UNCRC). Buscam ainda desenvolver pesquisas sobre crianças, adolescentes e famílias em situação de risco social e pessoal, enfatizando aspectos psicológicos do desenvolvimento e a promoção de saúde; manter uma central de referências e informações atualizadas sobre estudos e projetos sobre crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, disponíveis a toda comunidade; oferecer consultoria e assessoria e subsidiar intervenções em projetos, programas e instituições que trabalham com a população alvo; capacitar estudantes e profissionais para atuação em Psicologia Comunitária; promover cursos de capacitação, extensão e especialização, seminários, palestras que integram os resultados das pesquisas com a prática.
O encontro do Neelic com o Cep-Rua e o nascimento do projeto “No Caminho da Liberdade” foram promovidos pela ideia de Piotr Trzesniak, físico e professor universitário, de trazer à cena novamente a dramaturgia de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Buscando parcerias, Piotr percebeu como interessante a possibilidade de se integrar a um grupo teatral com vistas a semear a ideia do texto “Liberdade, Liberdade” em Porto Alegre e no Estado do RS. Piotr Trzesniak durante a infância e início da adolescência morou em Porto Alegre, até sua família mudar-se para São Paulo. Lá, doutorou-se em Física e iniciou uma carreira docente, chegando à posição de professor titular da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais. Retornou às raízes há alguns anos. Apaixonou-se muito cedo pela Liberdade, que vê como um ingrediente essencial para a felicidade e o bem estar. Concorda que "o preço da liberdade é a eterna vigilância", e visualiza, nos brilhantemente amalgamados recortes de Millôr Fernandes e Flávio Rangel em “Liberdade, Liberdade”, uma maneira de alertar as pessoas, especialmente os jovens, para que se mantenham permanentemente atentas. O curso agora oferecido à população é um presente de Piotr à cidade de Porto Alegre.
O curso “No Caminho da Liberdade” ocorrerá nas dependências do Grupo Neelic, nas sedes utilizadas no Hospital Psiquiátrico São Pedro e na Usina do Gasômetro, e será ministrado por Bruno Fernandes e Suelen Gotardo, atores e oficineiros do Neelic, e coordenado por Desirée Pessoa, diretora do grupo, atualmente Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.
Após o desenvolvimento do curso, pretende-se que aconteçam diversas apresentações do espetáculo, para estudantes de nível médio e superior, tanto na capital como no interior do estado, de modo que o vínculo e o treinamento dos estudantes não se encerram ao final do curso.
Inscrições e mais informações pelos telefones (51) 33915931,(51) 84174583 e (51) 92749933.
SERVIÇO
O que: Curso “No Caminho da Liberdade”
Quando: Inscrições de 03 a 12 de novembro
Onde: Escola de Teatro do Grupo Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica)
Quem: Cep-Rua e Grupo Neelic
Quanto: Gratuito
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Oficina Gratuita de Formação de Atores!
Grande Oportunidade da Escola de Teatro Neelic!
Não perca! Em breve maiores informações aqui no blog e nas redes sociais do Neelic!
Oficina gratuita para formação de atores.
Não perca! Em breve maiores informações aqui no blog e nas redes sociais do Neelic!
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Programação Cultural!
| |||||||||||||||||||||||||||
|
domingo, 16 de outubro de 2011
Verde Paris segue em cartaz no Neelic
O grupo Neelic neste mês de outubro está recebendo o grupo Di Versos, com seu espetáculo Verde Paris.
Passa lá e confere!
Verde Paris
Onde: Sala 504 do Gasômetro
Quando : Sábados e Domingos de Outubro às 21 Horas
Quanto: 15 reais com 50% de desconto para estudantes, idosos e classe artística.
Dramaturgia
Sidnei Borges
Atuação
Ravena Dutra
Direção
Silvio Ramão
Direção musical
Luiz André da Silva
Preparação Corporal
Ravena Dutra e Sílvio Ramão
Figurino e Cenário
Sílvio Ramão
Fotografia
Kiran Federico León
Produção
Carlos Moises Ramão e Grupo Di Versos
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
[Em Dezembro] Remontagem Órfãos do Holocausto - Curso de Formação de Atores da Escola de Teatro do Grupo Neelic
O espetáculo Órfãos do Holocausto teve sua primeira versão encenada pela Escola do Grupo Neelic em 2008, volta em Dezembro remontado pelos alunos do Curso de Formação de Atores da Escola de Teatro do Grupo Neelic!
Enquanto o espetáculo não entra em cartaz, os alunos se divertem muito enquanto aprendem nas aulas de teatro e de percussão.
Sinopse
Espetáculo de nível intermediário do Curso de Formação de Atores da Escola de Teatro do Grupo Neelic, Órfãos do Holocausto é inspirado na obra de Bertolt Brecht, a partir de cenas escritas pelo autor sobre o Terceiro Reich alemão.
“Cabe sem dúvida afirmar que, através de toda a história das artes cênicas no Ocidente, nunca a aliança entre as criações práticas e as preocupações teóricas tenha se dado de modo tão completo e tão íntimo quanto na obra de Brecht.” A partir desta afirmação, a Escola de Teatro do Grupo Neelic propôs ao seu grupo de alunos a remontagem de Órfãos do Holocausto. A peça teve sua primeira versão encenada pela Escola do Neelic em 2008, com uma turma de alunos do curso Da Expressão à Criatividade.
Na versão atual, a peça vem a público com novidades na encenação, em um novo espaço cênico e com novos atores.
Na encenação, a Escola do Neelic está trabalhando com seus estudantes, além da experiência teatral, mas também aspectos de performance e sonoridades executadas ao vivo pelos próprios atores.
________________________________________
Ficha Técnica
Direção: Desirée Pessoa
Texto: Adaptação de Desirée Pessoa sobre a obra de Bertolt Brecht
Elenco: Guilherme Dal Castel, Sabrina Alves, Paula Basei, Danila Moraes, Jéssica Barbosa, Gabriela Chaves, Carlos de los Santos, Clarissa Siste.
Iluminação: Silvio Ramão
Operação: Adriano Roman
Produção: Turma do Curso de Formação de Atores da Escola de Teatro do Grupo Neelic
Direção de Produção: Desirée Pessoa
Realização: Escola de Teatro do Grupo Neelic
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Pra pensar nossa cultura...
Oi, gente!
Este é pra gente que nasceu aqui no RS rir um pouco e se pensar...
Este é pra gente que nasceu aqui no RS rir um pouco e se pensar...
sábado, 8 de outubro de 2011
[Utilidade Pública] O descaso das nossas paradas de ônibus em Porto Alegre!
Todos lembram do cidadão Valtair Jardim de Oliveira de 21 anos que morreu ano passado eletrocutado em uma parada de ônibus em Porto Alegre?
Depois disso vocês acham que alguma atitude foi tomada?
Infelizmente não!
Seguem abaixo algumas fotos da parada de ônibus localizada na Avenida Senador Tarso Dutra esquina com a rua José Carvalho Bernardes, frente ao Jardim Botânico.
Fiação em péssimo estado, total descaso com a população!
Se você ou algum familiar utiliza transporte público, cuidado!
Quantos cidadãos mais precisam perder suas vidas para alguma atitude ser tomada?
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
3ª Mostra de Teatro Infantil
De 8 a 13 de outubro de 2011 ocorre a 3ª Mostra de Teatro Infantil de Porto Alegre!
PROGRAMAÇÃO:
*O BAÚ - LEMBRANÇAS E BRINCANÇAS
08 a 11 outubro
sábado e domingo às 16h - senhas uma hora antes
segunda e terça às 10h e às 15h (exclusivo para agendamento de escolas)
Sala Álvaro Moreyra
Dindim recebe sua amiga Pimpolha para dormir em sua casa, mas é proibida de assistir Tv pela mãe. As duas meninas não sabem o que fazer. Enquanto esperam, contam apenas com um baú, algumas tralhas e a imaginação para o passar das horas. Inicialmente, sem a televisão, tudo parece sem graça e monótono, porém ao longo do tempo, percebe-se que há muito que fazer quando crianças podem ser apenas crianças.
Direção Fábio CastilhosElenco Caroline Falero e Giovanna Zottis
Realização Grupo Trilho de Teatro Popular
Dramaturgia Fábio Castilhos
*PIRATAS08 a 11 outubro
sábado e domingo às 16h - senhas uma hora antes
segunda e terça às 10h e às 15h (exclusivo para agendamento de escolas)
Teatro Renascença
Baseado em uma lenda, quatro piratas tem apenas um dia para cumprir uma missão para se livrar de uma maldição. Para isto contam com a ajuda de dois meninos. Um dos meninos é Pedro, que está de férias na casa de seu avô, o qual sempre lhe conta lindas histórias de piratas. Porém neste ano ele vai ouvir as histórias contadas pelos próprios piratas!
Texto Jadson Silva
Direção Airton de Oliveira
Elenco Dejayr Ferreira, Jadson Silva, Paulo Adriane, Paulo Resendez e Sandra Loureiro
Atriz Standing Mychelle Niederauer
Realização Telúrica Produções - Cia Vento Minuano - Grupo de Teatro Loucos de Palco
*PITOCANDO
08 a 11 de outubro
sábado e domingo às 16h - senhas uma hora antes
segunda e terça às 10h e às 15h (exclusivo para agendamento de escolas)
Teatro de Câmara Túlio Piva
Um passeio musical por músicas pinçadas do repertório folclórico, cantadas com o auxílio de 40 instrumentos de origens das mais variadas misturados a materiais musicais alternativos. A platéia é convidada a participar com a trupe, tocando clavas coloridas, caxixis, cantando, brincando de adivinhas e se remexendo.
Concepção, direção musical e arranjos Cláudia Braga e Nise Franklin
Músicos cantores/instrumentistas Cláudia Braga, Ju Dariano e Mateus Mapa
Músicas e letras folclore brasileiro Luciano Zanatta, Mauren Veras, Cláudia Braga e Nise Franklin
Realização Casa Elétrica – espaço de cultura
*BIBI! QUE LEGAL! UM CARRINHO DE PEDAL!
8 de outubro | Sábado às 18h | Teatro Renascença
- senhas uma hora antes
Esta é a história de um menino chamado Lucas e suas aventuras no mundo dos sinais de trânsito, contada através de teatro de bonecos e de músicas criadas especialmente para o espetáculo. Criado para a EPTC, O público aprende com emoção o comportamento necessário para um trânsito mais seguro e civilizado.
Texto Criação coletiva sobre o argumento de Virlei Pedroso dos Reis
Direção Tânia de Castro
Elenco Julio César Moreira de Almeida, Juranês Guimarães de Castro Junior, Luciana Pereira da Silva e Virlei Pedroso dos Reis
Bonecos, acessórios cênicos e adereços Tânia de Castro
Realização Grupo Teatral Sinal de Alerta
*OPERETA PÉ DE PILÃO
10, 11 e 13 de outubro
segunda, terça e quinta | às 10h e às 15h
(exclusivo para agendamento de escolas)
Teatro do SESC
Cinco atores-músicos contam e cantam a história do menino que virou pato e de sua avó enfeitiçada que perde seu encanto: o de nunca envelhecer. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó.
Texto Mário Quintana.
Direção Geral Claudio Levitan
Elenco Claudio Levitan, Luiz Ângelo Pizzonia, Guilherme Toledo, Clara Coelho, Pamela Amaro, Adriana Fonseca, Melissa Arievo, Eduardo Mendonça e Ed Lanes
Música Claudio Levitan, Nico Nicolaiewsky e Vitor Ramil
*BANDA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
12 outubro | às 11h | Teatro Renascença
- senhas uma hora antes
Espetáculo interativo feito especialmente para crianças que integra a série Ensaios Didáticos da Banda Municipal. A idéia é conhecer a Banda Municipal, ouvir o som de cada instrumento, identificar os elementos da Música, brincar com sons e ritmos produzidos pelo próprio corpo, reger e cantar com a Banda...
A regência é do Maestro André de Oliveira.
*ORQUESTRA JOVEM DE CÂMARA
12 outubro | às 16h | Teatro Renascença
- senhas uma hora antes
O Concerto pretende trabalhar a integração dos jovens com a música, mostrando como se produz a montagem musical da orquestra. Ao mesmo tempo, o concerto será composto de temas brasileiros infantis, trabalhados por compositores. Um painel musical desde o Barroco com Vivaldi, até nossa tradição com Querência Amada e a Sul-Americana Mercedita.
*RUA DA CRIANÇA
12 de outubro | das 14h às 19h
na rua Lopo Gonçalves (entre as Ruas Lima e Silva e José do Patrocínio)
Uma quadra fechada para apresentações de música, circo e teatro; banca de maquiagem, resgate de brincadeiras de rua e muitas outras atrações.
Verso: mesmos moldes da do ano passado.
*AULA ESPETÁCULO - UNIDADE MÓVEL DO CIRCO DA CULTURA.
12 de outubro | das 10h às 12h
Centro Municipal de Cultura
Jogos acrobáticos e musicais que envolvem toda a família.
Quem quiser participar é só vir com roupas confortáveis.
Crianças menos de sete anos devem estar acompanhadas de adultos
INFORMAÇÕES:
Quem quiser participar é só vir com roupas confortáveis.
Crianças menos de sete anos devem estar acompanhadas de adultos
INFORMAÇÕES:
Coordenação de Artes Cênicas
Secretaria Municipal da Cultura
PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
Av. Érico Veríssimo, 307 - bairro Menino Deus
3289.8061 / 3289.8062
Assinar:
Postagens (Atom)