quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Espetáculo “Sem Açúcar” faz terceira temporada na Capital gaúcha

      Sucesso de público, o espetáculo “Sem Açúcar” do grupo Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica) inicia sua terceira temporada em Porto Alegre, na Usina do Gasômetro, 5º andar - sala 504, nos dias 02 e 03 de dezembro, sexta e sábado, às 20h, e domingo, 04, às 18h.  Na peça, a história de Edna, personagem que chega aos 30 anos em meio a uma crise na relação conjugal, se confronta com a de Ligia, escritora homossexual, interligando-se com o oposto, que é Dora, solitária e verborrágica. Outro contraste é Fernando, esposo de Edna, que apesar de ter uma relação aparentemente estável, também vive de forma solitária, porém num mundo silencioso.
    
    Estes personagens são exemplos de pessoas comuns que se encontram e, ao se relacionarem, acabam deixando vir à tona a sensação de solidão que pouco a pouco as consome. A vivência do sentimento acontece de maneira explícita sob o olhar do espectador, dando vida e veracidade ao espetáculo. A exploração das sensações provenientes do contato com a solidão própria de cada personagem ocorre de diferentes maneiras, e por elas quem está assistindo é provocado a também se confrontar. Temas sensíveis como a homossexualidade feminina são levantados durante a encenação. 

       No texto foram utilizados trechos de contos da autora belga Marguerite Yourcenar; da neozelandesa conhecida por suas histórias curtas, Katherine Mansfield; do filósofo francês Jean-Paul Sartre, dos autores gaúchos Vera Karam e Caio Fernando Abreu; da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles e do cineasta Woody Allen. A linguagem adotada é a da sutileza e riqueza de detalhes. O trabalho dos atores é enfatizado visualmente pelo cenário, situado em uma enorme “caixa branca” que se opõe à “caixa preta” do teatro convencional.
      Os ingressos para o “Sem Açúcar” podem ser adquiridos na própria Usina do Gasômetro, com uma hora de antecedência da apresentação, no valor de 25 reais. Idosos, artistas e estudantes pagam meia-entrada.

Ficha Técnica

Direção: Desirée Pessoa
Assistência de Direção: Ravena Dutra
Elenco: Juliana Wolkmer, Desirée Pessoa, Fabiana Montin, Silvio Ramão.
Produção: Equipe de Produção Neelic (Desirée Pessoa, Fabiana Montin, Juliana Wolkmer, João Sacchetto)
Assistência de Produção: Adriano Roman
Concepção de Luz: Silvio Ramão
Trilha: Ana Mércio
Cenografia: Rafaela da Silva
Preparação Corporal/Coreografias: Naiana Tedesco
Operação de Luz: Adriano Roman
Operação de Som: Aninha Feijó
Fotografia: Kiran Federico León
Produção Gráfica: Mayara Marcanzoni
Realização: Neelic

Informações para a imprensa:
        Andréa Spalding – Jornalista – Mtb 7125
                     (51) 9913-6611 / deiaspalding@gmail.com