terça-feira, 14 de junho de 2011

Diário Virtual: A Escola de Teatro do Grupo Neelic traz Intimidade, inspirado na obra de Nelson Rodrigues

     
           O espetáculo Intimidade, criado em parceria do GRUPO GESTUS – Pesquisa/Ação do Universo Brechtiano com a Escola de Teatro do Grupo Neelic, cumpre temporada de 21 a 29 de junho, na Sala 504 da Usina do Gasômetro (Presidente João Goulart, 551), com ingressos a R$ 15,00.
            Livremente inspirado na obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, o espetáculo resulta de uma ousada adaptação do texto original, que mescla o universo rodrigueano com aspectos estéticos da obra de Bertolt Brecht, autor que inspira o trabalho de pesquisa em artes cênicas do GRUPO GESTUS.
            No enredo da peça, o personagem principal é o incesto. O pai, Jonas, é obcecado pela filha mais nova, Glorinha. Dois dos três filhos homens – Edmundo e Nonô – são apaixonados pela própria mãe, Dona Senhorinha. O terceiro filho é apaixonado pela irmã, assim como o pai. O pai, figura de extrema relevância na obra rodrigueana, aqui é relacionado com a figura de Jesus Cristo. A mãe, Dona Senhorinha, é também simbolicamente a Virgem Maria. Tais metáforas estão de acordo com o fato de o texto original, Álbum de Família, ser uma das peças míticas de Nelson Rodrigues. A tragédia que se seguiu a Vestido de Noiva, inicia o ciclo do ‘teatro do desagradável’ deste autor.
            Na encenação do GRUPO GESTUS e da Escola do Grupo Neelic, a noção de tragédia é problematizada a partir da fusão de um terceiro e fundamental elemento – aspectos da brasilidade atual – com fragmentos do texto original de Nelson e a estética brechtiana. São instaurados no espetáculo momentos de relação com facetas da cultura brasileira contemporânea que possibilitam ao espectador a problematização da sociedade atual e a reflexão crítica do cotidiano. São utilizadas ferramentas como: diversos atores fazendo os mesmos personagens, figurinos básicos que se transformam a cada troca de personagem, momentos de tensão criados a partir de outros elementos que não apenas o texto, momentos de quebra e mudanças de estilo nas atuações. O grupo lança mão de todos estes recursos sob o olhar do espectador, que pode acompanhar o desempenho técnico dos atores durante todas as transformações.
            O GRUPO GESTUS nasceu do desejo de uma das turmas da Escola deTeatro do Grupo Neelic, de aprofundar a obra de Bertolt Brecht na cena portoalegrense contemporânea. Trata-se de um grupo de pesquisa e discussão, que abrirá seus espetáculos a debates e interrogações do público, buscando assim uma integração entre a atuação e a recepção no teatro.
            A Escola de Teatro do Grupo Neelic consolidou seu trabalho, que iniciou há oito anos na capital gaúcha, e já conta com um portifólio de diversos cursos, oficinas e espetáculos. Seu desenvolvimento se dá nos âmbitos da teoria e da prática, e oferece atividades para variadas faixas etárias. Tais atividades ocorrem em locais outrora ociosos, como é o caso do Hospital Psiquiátrico São Pedro e da Usina do Gasômetro, através do Projeto Usina das Artes.
            Outras informações no site www.neelic.com.br, ou e-mail teatro@neelic.com.br, e pelos telefones (51) 3391.5931 e (51) 9274.9933, com Adriano Roman – produtor cultural.

SERVIÇO
O QUE: Intimidade, do GRUPO GESTUS em parceria com a Escola de Teatro do Grupo Neelic
DIAS: 21, 22, 28 e 29 de junho (20h)
LOCAL: Usina do Gasômetro (Presidente João Goulart, 551), Sala 504
VALOR: R$ 15,00 (50% de desconto para artistas, estudantes e idosos)
DIREÇÃO: Desirée Pessoa
ELENCO: Adriano Roman, Juliana Charão, Simone Bianchini, Suelen Gotardo
FOTOGRAFIA: Kiran Federico León