segunda-feira, 4 de julho de 2011

Crítica sobre o espetéculo Primeiro Amor

Olá people!

Estamos muito chisques, com crítica do Hohlfeldt na semana passada, e agora do Pretto nessa semana.

Felizes com os resultados positivos, dividimos as belas palavras de Luis Carlos Pretto aqui com vocês.

Abraços apertados!


"Primeiro Amor - Grupo Neelic

Não há como não se apaixonar á primeira vista por esse espetáculo do NEELIC Grupo de Teatro. NEELIC significa - Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica e isso se vê na prática, em cada segundo do espetáculo, cada movimento, cada situação, enfim, em cada detalhe, em cada pedacinho que somado forma esse belo espetáculo, técnico e como não poderia fugir ao nome, terno.
Quando chego em um teatro e vejo a opção pela "Caixa Branca", mesmo quando não é o objetivo do Diretor eu enxergo LIMPEZA, BELEZA e foi tudo isso que eu vi em cena: Limpeza nas marcações, na entonação, na voz dos atores: Palavras com dicção deliciosa sem perder a força e a intenção, nas interpretações. Beleza nos movimentos, no visual, nos figurinos, nos adereços cênicos, na luz, na trilha, nas atuações do elenco. (Juntar Zoé e Rô também é covardia! kkkk).
Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica e Beckett na veia mesmo!!! (Com pitadinhas de Joseph Cambell).
De todos os colegas tecnicamente de qualidade que vi desfilar no palco, não tem como não sair impressionado com a atuação de Simone Bianchini, cuja personagem é a que mais sofre a ação "Do meio" e suas reações a eles (Sem perder nunca o que a motiva, seu foco) é absolutamente técnico, emocional, limpo e belo (Já escrevi essas palavras hoje em algum lugar?).
Já falei algumas vezes no meu blog que sou meio bicho do mato, acho que me expresso melhor com minha arte e nesses meios de hoje em dia da era da informática, do que pessoalmente.
A era da internet me aproximou de Desirée Pessoa (Diretora) e do Grupo Neelic , que eu já admirava pela gentileza de seus componentes e namorava a sua arte por intermédio do blog e site.
O namoro virtual com o trabalho deles, materializou-se pessoalmente na última sexta-feira de frio e chuva no Teatro Bruno Kiefer.
Parabéns a todos!
Nunca deixando de esquecer de parabenizar também os apoiadores e prestigiá-los!

Ah! Parabéns a CCMQ por ter ocupado a Bruno Kiefer com Primeiro Amor, proporcionando aos artistas executarem seu trabalho e continuarem pesquisando e aprimorando a sua arte. Oportunizando assim o público de ter contato com a proposta de fazer teatro do Grupo Neelic.
Alunos de Teatro, Colegas, público em geral...Teatro de Qualidade, eis aqui!

Contatos Grupo Neelic - www.neelic.com.br/www.gruponeelic.blogspot.com
e-mail: teatro@neelic.com.br/teatrodoneelic@gmail.com
F: 55 (51) 33915931/92749933

PS (Um)
Ao contrário da SMC que prefere deixar um teatro vazio - Sala Álvaro Moreira, de 12 a 28 de Agosto (Minha 2ª opção no Edital), ou para não cometer essa heresia, vai ceder para uma Cia Teatral de Amigos que nem precisou se matar para fazer edital e defender seu projeto.
Bom, independente de quem for e como for, ainda oro e prefiro que essas datas sejam ocupadas e bem aproveitadas pelos sempre heróicos e desincentivados atores de Porto Alegre.

PS (Dois)
O Último desabafo, desse Diretor que teve o trabalho preterido para o "NADA" com seu espetáculo chamado "SEM OCUPAÇÃO". Uma coisa é ter seu trabalho julgado e não apreciado, outra coisa é preferir deixar um teatro sem ocupação do que te oportunizar trabalho em uma temporada cujo o nome era de ACESSO."


Luis Carlos Pretto é ator, dramaturgo e diretor teatral.


Primeiro Amor - Fotografia de Kiran Federico León