domingo, 28 de agosto de 2011

Noticia: Paulo Autran - Patrono do Teatro Brasilei...

Gente,

É isso mesmo! Para saber mais, vá no Blog de Teatro, o link está abaixo!

BLOG DE TEATRO: Noticia: Paulo Autran - Patrono do Teatro Brasilei...: O ator Paulo Autran foi declarado patrono do teatro brasileiro. O título, aprovado pelo Congresso Nacional em junho, foi oficializado (...)

Abraços do pessoal do grupo Neelic!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Recomendamos Muito!!!

Gente,

A peça abaixo nós recomendamos totalmente!

E se liguem, pois é o último findi.

Abraços.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Declaração de Princípios


 
(editado do texto escrito por Jerzy Grotowski para uso interno no Teatro Laboratório e, em particular, pelos atores que faziam um aprendizado, antes de serem aceitos na companhia, a fim de colocá-los em contato com os princípios básicos do trabalho ali realizado).

O ritmo de vida na civilização moderna se caracteriza pela tensão, por um sentimento de condenação, pelo desejo de esconder nossas motivações pessoais, e por uma adoção da variedade de papéis e máscaras da vida (máscaras diferentes para a nossa família, o trabalho, entre amigos, na comunidade, etc.). Gostamos de ser “científicos”, querendo dizer com isto racionais e cerebrais, uma vez que esta atitude é ditada pelo curso da civilização. Mas também queremos pagar um tributo ao nosso lado biológico, o que poderíamos chamar de prazeres fisiológicos. Portanto, fazemos um jogo duplo de intelecto e instinto, pensamento e emoção; tentamos dividir-nos artificialmente em corpo e alma. Quando tentamos nos livrar disto tudo, começamos a gritar e a bater com o pé, no convulsionando com o ritmo da música. Em nossa busca por liberação, atingimos o caos biológico. Sofremos mais com uma falta de totalidade, atirando-nos, dissipando-nos. (…)

Porque sacrificamos tanta energia à nossa arte? Não é para ensinar aos outros, mas para aprender com eles o que nossa existência, nosso organismo, nossa experiência pessoal e ainda não treinada tem para nos ensinar; para aprender a romper os limites que nis aprisionam e a libertar-nos das cadeias que nos puxam para trás, da mentiras sobre nós mesmos que manufaturamos cotidianamente para nós e para os outros; para as limitações causadas pela nossa ignorância e falta de coragem; em resumo, para encher o vazio em nós, para nos realizarmos. A arte não é um estado da alma (no sentido de algum momento extraordinário e imprevisível de inspiração), nem um estado do homem (no sentido de uma profissão ou função social). A arte é um amadurecimento, uma evolução, uma ascensão que nos torna capazes de emergir da escuridão para a luz.

O devemos fazer é lutar, para então descobrir, experimentar a verdade sobre nós mesmos; rasgar as máscaras atrás das quais nos escondemos diariamente. (…) A arte não pode ser limitada pelas leis da moralidade comum ou de qualquer catecismo. (…) O ato de criação nada tem a ver com o conforto externo ou com a civilidade humana convencional; quer dizer, as condições de trabalho nas quais as pessoas se sentem seguras e felizes.

domingo, 14 de agosto de 2011

Espetáculo "K"

Espetáculo "K", baseado na obra O Processo de Franz Kafka continua em cartaz na Sala 504 da Usina do Gasômetro, sábados e domingos, 20h até 28 de agosto! Não perca!!!
Bjinhus
Suelen Gotardo




quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Diário Virtual do Neelic

Gente,

Acabo de retirar do nosso site sobre a ética nas artes cênicas (de minha pesquisa do Mestrado), o fragmento do mês passado, e postar o novo.
Como das outras vezes, deixarei armazenado aqui no blog o que lá esteve até o mês que passou.

O que está lá agora, (dêem uma olhada), é do Juremir, sobre a entrevista que fez com o Morin. Achei beeem legal. O link é http://discutindoaeticanoteatro.webnode.com/

E o que vem para cá é do nosso velho e querido Stan.
Abraços,

Desirée.


Fragmento do livro "Ética e Disciplina", de Constantin Stanislavski:


"Uma atmosfera harmoniosa

Tomemos alguns exemplos mais de como o acontecimento artístico de um grupo de pessoas pode ser arruinado por um ou dois descuidos individuais. Se no teatro há frio, sujeira ou desordem e a cortina é levantada com atraso, o espetáculo se desenvolverá sem entusiasmo. Desta maneira qualquer sujeito pode arruinar uma representação ao não colocar nela vida e ânimo.
Todas essas coisas tornarão o público indiferente e pouco receptivo. Impedirão que as ideias fundamentais do dramaturgo cheguem a ele (público). Podem também impedir que o público aprecie o talento dos atores e a proposta criativa do diretor.
Diversos indivíduos inconscientemente têm roubado criminosamente do teatro em uma noite um público que talvez jamais regresse.
Ao elenco e demais criadores é pedido que criem a atmosfera necessária no outro lado da ribalta. Por sua vez, os administradores e técnicos são responsáveis pela atmosfera entre o público que tomou seus assentos.
Também é tarefa da equipe administrativa e técnica ajudar a criar uma atmosfera harmoniosa entre os atores nos camarins onde se preparam para a representação. Mas teremos que falar mais sobre isso depois.
De momento, me faltam palavras para desabafar  minha raiva e meu ódio contra essa raça de burocratas e administradores, parasitas muitas vezes em muitos teatros, exploradores descarados do trabalho dos atores."



sábado, 6 de agosto de 2011

Desejos em Quadrinhos

Olá pessoal!


Vamos aproveitar estes lindos dias ensolarados de Porto Alegre para compartilhar com vocês o trabalho de uma escritora gaúcha que traz em suas linhas o erotismo, um tanto contemporâneo e  visceral. Estamos falando de Marinez Pereira, mais conhecida como MaryPop. 
Seu trabalho está exposto no site www.olhobservando.com e em seu livro publicado ano passado que leva o mesmo nome.
O conteúdo que vamos citar aqui são contos eróticos em HQ coletados pela autora. Fique então com algumas imagens e citações que MaryPop nos presenteia! 




Milo Manara
O seu trabalho, na maior parte pautado na exibição de mulheres colocadas dentro de um contexto sensual erótico fez o artista italiano ser reconhecido mundialmente como um dos melhores nesse gênero. Os quadrinhos de Manara geralmente giram em torno de mulheres elegantes, bonitas expostas a cenários e enredos eróticos improváveis e fantásticos.






Guido Crepax
Foi um artista, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos italiano. Celebrizou-se sobretudo com as histórias de sua personagem Valentina, criada em 1965 e caracterizada por uma série em quadrinhos que envolve conteúdo erótico e artístico, sendo bastante representativa do espírito estético da década de 1960. Notabilizou-se também pela linguagem sofisticada, "cinematográfica", de seus desenhos. É considerado também um dos principais nomes dos quadrinhos europeus de temática adulta na segunda metade do século XX. 






Alex Varenne
Os irmãos Alex e Daniel Varenne surgiram em 1979 nas páginas de Charlie, iniciando o ciclo Ardeur. Esta série conta atualmente com cinco álbuns publicados pela Albin Michel. Em 1986 fez este primeiro álbum em cores, onde o erotismo concorre ocm a beleza plástica. A luz suave que percorre as cenas e cria manchas de sombra e focos de luminosidade, suscitando o plano de sonho e imaginário onde se desenvolve o erótico. O pontos fortes do artista ficam por conta do uso que ela faz das cores quentes e de criar mulheres voluptuosamente marcantes.






Vittorio Giardino  
É um desenhista italiano de histórias em quadrinhos Se formou em engenharia eletrônica em 1979, mas 9 anos depois abandonou o curso para se dedicar exclusivamente aos quadrinhos. Começou publicando as Aventuras de Sam Pezzo e em 1982 cria seu personagem mais famoso: o detetive ruivo Max Friedman, que protagoniza histórias nos anos 40. Em 1984 publicou o álbum Little Ego, que é uma sátira erótica e das histórias de LittleNemo. Posteriormente criou a premiada série Jonas Fink, onde ele conta o que parece ser a história real de Jonas Fink.







Se você ficou com um gostinho de quero mais, então acesse o site www.olhobservando.com e conheça um pouco mais sobre a arte do erotismo!


Beijos
Suelen Gotardo e Bruno Fernandes

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Obrigado por ter você

Olá meus queridos!

Venho hoje entregar um presente pra vocês.

Temos um artista lindo na escola do Neelic que faz um trabalho musical muito bacana.

Compartilhamos com vocês o trabalho de Christiano Buys - Obrigado por ter você


E então, curtiram??

Comentem e vamos trocar ideias, músicas, videos, e eteceras..

Bruno F.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Escola do Neelic estreia K



Pessoal. Nesse final de Semana, estreia mais um espetáculo de formação da Escola de Teatro do Grupo Neelic. K. 



Para aqueles que tem interesse em conhecer o trabalho da escola é uma ótima oportunidade para conferir.

Segue a baixo o release do espetáculo:


Escola do Neelic estreia K, inspirado na obra de Franz Kafka

                 


                   Inspirado no romance O Processo de Franz Kafka, o espetáculo K é o trabalho de conclusão da oficina para formação de atores (nível avançado) da Escola de Teatro do grupo Neelic. A peça cumpre temporada de 06 a 28 de agosto, sábados e domingos, na sala 504 da Usina do Gasômetro, sempre às 20h.


                A peça conta a história de Josef K., procurador de banco, que certa manhã é surpreendido em seu quarto por um estranho que lhe dá uma ordem de prisão. Inicia-se então uma longa jornada na qual Josef K. tenta descobrir o motivo pelo qual está sendo processado.


                O romance foi adaptado coletivamente pelo grupo de atores e pela diretora, que escolheram pesquisar o universo literário criado por Franz Kafka, por ser extremamente atemporal e trazer à tona o enquadramento humano no mundo moderno.

             Através de metáforas amplas que possibilitam uma gama de interpretações, a adaptação da Escola do Neelic de O Processo retrata o sistema judiciário despótico e as falhas da burocracia e da justiça. Podemos fazer um paralelo entre a vida de Josef K. e as nossas, quando percebemos que os sujeitos modernos são cada vez mais controlados em seu cotidiano, sem respostas e explicações para os seus anseios, dentro de uma sociedade massificada que a todo o momento lança informações que devem ser rapidamente digeridas sem grandes reflexões.

 
              É inevitável mergulhar no aparentemente absurdo universo kafkaniano e não perceber o quanto de real há nele, e, em contrapartida, o quanto de absurdo há em nossa realidade. Foi a partir deste parecer que o espetáculo K se consolidou coletivamente em sua estética e essência.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (Sala 504 da Usina do Gasômetro) a R$ 18,00, com 50% de desconto para estudantes, artistas e idosos. Maiores informações no site www.gruponeelic.com, e-mail teatro@neelic.com.br ou no telefone (51) 9274.9933, com Adriano Roman (produtor cultural).




Ficha técnica


Direção: Juliana Wolkmer

Elenco: Biana Lauda, Luciana Peres, Michel Houli, Suelen Gotardo

Iluminação: Adriano Roman

Trilha sonora, figurinos e elementos cênicos: o grupo

Operação de projeções: Simone Bianchini

Fotografia: Kiran Federico León

Realização: Neelic Escola e Produtora Artística LTDA.

Então Pessoal. O Grupo Neelic deseja Merda a todos essses queridos alunos que estão se formando no nosso sistema de formação de atuadores. Foi Lindo perceber e acompanhar o caminho trilhado por vocês (embora ainda estamos procurando os cabelos da tal Cantora Careca e correndo atras dos Fuzis de uma tal Sra Carrar, hehehe). Muitos Abraços e Beijos.


Bruno F.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO POA EM CENA

Pessoal.

ATENÇÃO:

Estão já abertas as inscrições das oficinas para o 18º Porto Alegre em Cena.
Confiram tudo direitinho no blog oficial deles:

http://www.poaemcena.blogspot.com

A programação também já está disponível. Esse ano há diferenças nos preços dos ingressos, fiquem atentos a isso quando elaborarem suas listinhas.

A programação também pode ser acessada no site oficial:

http://www.poaemcena.com.br/

Vamos nos programando meu povo.. tem muita coisa boa esse ano pra gente.

Nos próximos dias, postaremos mais dicas para quem está em dúvida em qual oficina se inscrever, ou qual espetáculo ir.

Beijos a todos

Bruno F.