quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Diário Virtual do Neelic

Gente,

Acabo de retirar do nosso site sobre a ética nas artes cênicas (de minha pesquisa do Mestrado), o fragmento do mês passado, e postar o novo.
Como das outras vezes, deixarei armazenado aqui no blog o que lá esteve até o mês que passou.

O que está lá agora, (dêem uma olhada), é do Juremir, sobre a entrevista que fez com o Morin. Achei beeem legal. O link é http://discutindoaeticanoteatro.webnode.com/

E o que vem para cá é do nosso velho e querido Stan.
Abraços,

Desirée.


Fragmento do livro "Ética e Disciplina", de Constantin Stanislavski:


"Uma atmosfera harmoniosa

Tomemos alguns exemplos mais de como o acontecimento artístico de um grupo de pessoas pode ser arruinado por um ou dois descuidos individuais. Se no teatro há frio, sujeira ou desordem e a cortina é levantada com atraso, o espetáculo se desenvolverá sem entusiasmo. Desta maneira qualquer sujeito pode arruinar uma representação ao não colocar nela vida e ânimo.
Todas essas coisas tornarão o público indiferente e pouco receptivo. Impedirão que as ideias fundamentais do dramaturgo cheguem a ele (público). Podem também impedir que o público aprecie o talento dos atores e a proposta criativa do diretor.
Diversos indivíduos inconscientemente têm roubado criminosamente do teatro em uma noite um público que talvez jamais regresse.
Ao elenco e demais criadores é pedido que criem a atmosfera necessária no outro lado da ribalta. Por sua vez, os administradores e técnicos são responsáveis pela atmosfera entre o público que tomou seus assentos.
Também é tarefa da equipe administrativa e técnica ajudar a criar uma atmosfera harmoniosa entre os atores nos camarins onde se preparam para a representação. Mas teremos que falar mais sobre isso depois.
De momento, me faltam palavras para desabafar  minha raiva e meu ódio contra essa raça de burocratas e administradores, parasitas muitas vezes em muitos teatros, exploradores descarados do trabalho dos atores."