segunda-feira, 22 de junho de 2015

PRIMEIRO AMOR reestreia no dia 23 de junho


O espetáculo é uma recriação do homônimo de 2010, inspirado na obra de Samuel Beckett. A direção é de Desirée Pessoa que, na nova versão de 2015, provoca na encenação a evidência do gesto a partir das influências experimentadas na linha do teatro gestual.

Os atores abraçaram a proposta: atravessados pela experiência da remontagem, seus corpos explodem em vibração sob o olho do espectador a cada cena, e com ele compartilham os diferentes aspectos do complexo processo percorrido no período da recriação.



O espetáculo estreia no dia 23 de junho às 20h no mezanino da Usina do Gasômetro, e tem apresentações no mesmo horário e local nos dias 24, 25, 26, 27 e 28.
No final de semana - dias 27 e 28 - haverá uma sessão extra às 18h.

O valor dos ingressos é de R$ 30 (50% de descontos para estudantes, artistas e idosos). A bilheteria abre 1h antes do início do espetáculo.

Ficha técnica:

Direção: Desirée Pessoa
Elenco: Vanda Bress, Leo Peralte, Matteo Alvez, Rodrigo Strassburger, Samuel Oliveira
Figurino: Rô Cortinhas
Ambientação Cênica/Vídeos: Carlos de los Santos
Cenário: Zoé Degani
Criação de luz: Adriano Roman
Assistência de Direção: Pablo Corroche
Maquiagem: Adriano Roman
Designer Gráfico: Paula Basei
Fotografia do Processo: Luciane Pires
Divulgação Virtual: Rodrigo Strassburger e Samuel Oliveira
Direção de Produção: Desirée Pessoa
Produção: Grupo Neelic
Realização: Grupo Neelic




"O amor nos torna maus, isso é um fato certo. Mas que tipo de amor era, exatamente? O amor-paixão? Não creio. Pois o amor-paixão é o priápico, não é? Ou será que estou confundindo com outra variedade? Há tantos, não é? Cada um mais bonito que o outro, não é? O amor platônico, por exemplo, eis um outro que acaba de me ocorrer. É desinteressado. Será que eu a amava com um amor platônico? Difícil de acreditar. Teria eu escrito seu nome em bostas velhas de vaca se a tivesse amado com um amor puro e desinteressado? E com meu dedo ainda por cima, que eu chupava em seguida? Vejamos, vejamos." (Primeiro Amor - Samuel Beckett)

Se for amor, amém

Se for tesão, também.

"Beijo na mão, tapa na cara, andar de mãos dadas, puxão de cabelo, beijo na testa, palavrão, apelido carinhoso, mordida na boca, na língua, no ombro… Assim poderíamos resumir toda boa relação."

sábado, 20 de junho de 2015

Últimos preparativos

Os últimos preparativos para a reestreia de Primeiro Amor, marcada para dia 23 de junho (terça-feira) no Mezanino da Usina do Gasômetro, estão sendo feitos. Com os últimos ajustes em andamento, o Grupo Neelic está se preparando para a semana de espetáculo que vai encerrar o mês de junho com muito amor.

"Foi naquele estábulo, cheio de bostas secas e ocas, que sucumbiam com um suspiro ao serem beliscadas, que pela primeira vez na minha vida, eu diria com prazer a última se tivesse morfina à mão, tive que me defender de um sentimento que se arrogava pouco a pouco, em meu espírito glacial, o horrendo nome de amor".

As fotos abaixo, de Luciane Pires Ferreira, são dos bastidores do ensaio fotográfico do espetáculo.








"Sim, eu a amava, é o nome que eu dava que ainda dou, ai de mim, ao que eu fazia, naquela época." (Samuel Beckett - Primeiro Amor)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Não há como não se apaixonar

"Não há como não se apaixonar"
foram as primeiras palavras que o espetáculo Primeiro Amor, de 2010, recebeu da crítica de Luis Carlos Pretto.

Em seu texto sobre o espetáculo Primeiro Amor, Pretto, que é diretor e ator em Porto Alegre, afirmou:

"Não há como não se apaixonar à primeira vista por esse espetáculo do NEELIC Grupo de Teatro. NEELIC significa - Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica e isso se vê na prática, em cada segundo do espetáculo, cada movimento, cada situação, enfim, em cada detalhe, em cada pedacinho que somado forma esse belo espetáculo, técnico e, como não poderia fugir ao nome, terno".

Primeiro Amor, que tem reestreia marcada para 23 de junho no Mezanino do Gasômetro, agora conta com um elenco novo e novas influências, o que gerou um espetáculo recriado. Se a versão de 2010 foi apaixonante, a de 2015 provocará amor à primeira vista.




Foto de Luciane Pires Ferreira

terça-feira, 16 de junho de 2015

Sobre Lulu

Na remontagem de Primeiro Amor, muitos aspectos da montagem original desta peça do Grupo Neelic foram reavaliados e modificados.
Este não é o caso, no entanto, das características gerais de nossa personagem principal, que, aqui, simboliza a reunião de diversos traços do feminino, como o entendemos.
A reflexão que fazemos, em cena, sobre as relações atritadas e cheias de arestas que se estabelecem a partir do encontro amoroso, é promovida, em muitos momentos, por palavras ou olhares disparados por Vanda Bress (fotos abaixo), ao atuar como Lulu.
Na sessão de fotografias que fizemos para divulgação do espetáculo, a fotógrafa Luciane Pires Ferreira registrou belos momentos do trabalho da atriz, como se pode ver abaixo.
Primeiro Amor tem estreia agendada para 23 de junho, às 20h, no mezanino da Usina do Gasômetro, com apresentações até 28 de junho, sempre às 20h. Sessões extras nos dias 27 e 28 de junho, às 18h,

  



"Me dê um lugar, disse ela. Meu primeiro movimento foi ir embora, mas o cansaço, e o fato de não ter para onde ir, me impediram. Recolhi então meus pés e ela se sentou."

  


"Nada se passou entre nós, naquela noite, e logo ela se foi, sem me dirigir a palavra. Ela só tinha cantado como para si mesma, e felizmente sem as palavras, algumas velhas canções populares (...) Pressenti uma alma que se aborrece rápido e nunca termina nada, que é de todas talvez a menos importuna."

  

domingo, 14 de junho de 2015

Maquiados

E já que a reestreia do Primeiro Amor está batendo à porta, não podemos deixar de pensar na maquiagem, é claro. Tendo isso em vista, o maquiador membro do Grupo Neelic, Adriano Roman, elaborou as maquiagens do espetáculo. Para que a maquiagem captasse a atmosfera da peça, Adriano assistiu a alguns ensaios e conversou diretamente com a diretora Desirée Pessoa, que explicou quais seriam as principais características a serem levadas em conta.

As fotos abaixo são do teste de maquiagem, que culminaram na versão final que poderá ser vista na última semana de junho, a partir do dia da estreia (23).






sexta-feira, 12 de junho de 2015

Ritual de personagem

O ritual de personagem foi um exercício proposto pela diretora Desirée Pessoa no qual os atores deveriam criar, individualmente, um conjunto de ações que estabelecesse um contato com o universo da personagem de cada um no espetáculo Primeiro Amor, com estreia marcada para o dia 23 de junho.

O ritual não estava dado na estrutura na peça, e sim foi uma criação individual para além da peça. Os rituais serviram de inspiração para os atores e para a diretora e podem acabar interferindo positivamente no espetáculo, tendo alguns elementos aproveitados para a versão final de Primeiro Amor.

Abaixo, alguns registros dos rituais apresentados.





terça-feira, 9 de junho de 2015

Cartaz - Primeiro Amor

"Um dia pedi a ela para me trazer um jacinto, vivo, num vaso. Ela trouxe e o colocou no consolo da lareira. Só restava, no meu quarto, o consolo da lareira para pôr objetos, a não ser que fossem postos no chão. Eu não passava um dia sem ver meu jacinto. Era cor-de-rosa. Eu teria preferido um azul. No começo ele ia bem, chegou a dar algumas flores, depois capitulou, logo não passou de um caule flácido entre folhas chorosas." (Primeiro Amor - Samuel Beckett)


Cartaz do espetáculo Primeiro Amor, elaborado por Paula Basei.

sábado, 6 de junho de 2015

Nos bastidores

A reestreia do espetáculo Primeiro Amor, inspirado na obra de Samuel Beckett, se aproxima. O trabalho de remontagem, que se iniciou no início do ano, agora está chegando em seus últimos momentos. A peça é forte, é intensa, profunda. A atmosfera criada no espetáculo é fruto de esforço, seriedade e concentração de todos do Grupo Neelic, que estão focados no processo de recriação.

Contudo, por mais denso que seja o espetáculo a ser montado, nem só de momentos sérios é feita uma criação. Abaixo estão algumas fotos do Making Off da recriação de Primeiro Amor (principalmente: dos sorrisos por trás do processo).

Vem amar com a gente!













Fotos de Luciane Pires Ferreira.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

O amor pesa

"Nem mais Paris Acredita no Amor" (Fabrício Carpinejar)


"Talvez nunca tenha entendido o sentido de amar: o amor pesa, destrói pontes, deixa os amantes realmente ilhados. E isso jamais foi uma metáfora."

Reestreia de Primeiro Amor.
Última semana de Junho, na Usina do Gasômetro.