sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Amanhã, no Rubem Berta! Inscrições AQUI e só chegar!

Pessoal, atenção!

Amanhã estaremos no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, com apresentações e oficina GRATUITOS.
As inscrições são aqui pelo blog. Depois disso, é só chegar e conferir.
Os dados completinhos seguem no cartaz abaixo.
Deixamos também umas fotinhos, pra todo mundo se animar!



Pablo Corroche e Vanda Bress. Foto de Claudio Etges.

Vanda Bress, Pablo Corroche, Desirée Pessoa, Gabriela Chaves e Adriano Roman. Foto de Claudio Etges.

Pablo Corroche. Foto de Claudio Etges.

Adriano Roman. Foto de Claudio Etges.

Vanda Bress e Adriano Roman. Foto de Claudio Etges.

Gabriela Chaves e Pablo Corroche. Foto de Claudio Etges.


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

E neste domingo... tem teatro? Tem, sim senhor!!!

Queridxs acompanhantes do nosso blog,

Neste domingo (31.08), temos mais atividades de nosso projeto de apresentações e oficinas d'As Alegres Latinas de POA.
Estaremos, como sempre nas atividades descentralizadas, GRATUITAMENTE, no CENCORI, na Rua Orfanatrófio, 401, bairro Santa Teresa.
As apresentações serão nos mesmos horários que temos realizado até aqui: às 11h e às 15h, e a oficina também GRATUITA após a segunda apresentação, às 16h30min.
Pra quem ainda não sabe: podem se inscrever aqui pelo blog mesmo, ou diretamente no local, mas fiquem atentos: lá as inscrições são por ordem de chegada.
Abaixo, segue o cartaz com as informações deste domingo. Se ainda não assistiu, te programa! Pode até levar o chima! Já assistiu? Recomende!


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Amanhã! Apresentações e Oficina Gratuitas no Bairro Partenon!

Nosso projeto de apresentações e oficinas d'As Alegres Latinas segue a mil pelos espaços descentralizados de Porto Alegre!
Amanhã estaremos no Ginásio da Pequena Casa da Criança (Rua Mário Artagão, nº 13), no bairro Partenon, onde desde já estamos sendo muito bem recebidos!
As apresentações serão às 11h e às 15h, e a oficina GRATUITA após a segunda apresentação, às 16h30min.
Podem se inscrever aqui pelo blog mesmo, ou diretamente no local, mas fiquem atentos: lá as inscrições são por ordem de chegada.
Abaixo, segue o cartaz com as devidas informações. Todos lá, hein?


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Apresentações e Oficina Gratuitas na Restinga! Inscrições Abertas!!!

A estreia d'As Alegres Latinas de POA, cujo processo vínhamos registrando aqui nos últimos meses, foi um sucesso! As temporadas que fizemos na Sala Álvaro Moreyra e no Teatro SESC, bastante divulgadas em toda a imprensa e em nosso perfil e página do Facebook, foram ótimas. Agora, concluída esta primeira etapa, estamos nos dirigindo às comunidades de POA!

Matéria no jornal Metro, sobre nossa estreia.


Na foto, vemos as atrizes Gabriela Chaves (esq.) e Vanda Bress (dir.), em apresentação na Sala Álvaro Moreyra. A foto é de nossa querida Amanda Neves.






A primeira comunidade que receberá esse povo cheio do calor da latinidade nas veias (que somos nós mesmos) será a Restinga! 
Vamos neste próximo sábado, 16 de agosto, em dupla sessão de apresentações, e, após a segunda apresentação, daremos uma oficina gratuita. Você pode se inscrever aqui mesmo pelo blog, através do e-mail que consta no link Contatos, ou então na própria escola onde serão as apresentações!
Abaixo segue o cartaz com todas as informações de horários e local das apresentações. A oficina será no mesmo local, às 16h30min.
Aproveite!


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Cantando, dançando, atuando!

Quem está acompanhando o nosso processo criativo para a composição d'As Alegres Latinas de Porto Alegre já percebeu que a música é parte fundamental do nosso espetáculo. A música, envolta no clima da latinidade brasileira, é elemento constitutivo dessa nossa obra que, através da trilha de Luiz André Silva, faz rir, cantar e, é claro, dançar. E a dança é embalada pelas coreografias flamencas da Silvia Canarim, que nos aproxima cada vez mais dessa cultura tão nossa.
E aí que para a música poder encontrar a dança no palco, Luiz e Silvia precisam, antes disso, encontrarem-se entre si e com atores e direção. E desse encontro de mundos próximos que mistura compassos com passos, contagem de músico com contagem de dançarina, chamamé com chacarera, surge um produto final com a cara da nossa peça, que junta elementos e influências diversas que nos constituem enquanto sujeitos, sujeitos brasileiros, sujeitos brasileiros porto-alegrenses.
Esses encontros todos com profissionais tão dedicados é o que garante que o encontro, aquele com o público, seja lindo, intenso e enriquecedor. E esse encontro vai acontecer logo logo, hein!


Ensaio das músicas e coreografias
Da esq p/ dir: Luiz, Gabi, Adriano, Vanda, Pablo, Silvia e Desirée.

Encontro entre diretora, coreógrafa e músico
Da esq p/ dir: Desirée Pessoa, Silvia Canarim, Luiz André Silva

Elenco atento às instruções (pobres unhas!)
Da esq p/ dir: Pablo, Gabi, Adriano e Vanda
Adriano divando
(e fingindo não saber que estava sendo fotografado)

Cantores do The Voice Brasil grupo gravando a trilha em estúdio
Cantando: Gabi
Sorrindo pra selfie: Adriano e Rodrigo


As alegres latinas estão te esperando!






terça-feira, 1 de julho de 2014

Ciclos do trabalho: retorno às origens... Evoé, Baco!

Estamos nos preparativos finais da estreia de As Alegres Latinas de POA, e muito animados com a proximidade.
O momento é de refinamento de detalhes e trabalho em conjunto com os vários artistas parceiros do projeto. 
Porém, também é o momento de retornar às origens do trabalho: voltar à mesa de leitura, agora já com os personagens definidos, para um exercício de exatidão de pequenas pausas, intenções, enfim, aquele acabamento final que toda obra deve ter (pelo menos assim acreditamos).
Trabalhamos num domingo chuvoso, 29.06.2014, com muito carinho e energias boas e frenéticas, pra deixar nosso espetáculo cada vez melhor, pra te receber quando a estreia chegar. E as fotos deste dia, da Lu Pires Ferreira, como sempre, ficaram belíssimas. Todo o nosso agradecimento a esta pessoa linda que, de tempos em tempos, nos cede seu olhar. Valeu, Lu!!!
Então, segue acompanhando, que daqui a pouquíssimo invadiremos a cidade!
P.S.: ao fim da postagem, colocamos uma fotito do HPSP, local muito querido para nós, no qual desenvolvemos nosso trabalho nos últimos 10 anos (agora em 2014 completaremos 11), e que permanece em ruínas. Pra quem não sabe, fizemos todas as adaptações necessárias pra trabalhar com arte lá dentro, revitalizamos conforme o possível, mas, por se tratar de patrimônio histórico tombado, não podemos fazer mais do que o básico. Assim, seguimos ano após ano, guerreiramente, esperando que a restauração que deve ser feita pelas entidades competentes ainda se cumpra. Enquanto isso, vamos criando, ensaiando, produzindo, pesquisando, aprendendo e ensinando sempre com toda a dedicação e alegria que, quem nos conhece sabe, temos com este lugar tão especial para nós. E pra falar a verdade, é incrível ir atravessando aquele enorme terreno, ir chegando perto de um lugar que por fora está quase assustador, e, ao atravessar a porta, ver paredes coloridas, um cheirinho de café, rostos com enormes sorrisos, polifonia de vozes e amor, muito amor pelo que se faz. Evoé, Baco! 


Adriano Roman (ator)

Rodrigo Strassburger (standing)

Samuel Oliveira (standing)

Desirée Pessoa (diretora) e Pablo Corroche (ator)

Da esq. para a dir.: a cabeça da Gabriela Chaves (atriz), Adriano Roman (ator), Vanda Bress (atriz), Desirée Pessoa (diretora), Pablo Corroche (ator).

Samuel Oliveira (standing), à esq. e Rodrigo Strassburger (standing) à dir.

Desirée Pessoa (diretora) e Pablo Corroche (ator)

Da esq. para a dir.: Gabriela Chaves (atriz), Adriano Roman (ator), Vanda Bress (atriz)

Da esq. para a dir.: Adriano Roman (ator), Vanda Bress (atriz), Desirée Pessoa (diretora), Pablo Corroche (ator)
  
Lu Hoppe (preparadora corporal)

Gabriela Chaves (atriz). Ao fundo, os standings Rodrigo Strassburger (esq.) e Samuel Oliveira (dir.)

Elenco completo

Vanda Bress (atriz)

Fachada do HPSP
  

domingo, 29 de junho de 2014

Brinde da vitória e frio na barriga!!!

Toda a preparação que estamos fazendo neste momento é para a estreia do espetáculo As Alegres Latinas de POA, contemplado pelo edital FAC das Artes. Portanto, muito trabalho já encaramos e muito ainda temos pela frente.
Agora, veio o momento do friozinho na barriga: estreia próxima e sabemos a responsabilidade que é divertir e estimular nosso querido público.
Estamos felizes, muuuuito felizes com a nossa conquista, possível pelo encontro com nossa mega produtora cultural Inês Hübner, e pela parceria com os queridíssimos Luiz André da Silva (diretor musical), Marcia Donadel (assistente de direção e preparadora vocal), Silvia Canarim (orientadora das coreografias de flamenco), Luciana Hoppe (preparadora corporal), Luciane Pires Ferreira (fotógrafa), Carol Zimmer (iluminadora), Amanda Neves (fotógrafa), Paula Basei (designer gráfico), Samuel Oliveira e Rodrigo Strassburger (registros virtuais e standing), Rafaela Silva e Carlos de los Santos (cenógrafos) e Rô Cortinhas (figurinista). Sem eles, o trabalho da diretora Desirée Pessoa e dos atores Vanda Bress, Pablo Corroche, Adriano Roman e Gabriela Chaves certamente não seria o mesmo!
Então, brindemos ao sucesso que está por vir! 

Da esq. para a dir., em pé: Carlos de los Santos, Rodrigo Strassburger, Luiz André da Silva, Desirée Pessoa, Adriano Roman, Pablo Corroche, Vanda Bress. Abaixo: Samuel Oliveira, Gabriela Chaves, Silvia Canarim.


Da esq. para a dir.: Marcos Ibias, Adriano Roman, Guilherme Paniz, Anelise Ribeiro, Pablo Corroche, Rodrigo Strassburger, Vanda Bress, Barbara Amaral, Samuel Oliveira. Abaixo: Gabriela Chaves, Inês Hübner, Silvia Canarim.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Operação Verão!!!


Pra quem ainda acha que a vida de ator é fácil, já pode ir mudando de opinião. Um dos inúmeros aspectos que estamos constantemente buscando desenvolver é o nosso trabalho corporal. E o ritmo é frenético! Mas uma das partes boas disso é que a gente pode economizar o dinheiro da academia no final do mês...

Com o auxílio da bailarina e coreógrafa Luciana Hoppe, temos exercitado bastante nossos corpitchos. São exercícios detalhados de força, alongamento, precisão e suavidade. Muitas vezes somos levados à exaustão a fim de percebermos novas possibilidades de ação. Tudo isso com o intuito de obtermos uma maior consciência corporal e de adquirir a energia que a nossa futura (agora nem tão futura assim) e linda peça merece.

O público que nos aguarde, pois depois de tanto trabalho e comprometimento queremos transformar toda essa energia e esse suor em um grande espetáculo!

E o verão que nos aguarde também, pois todo esse esforço físico também tem que ter uma recompensa extra, não é?!

Abaixo vocês podem conferir um pouco dos nossos ensaios com a querida Lu Hoppe:


Lu Hoppe (costas) analisando a coreografia do grupo
Da esq. p/ dir.: Vanda, Gabi, Adriano e um pouco do Pablo


 Todo mundo atento
Da esq. p/ dir.: Lu, Pablo, Gabi, Adriano e Vanda
                                               

Um bate-papo muito bacana entre Samuel e Lu


Pessoal trabalhando também no texto com a devida proteção
Da esq. p/ dir.: Rodrigo, Santa, Samuel, Requeijão e Vanda



sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cada vez mais latinos!

São muitas as influências presentes no nosso trabalho que pesquisa, cada vez mais, a latinidade que vive em nós brasileiros. E quem pensa em latinidade certamente pensa em flamenco! 

A dança flamenca, surgida da cultura cigana e mourisca, hoje é um dos símbolos da cultura espanhola. 
Mas quem sabe mais sobre isso é a professora Silvia Canarim: bailarina, coreógrafa e professora de dança flamenca, que ministra aulas regulares na escola Naira Nawroski Centro de Artes Integradas de Porto Alegre

Por isso, a professora Silvia está nos ajudando na montagem das coreografias para a nossa nova peça, além de trabalhar conosco os detalhes da dança flamenca que fogem dos simples estereótipos dessa cultura tão rica. 

Com as aulas, estamos cada vez mais próximos de encontrar maneiras sensíveis de explorar a latinidade que efervesce em nossos corpos e certamente transbordará para além do palco nos dias de espetáculo.

E para adicionar um tempero final na curiosidade, aí vão algumas fotos do nosso processo de aprendizado:

Professora Silvia demarcando o ritmo da coreografia

Ensaio da dança "fúnebre"
Da esq p/ dir: Vanda, Gabi, Sivia, Adriano e Pablo

Silvia ajudando Pablo e Vanda com a postura do flamenco

Ensaio - dança dos namorados
Frente: Vanda e Silvia; Fundo: Pablo

Pablo e Vanda repassando a coreografia
Fundo: Adriano, Gabi, Márcia, Inês, Silvia e Rodrigo


Algumas de nossas inspirações:












domingo, 8 de junho de 2014

Música, maestro!

“Quem canta seus males espanta”, diz o ditado ambíguo, e a gente concorda (com as duas interpretações)!

Trabalhar com música não é fácil, mas nós, atrevidos que somos, decidimos investir bastante na trilha sonora da peça que está surgindo. Inspirados em canções que literalmente espantam os males de qualquer um, começamos nosso trabalho de criação de letras. E já que temos a intenção de espantar os nossos males (e não de cantar nossos males e espantar todo mundo por aí), nada melhor do que contar com a ajuda de um maestro!

Luiz André da Silva, maestro fundador e diretor da Earte (http://earte-rs.com.br/), juntou-se ao Grupo Neelic nesse novo projeto para que, juntos, possamos criar uma trilha que represente o nosso espetáculo.  Além de criar os arranjos musicais e auxiliar no trabalho vocal, Luiz André está nos ajudando a enquadrar as letras que criamos nas melodias que melhor representam a atmosfera da peça.

E o resultado?

Males devidamente sendo espantados por uma trilha que tem tudo para arrancar muuuitas gargalhadas! Com direito a um refrão chiclete, é claro, que vai ajudar a deixar nossa peça inesquecível!


Seguem algumas fotos do nosso processo criativo:



Reunião com Luiz André
Da esq p/ dir: Adriano, Vanda, Pablo, Gabi, Samuel e Luiz André.


Rodrigo e Adriano dando like pras novas músicas


O vozeirão do grupo!
Da esq p/ dir: um violão, um saxofone, outro violão e Gabi.


Grupo experimentando o refrão chiclete
No piano: Luiz André