quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Diário Virtual do Neelic

No próximo  domingo vai ter muita gente disputando as vagas no vestibular da UFRGS. Estava revisando os conteúdos de História e meu livro abriu na página de um dos meus poetas preferidos: Manuel Bandeira, com um trecho do livro "Libertinagem", seu quarto trabalho publicado e um dos mais importantes. É uma sucessão de poemas espantosos, cheios de novidades, humor, erotismo que produz uma intensidade de sentimentos imenso.
Logo me lembrei de uma de nossas peças, Dramen des Alltags, em que o trecho é lindamente declamado pelos atores!
Fica aqui uma dica para o vestiba da UFRGS e ainda, uma recordação linda de Dramen des Alltags!


Poética


"Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente 
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. Diretor.
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o 
cunho vernáculo de um vocábulo.
Abaixo os puristas!

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
 Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.





Suelen Gotardo