quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Tem uma coisa que eu vi...

Na imprensa dessa semana, foram divulgada duas mortes de artistas por câncer. Achei que devia postar aqui, como homenagem.

Desirée Pessoa.

Morre aos 65 anos o músico gaúcho Geraldo Flach
Pianista sofria de câncer e estava internado no Hospital Mãe de Deus

Morreu na tarde desta segunda-feira um dos principais músicos gaúchos: o pianista Geraldo Flach, aos 65 anos, em consequência de um câncer no mediastino, na região do tórax. O músico estava internado no Hospital Mãe de Deus desde o final de novembro, devido a problemas respiratórios decorrentes da doença, que ele vinha enfrentando desde o ano passado.

Flach passou por tratamentos de quimioterapia e radioterapia ao longo de 2010. O que não o impediu de seguir em plena atividade. Em junho passado, por exemplo, participou em Pelotas do primeiro festival de jazz da cidade, evento que teve o instrumentista como padrinho. Em outubro, lançou o CD Vivências, em parceria com o cantor Victor Hugo, a partir de composições de Mario Barbará e Sergio Napp e, no mês seguinte foi convidado especial de um show de Ivan Lins em Porto Alegre.

Lins foi um dos principais parceiros na longa trajetória de Flach, que alcançou projeção ainda na década de 60 como pianista, compositor e arranjador. Entre colaborações com artistas como Elis Regina, Nana Caymmi e Djalma Corrêa, participou de festivais, lançou discos e compôs, entre outras, a trilha sonora do premiado filme Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado.


 
Músico morreu nesta segunda-feira - Gabriela M. O, Divulgação 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,0,3163495,Morre-aos-65-anos-o-musico-gaucho-Geraldo-Flach.html



Morre Postlethwaite
Morreu neste domingo (2) o ator Pete Postlethwaite, informa a agência britânica Press Association. Ele tinha 64 anos. Segundo Andrew Richardson, amigo de longa data do ator, Postlethwaite faleceu após passar por um longo período doente em um hospital de Shropshire, na Inglaterra. Ele recebia tratamento contra um câncer.

Um dos principais atores britânicos, Peter William Postlethwaite nasceu numa família católica do nordeste da Inglaterra, na cidade de Warrington. Estudou interpretação na escola de teatro Bristol Old Vic e trabalhou como chaveiro para se sustentar. Depois se juntou à Royal Shakespeare Company durante os anos 80. Sua atuação como Giuseppe Conlon em "Em nome do pai" lhe valeu uma indicação ao Oscar em 1994 como melhor ator coadjuvante.

Recentemente, atuou em "A origem" (2010), de Christopher Nolan. Outros de seus trabalhos incluem "Os suspeitos" (1995), "O mundo perdido - Jurassic Park" (1997) e "Amistad" (1997), os dois últimos dirigidos por Steven Spielberg. Em uma declaração, Spielberg disse que considerava Postlethwaite "o melhor ator do mundo". Ele foi condecorado com a medalha da Ordem do Império Britânico em 2004.

O ator Pete Postlethwaite em 2004 (Foto: AP)
Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/01/morre-o-ator-pete-postlethwaite-diz-agencia.html