quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tem uma coisa que eu vi...

Este ano que passou eu vi vídeos e matérias muito ricas na internet sobre um artista belga chamado Jan Fabre, e deixo aqui alguns materiais para compartilharmos um pouco da arte que anda pelo mundo.

Abaixo, segue primeiramente um vídeo e, em seguida, uma breve descrição de quem é o encenador e artista visual, e uma matéria que saiu no Estadão com uma fotografia.

Desirée Pessoa.

 


Jan Fabre nasceu em 1958 em Anvers na Bélgica, onde vive e trabalha. Ele é um desenhador, escultor, coreografo, e encenador. A polimorfia do seu trabalho faz dele um artista inclassificavel no mundo das artes.

Fonte: http://www.joaoleitao.com/viagens/2008/03/19/museu-louvre-exposicao-paris/


Jan Fabre, a arte de um belga fascinado pelo grotesco'Umbraculum - Jan Fabre' é uma exposição itinerante pela América do Sul que chega ao Instituto Tomie Ohtake
12 de agosto de 2010

Maria Hirszman - Especial para O Estado de S. Paulo



Obra de impacto usa fatias de ossos humanos em escultura e faz referência a símbolos como poder e religião. Foto: Hélvio Romero/AE

Diversidade de meios e síntese poética: esses parecem ser os dois principais critérios para a escolha das 19 obras do artista belga Jan Fabre que compõem sua exposição itinerante pela América do Sul, iniciada há dois anos no Chile e que chega ao Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A mostra passeia pelos grandes temas, materiais de predileção e associações recorrentes na produção do artista, propondo uma espécie de resumo amplo de sua trajetória. Com mais de 30 anos de carreira, Fabre é um dos grandes nomes da arte contemporânea europeia - e não apenas no restrito campo das artes visuais, mas também com uma sólida e polêmica trajetória na cena teatral -, mas só expôs antes no Brasil em 1991, participando da 21.ª Bienal de São Paulo.

Talvez a expressão mais utilizada para definir a obra de Fabre seja "metamorfose". Não necessariamente por seu fascínio com o mundo dos insetos (as carapaças dos escaravelhos, com sua rigidez protetora e seus sedutores tons de azul e verde, estão entre suas matérias-primas prediletas), mas em função de uma certa ambiguidade em sua obra, uma transitoriedade permanente entre campos opostos, como beleza e repulsa, interioridade e exterioridade. "A imagem transcendente do mundo de Fabre incorpora diferentes temporalidades, que se encontram em um tempo presente: ao mesmo tempo que dão conta da impossibilidade de localizar essas temporalidades em um único ponto, também falam da impossibilidade de fechar em compartimentos excludentes conceitos como sujeito e mundo, interior e exterior", explica a curadora da mostra, Beatriz Bustos.

Como é possível, Fabre mescla um forte apelo à sensualidade com um fascínio pelo grotesco. Concebe, por exemplo, um arremedo de festim, associando cachorros empalhados (segundo ele animais abandonados, vítimas de atropelamento e outras vicissitudes) a feéricos enfeites de festas infantis. A instalação Carnival of the Dead Steetdogs, uma das primeiras que o artista faz com animais empalhados, é um carnaval, lúgubre, sombrio. E belo. Ele também mescla referências à intimidade mais absoluta - lançando mão de fluidos pessoais como sangue e esperma como materiais de desenho (ver obras como Sperm of the Parrot e My Body, My Blood, My Landscape, ambas de 1978) a um interesse permanente por questões históricas e filosóficas.

Uma das obras mais antigas da exposição, a escultura Me Dreaming, de 1978, retrata o próprio artista sentado à mesa, diante de um microscópio, como que concentrado em algum desafio, ou sonho, como sugere o título. Recobertos de tachinhas douradas, a figura do homem e todos os objetos presentes criam um misto de atração e repulsa; uma carapaça protetora e ameaçadora. Um outro detalhe da peça chama atenção: os pedaços de presunto cru amarrados nas pernas do homem, da cadeira, da mesa. É como se o artista repetisse, mais uma vez, a inversão entre o interior e exterior, deixando à mostra - por trás da carapaça - o interior de carne sanguinolenta. Não deixa de ser uma maneira de explicitar que o sentido da vida se expressa não apenas no ser humano mas naquilo que o cerca.

Outra obra de grande impacto, que participou da antológica exposição do artista há dois anos no Louvre, é Umbraculum, a Place in the Shadow to Think and Work (Um Lugar na Sombra para Pensar e Trabalhar), de 2001. A escultura, que dá título à mostra, recria com fatias de ossos humanos um traje que parece de um monge - ou monja -, inserindo-o num contexto bizarro de aparelhos para deficientes, lâminas de serra, etc... Além da evidente referência a símbolos entrecruzados de poder e religião - o termo umbraculum, que dá título à mostra, designa tanto uma espécie de guarda-sol, usado como atributo papal, como um molusco marinho -, a instalação brinca com um tipo de inversão bastante presente na produção de Fabre: ressituar o esqueleto humano não mais como estrutura mais íntima, mas como carapaça.

Há nessas obras tridimensionais de maior impacto uma evidente inter-relação com sua experiência teatral, apesar de Fabre afirmar que as artes visuais e as cênicas são meios distintos e que não há nenhuma inter-relação entre suas peças de teatro, trabalhos performáticos e obras visuais. Na verdade, Fabre transita com tranquilidade pelos mais diferentes meios e operações, indo do mais simples desenho a uma série de trabalhos em DVD. Muitas vezes é do contraste entre essas linguagens que ele obtém a atenção do observador. Também são bastante impactantes seus trabalhos em grande escala, como a ocupação do suntuoso salão do palácio real de Bruxelas com escaravelhos (instalação que consumiu três anos de trabalho e 1,4 milhão de cascas do animal) ou quando pinta a fachada de um palácio em Salzburg com tinta de caneta Bic, transformando tanto a fachada como a imagem de seu reflexo no espelho d’água em poesia visual.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,jan-fabre-a-arte-de-um-belga-fascinado-pelo-grotesco,593709,0.htm